sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13/08/2010
Preços sobem fortemente com previsão de frio no Brasil
Os preços do café arábica encerraram essa quinta-feira (12) em alta pelo quarto dia consecutivo nos mercados futuros e físico. A alta foi puxada pela compra de especuladores, diante das previsões de forte queda nas temperaturas neste fim de semana no Brasil. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve forte alta de 495 pontos, fechando a 175,55 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 318,81, com valorização de 2,80%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
Imaflora certifica a primeira fazenda de café conilon
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora - acaba de certificar a primeira fazenda que produz a variedade conilon de café, de grande consumo no mercado doméstico: é a Modena, que fica na cidade de Linhares, no Espírito Santo e colhe sua primeira safra com a certificação da Rede de Agricultura Sustentável (selo Rainforest Alliance Certified)). Com 107 hectares de pés de café e 48 hectares de reserva legal, a Modena planeja aumentar as de 8 mil sacas da safra atual para 12 mil sacas, no ano que vem.
Néstor Osorio é o novo embaixador da Colômbia na ONU
Três novas nomeações foram anunciadas ontem (11) pelo governo colombiano. Germán Chica foi nomeado como alto conselheiro para a política. Nestor Osorio, atual diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), será o novo embaixador da Colômbia junto à ONU. Ele é considerado como um dos colombianos que mais conhecem o mundo cafeeiro.
Sul de Minas: projeto visa transferência de tecnologia
Projeto aprovado pelo Consórcio de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D), cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, prevê o desenvolvimento e avaliação de ferramentas de comunicação rural que cheguem efetivamente ao público de referência. Para isto, as instituições que participam do projeto: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - coordenadora, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Emater/MG, apostam na integração entre modelos de divulgação em eventos presenciais, aliado a divulgação por meio de mídia de massa (rádio e TV) e por meio de redes sociais (Peabirus).
BA: cafeicultura sofre com tempo ruim na região
Cafeicultores do planalto de Vitória da Conquista e Barra do Choça estão enfrentando dificuldades para colher à safra 2009/2010, a partir de um período de intensa estiagem não comum na área, que atingiu a cafeicultura durante três meses, compreendidos entre o final de 2009 e início de 2010. Posterior a este fato, "sofremos também com período de chuvas de pequenos volumes pluviométricos, mas contínuas. Sendo assim, está difícil a colheita e a secagem", disse o cafeicultor Luiz Jordans.
El Salvador busca melhorias com renovação e crédito
El Salvador, país cujo café é um dos principais produtos de exportação, está decidido a ganhar reconhecimento internacional como origem de grãos de qualidade, com a finalidade de conquistar novos mercados.
Rossi: Brasil tem dificuldade para ampliar exportação
O Brasil enfrenta dificuldades para ampliar suas exportações agrícolas para a UE (União Europeia) devido a pressões dos produtores nos países do bloco, denunciou nesta quinta-feira (12) o ministro da Agricultura Wagner Rossi. Com relação aos Estados Unidos, Rossi lamentou a falta de acordos que facilitem o comércio em alguns casos específicos, em referência principalmente ao etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário