indústria da recuperação judicial e a prisão dos donos do Frigol
A recuperação judicial se tornou uma indústria para acobertar empresários irresponsáveis, quando não criminosos. A justiça deve proteger a sociedade destes tipos de empresários, incriminando-os, do contrário vamos continuar assistindo a "indústria da recuperação judicial" transformando os criminosos donos de frigoríficos em vítimas e nós pecuaristas em bandidos.
Por Oberdan Pandolfi Ermita, Economista e Sócio da Método Consultoria Ltda.
Comércio Internacional
Subsídios agrícolas de volta
Teve de sair nas páginas da revista britânica The Economist o desenterro de um tema que ficou esquecido no debate internacional nos últimos cinco anos: o fato inconteste de que o setor agrícola brasileiro é dos menos subsidiados entre as grandes nações produtoras e exportadoras de alimentos, fibras e biocombustíveis. Com o monopólio, no debate internacional, do tema da sustentabilidade em bicombustíveis, e a preferência nacional pelas preocupações com o desmatamento, o artigo dos ingleses é uma boa oportunidade para trazer o assunto dos subsídios para a pauta novamente.
Por André M. Nassar, Diretor-geral do ICONE.
Associações de Pecuaristas
Conexão Delta G: associativismo, genética e lucro (slides e artigo)
A Conexão Delta G é uma associação de pecuaristas, sem fins lucrativos, sem atividade mercantil que coordena um programa de melhoramento genético nas fazendas associadas. Nesse artigo, Daniel Biluca, executivo da Conexão Delta G, relata a história da associação, os objetivos, as características dos associados e os desafios encontrados e superados.
Mercado do boi
Perspectivas do Mercado de Grãos em 2010 e 2011 (slides e artigo)
O mercado de grãos é influenciado por vários fatores, entre eles estão o crescimento demográfico, a retomada do crescimento global econômico, a recuperação dos preços dos alimentos, aumento do consumo de determinados alimentos, entre outros, como clima e câmbio. A retomada do crescimento econômico provocou a interrupção do processo de queda das commodities básicas: petróleo, metais, soja, milho, arroz e trigo. No Brasil, os preços da soja são pressionados pelo câmbio e pela questão da logística, principalmente no Mato Grosso. No primeiro trimestre de 2010 os preços ficaram abaixo dos preços de 2009 e 2008, em todas as regiões produtoras, não cobrindo o custo total da produção. O câmbio é um fator que está atrapalhando a concretização da previsão das exportações de milho para 2010. No primeiro quadrimestre de 2010 as vendas registraram uma queda de 33% em relação a 2009.
Rastreabilidade e Certificação
MS comemora crescimento do número de propriedades habilitadas na Lista Traces
A conscientização dos produtores de Mato Grosso do Sul sobre a importância de fazer parte da Lista Traces - que certifica para exportação à União Européia - e a adequação às exigências internacionais têm sido fundamentais para a elevação de 336% no número de propriedades habilitadas para o fornecimento de carne bovina para a região, em relação ao mesmo período do ano passado. A avaliação é do agente Fiscal Federal Agropecuário do Serviço da Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), Orasil R. Bandini.
Sustentabilidade
Aliança da Terra cria Brigada de Incêndio no Xingu
A Brigada de Incêndio do Xingu é uma iniciativa da Aliança da Terra, que começou em maio de 2009, num projeto pioneiro no estado de Mato Grosso buscando minimizar os impactos de incêndios e oferecendo soluções através de um trabalho de cooperação com o Serviço Florestal dos EUA, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, propriedades de membros da Aliança da Terra e comunidades indígenas da região do Xingu.
Famasul oficializa participação no Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável
A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) aderiu nesta quinta-feira (09/09) ao Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). "O objetivo agora é oferecer uma certificação de sustentabilidade da carne do ponto de vista econômico, social e ecológico, que seja principalmente justo para todos os elos da cadeia", ressalta o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário