Giro de Notícias
17/08/2010
George Howell: a busca por excelentes cafés
No ultimo dia 07, o Ateliê do Café e Fazenda Daterra promoveram um workshop "Em busca da qualidade da semente a xícara", em que participaram o norte-americano George Howell, um dos pioneiros do chamado "Specialty-coffee movement", movimento que começou na década de 70 pela melhoria da qualidade do café e Klaus Thomsen, barista dinamarquês, com muitos prêmios conquistados. George acredita que a proposta é sempre procurar o melhor café. Em sua curta palestra, ele demonstrou alguns fatores que influenciam no resultado de excelentes cafés.
Incerteza de oferta mantém preços do arábica em alta
Os preços do café arábica encerraram essa segunda-feira (16) em alta nos mercados futuros e físico, seguindo a trajetória de valorizações da semana passada. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve alta de 320 pontos, fechando a 178,70 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 321,55, com valorização de 1,12%, segundo o indicador Cepea/Esalq. Com consecutivas altas, muitos produtores seguram café na expectativa de conseguirem preços ainda maiores, o que diminui a oferta no mercado. A incerteza de oferta de cafés de qualidade no curto prazo sustenta as altas.
Certificação valoriza Café do Cerrado mineiro
Cada vez mais, cresce em todo o mundo o número de pessoas adeptas do chamado "consumo consciente". São consumidores que, mesmo pagando mais pelo produto, dão preferência por aqueles que levam em consideração aspectos como a preservação do meio ambiente e a valorização social e econômica dos trabalhadores. Na Fazenda Rainha da Paz, no município de Patrocínio, a produção de 5.000 sacas de arábica, com selo UTZ Certified, já têm destino certo: Estados Unidos, Itália e Alemanha. E você, já conseguiu resultados com alguma certificação? Acesse e participe!
Baristas podem ter profissão regulamentada
Se o futebol já foi consagrado como paixão entre os brasileiros, o café avança, cada vez mais, na lista de preferências nacionais. Como a legião de amantes da bebida, seja ela servida quente ou fria, não pára de crescer, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) acredita ter chegado a hora de regulamentar o exercício da profissão de barista. E é isso o que propõe em projeto de lei (PLS 206/09) pronto para ser votado, em Decisão Terminativa.
Zona da Mata/MG: comercialização de café está lenta
A comercialização de café na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, avança lentamente nesta semana. Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, não há muito produto para vender, uma vez que a safra produziu um volume muito abaixo do esperado. Estima-se que até o momento, cerca de 65% da safra 2010 de café já foi comercializada na região.
GCA: estoque de grão verde cai ainda mais nos EUA
A Associação de Café Verde dos Estados Unidos (GCA, na sigla em inglês) divulgou que o volume dos estoques de grão verde norte-americano diminuiu 35.645 sacas de 60 kg em 31 de julho passado, para 4.463.289 sacas, ante 4.498.934 sacas no dia 30 de junho.
Sul da Bahia monta campo experimental de conilon
O Extremo Sul, única região produtora de café conilon na Bahia e responsável pela posição de destaque do estado no ranking nacional de produção, deverá sediar ainda este ano a primeira estação experimental especializada. Para viabilizar a implantação da unidade, foi assinado na tarde do dia 13, durante o primeiro dia da Festa do Café Conilon, um protocolo de intenções
Nenhum comentário:
Postar um comentário