Consumo das famílias brasileiras segue em expansão
O consumo das famílias aumentou 1,5% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao quarto trimestre de 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, até março deste ano, o consumo das famílias acumula alta de 6,0%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, houve aumento de 9,3% no consumo das famílias - essa foi a maior expansão na comparação com igual trimestre de ano anterior apurada pelo IBGE desde o terceiro trimestre de 2008, quando havia registrado a mesma variação.
Mercosul: novos caminhos para superar a crise
A crise internacional, iniciada no final de 2008, trouxe grande impacto ao Mercosul, mas também o obrigou a começar um processo de busca de novas caminhos para se desenvolver e se ajustar em suas diferentes áreas de atuação, diz o subsecretário de Integração Econômica Americana e Mercosul da Chancelaria argentina, o embaixador Eduardo Sigal.
Uruguai: volume das exportações cresce 17,4% até maio
As exportações de carnes, miúdos e derivados do Uruguai somaram US$ 613,1 milhões, contra US$ 460,3 milhões exportados no mesmo período do ano anterior (1 de janeiro a 29 de maio), o que mostra um aumento de 33,19% em valor. A carne bovina representou 81% do total exportado, enquanto a participação da carne ovina foi de 5%.
Argentina: Marfrig sofre com restrições à exportação
O volume de carne bovina exportado pelas indústrias frigoríficas argentinas controladas pela companhia brasileira Marfrig foi, no primeiro trimestre de 2010, de 8.900 toneladas, 36,8% a menos do que no mesmo período de 2009. "As exportações argentinas de carne bovina no primeiro trimestre de 2010 foram impactadas pela lenta concessão de licenças de exportação por parte do Governo nacional", disse o Marfrig no balanço do primeiro trimestre de 2010.
Mário Alves Barbosa Neto assume o comando da Fosfertil
Quando a americana Bunge decidiu vender os ativos de mineração de sua divisão de fertilizantes no Brasil para a Vale, no início do ano, uma das muitas perguntas que animaram os bastidores da surpreendente transação dizia respeito ao futuro do executivo Mário Alves Barbosa Neto, arquiteto da transformação da multinacional na líder do segmento no país. O presidente da Bunge Fertilizantes e da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), que esteve à frente das negociações com a Vale, foi o escolhido pela mineradora para presidir a Fosfertil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário