quinta-feira, 26 de agosto de 2010

26/08/2010
Funcafé agora financia operações de mercado futuro
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (25) a criação de uma linha de crédito de comercialização com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para operações no mercado futuro. O dinheiro poderá ser destinado ao financiamento da constituição de margens e de ajustes diários, em operações de vendas a futuro, aquisição de prêmios em contratos de opções de venda e demais taxas e emolumentos necessários a este tipo de transação lastreada em café na bolsa de mercadorias e futuros nacional.
Mercado físico segue a espera de recuperação de preços
Os preços do café arábica encerraram essa quarta-feira (25) em queda pelo terceiro dia consecutivo nos mercados futuros e físico. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve queda de 275 pontos, fechando a 164,10 centavos de dólar por libra-peso. As negociações com café no mercado físico nacional literalmente "travaram" ontem, como já havia acontecido na terça-feira (24). No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 299,77, com desvalorização de 1,43%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
BA: manejo adotado gerencia momento ideal de florada
Neste ano, a cafeicultura nacional está vivenciando floradas fora de época, o que poderá afetar o desempenho da próxima safra. No entanto, a região Oeste da Bahia está visualizando este cenário de floradas, mas noutra condição. Isto porque, o manejo dos cafezais através do chamado estresse hídrico permite gerenciar o momento desejado para a florada, como está sendo possível nesta segunda quinzena de agosto.
Instrução Normativa: veja perguntas mais frequentes
O regulamento de qualidade para o café torrado em grão e o torrado e moído foi publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de maio. A Instrução Normativa nº 16 prevê um limite de 1% de impureza no produto disponível ao consumidor, além de regras para rotulagem, percentual de umidade e uma classificação para características sensoriais (sabor, aroma e fragrância). Diante disso, muitos têm dúvidas do como devem proceder para ficarem dentro das novas regras. Acesse e confira as perguntas mais freqüentes, selecionas e respondidas pela Abic.
ES: unidade armazenadora de café recebe certificação
O Estado do Espírito Santo, 2º maior produtor de café no Brasil, acaba de ter sua primeira unidade armazenadora certificada destinada a cafés finos, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. A certificação, feita pelo IGCert - Instituto Genesis Certificadora, foi concedida para a unidade da Triscafé, empresa do Grupo Tristão, na cidade de Viana.
Desvalorização da moeda do Vietnã influencia mercado
As ofertas de café no mercado global poderão aumentar à medida que a desvalorização da moeda do Vietnã levará a maiores exportações do país. A maior oferta poderá reduzir os preços do café robusta e ter um impacto adverso nas exportações da Índia. Em uma tentativa de controlar a queda nas exportações e aumento no déficit comercial, o Vietnã desvalorizou sua moeda, o dong, com relação ao dólar dos Estados Unidos em 2,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário