Giro de Notícias
22/03/2010
Queda de oferta não consegue sustentar mercado
Após as consecutivas valorizações dos preços do café durante quase toda a semana passada, na sexta-feira (19) o mercado mudou de direção e registrou forte queda. Segundo a Dow Jones Newswires, com a volta das preocupações com a economia da Grécia, muitos investidores migraram os recursos das commodities para o dólar, valorizando-o, o que acabou pressionando as cotações do café. No mercado doméstico, segundo o indicador Cepea/Esalq, a saca de 60 quilos do café arábica também registrou queda, fechando a R$ 280,15.
Juan Valdez foca vendas em internet e supermercados
A Promotora de Café da Colômbia (Procafecol), dona das Lojas Juan Valdez, disse que seu novo modelo de negócios se apoia em quatro eixos estratégicos: internet, supermercados, aeroportos e franquias. A presidente da companhia, Catalina Crane, disse que a experiência tem demonstrado que esses são os canais mais efetivos para vender café.
Café Canecão se destaca em 2009 e foca em exportação
O Café Canecão, com sede em Campinas/SP e filial na cidade de Lins/SP, foi agraciado com um troféu na categoria indústria como destaque no Agronegócio do Café em 2009, em Salvador (BA), e quer ampliar negócios fora do País. O prêmio foi concedido pela Associação de Produtores de Café (Assocafé) da Bahia, em homenagem a empresas e produtores que se destacaram no agronegócio café em 2009. Segundo o diretor da empresa, o mundo se acostumou a comprar o café brasileiro in natura e o grande desafio é mudar esse paradigma.
Ruralistas querem dobrar participação no Congresso
Cerca de 2 milhões de produtores ligados a sindicatos rurais, federações de agricultura e cooperativas iniciaram um amplo movimento político de mobilização para dobrar o tamanho da influente bancada ruralista no Congresso Nacional. Autorizadas pela nova lei eleitoral a doar recursos para campanhas, as cooperativas já preparam listas de candidatos que devem ser eleitos em outubro. Aprovada em setembro de 2009, a Lei nº 12.034 permitiu a doação de até 2% do faturamento bruto desse grupos a campanhas eleitorais.
Governo pretende investir na expansão das ferrovias
O governo vai dobrar a meta de expansão da malha ferroviária brasileira para reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade dos produtos do país. A afirmação foi feita pelo Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
Petrobras terá mais 2 fábricas de fertilizantes
A estatal Petrobras vai construir duas fábricas de fertilizantes nitrogenados à base de gás natural. Juntas, terão capacidade de produção de 5,8 milhões de toneladas/ano de ureia, composto orgânico rico em nitrogênio usado na fabricação de fertilizantes, obtido por meio do gás natural. A cifra corresponde a 90% do consumo do país em 2014 e 2015, quando as duas unidades devem entrar em operação. Hoje, as importações são o equivalente a 50%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário