Francisco Miranda, presidente da Cocatrel fala sobre o trabalho da cooperativa
A Equipe CaféPoint esteve na Expocafé 2010, em Três Pontas/MG e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Francisco Miranda, presidente da Cocatrel, a respeito do trabalho e importância da cooperativa para a atividade cafeeira da região de Três Pontas/MG.
Manoel Bertone, do Mapa, fala com detalhes sobre políticas públicas para café
Manoel Vicente Bertone, Secretário de Produção e Agroenergia do MAPA, concedeu entrevista ao CaféPoint, falando sobre o comportamento do mercado de café brasileiro, as políticas públicas criadas para amparar o setor e os últimos acontecimentos em relação a essas políticas como o atraso dos recursos do Funcafé e a regulamentação das novas regras de ressarcimento do PIS/Cofins para os exportadores. Acesse e ouça a entrevista.
Espaço Aberto
Mudanças no comportamento do consumidor e da cadeia cafeeira como um todo na escolha por produtos diferenciados
Peço licença a todos para iniciar este texto com alguns "jargões" da cafeicultura nacional: o Brasil é o maior produtor mundial de café, também é o maior exportador e o segundo maior consumidor mundial da bebida. É impossível falarmos de café sem considerarmos todas estas verdades no decorrer da leitura. A cadeia cafeeira nacional está se desenvolvendo e em busca de melhorias continuamente. Por outro lado, surgem os consumidores exigentes, conscientes e sustentáveis buscando cada vez mais produtos diferenciados.
Por Mateus Magalhães dos Reis, Sócio-Diretor da Safe Trace Café.
Comércio Internacional
Novo fôlego para as negociações climáticas
No dia 2 de agosto, as negociações da Convenção do Clima foram retomadas na cidade de Bonn, na Alemanha. Já sob o comando da nova secretária-geral, a costa-riquenha Christiana Figueres, que sucede o austríaco Yvo de Boer, os países passarão a primeira semana de agosto discutindo os vários temas necessários para dar novo fôlego ao Protocolo de Quioto (obter o compromisso dos países desenvolvidos com metas ambiciosas de redução de emissões para depois de 2012) e buscando compromissos de todas as nações no contexto da Convenção do Clima.
Por Rodrigo C. A. Lima, Gerente-geral do ICONE e Walter Figueiredo De Simoni, Economista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário