Atualização Semanal CaféPoint - 22/11/10
Para Pensar
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Mahatma Ghandi
AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Cotações
Mercado Físico - 19/11/10
Mercados Futuros - 19/11/10
Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:
Você sabia que o MyPoint Pro pode ser utilizado para divulgar sua empresa ou revenda de insumos? - Por AgriPoint
O Café na ESPAÇO CAFÉ BRASIL - Por Alexandre Noga
Interessante e criativo: máquina espresso de concreto - Por Natália Sampaio Sene Fernandes
Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti
O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Conjuntura de Mercado
Nunca antes na história...
Ao longo dos últimos anos, nos acostumamos a escutar as palavras acima. De fato, "nunca antes na história desse país" ouvimos tantas vezes essa frase! Finalizados os anos de Lula na presidência, fica a dúvida em relação ao futuro: para onde estamos caminhando?Leitores, qual a questão que consideram merecedora de um tratamento mais adequado por parte dos próximos governantes? Taxa de juros, câmbio, programas de valorização da atividade?
Por Maria Sylvia Macchione Saes e Bruno Varella Miranda, Pesquisadores do PENSA.
Espaço Aberto
A OIC e o Acordo Internacional do Café são dispensáveis?
A existência da OIC provoca, no mínimo, dois questionamentos importantes. O primeiro deles decorre de ser ela um arranjo único no mercado mundial. Criada em 1963, quando então se acreditava possível, e desejável, exercer a governança de mercado via uma instituição que organizasse os interesses dos diversos segmentos por meio de acordos multilaterais, a OIC navegou, até o início dos anos 80, em confortável ambiente onde o intervencionismo estatal era a tônica entre os países membros.
Por José Luis dos Santos Rufino, Engenheiro Agrônomo.
Comércio Internacional
Os gringos continuam por fora
Depois de quase três semanas na Europa discutindo em diferentes fóruns expansão da agricultura e mudança no uso da terra, cheguei à conclusão de que valeria a pena trazer os pontos do debate internacional, por mais absurdos que sejam - e alguns o são muito -, para a opinião pública brasileira. De longe, o tema da mudança no uso da terra é a questão estrutural mais relevante para os produtores agrícolas do Brasil e do mundo. Vários argumentos, vindos de variadas direções, jogaram-na no centro do debate.
Por André M. Nassar, Diretor-geral do ICONE.
Fique Atento
BH: Campeonato Mineiro de Barista acontece de 08 a 12 de dezembro
Epamig lança 2ª edição do livro "A Qualidade do Café e Opções para o Consumo"
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para São José do Rio Pardo, SP:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Integração Lavoura Pecuária Irrigação de Pastagem
Giro de Notícias
22/11/2010
ES: café conilon terá selo de qualidade
O café Conilon produzido no Espírito Santo, assim como já acontece com o arábica, terá selo de qualidade. A marca 'Conilon Especial' será concedida aos agricultores que atenderem a uma série de exigências, como a utilização das boas práticas agrícolas e respeito ao meio ambiente. O objetivo do projeto é alcançar novos mercados nacionais e internacionais, e promover a melhoria da rentabilidade na atividade. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (19) durante o 14° Encontro de Cafeicultores de Vila Valério, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Cerrado Mineiro terá Denominação de Origem
Doze anos depois da primeira solicitação, os produtores de café do Cerrado Mineiro entraram no INPI com um pedido de Denominação de Origem (DO) na sexta-feira (19), para substituir a atual Indicação de Procedência (IP), concedida em 2005. Tanto a IP quanto a DO são variações da Indicação Geográfica. Porém, a segunda é mais complexa e valorizada porque exige a comprovação de que a qualidade do produto decorre de fatores humanos ou naturais. No caso do café, o sabor diferenciado seria fruto da amplitude térmica, da altitude e das poucas chuvas na época da colheita.
Controle de qualidade pelo governo preocupa o setor
Bebida deverá ter menos de 1% de impurezas, até 5% de umidade e análise de aroma e sabor. Instrução normativa vigora a partir de fevereiro e visa retirar do mercado produto de baixa qualidade. Quem for pego na contramão das novas regras poderá receber pesadas multas, que vão até R$ 5.000, mais 400% do valor do lote produzido, dependendo da infração.
2011: demanda por alta qualidade pode aumentar 9%
A demanda por café de alta qualidade, tanto em lojas como em cafeterias poderia aumentar, apesar dos preços recordes que têm feito subir o custo por xícara. Um estudo realizado no trimestre passado pela Associação de Café Especial da América (Specialty Coffee Association of America - SCAA) entre cadeias de cafeterias e lojas independentes nos Estados Unidos prognosticou um aumento entre 8% e 9% nas vendas nos próximos 12 meses.
Portugal: borra de café será transformada em biodiesel
A Delta Cafés tem em curso um projeto inovador a nível ibérico para valorizar borras de café, que investiga a sua reutilização energética e possível reaproveitamento para extração de óleos e antioxidantes, gerando subprodutos de valor comercial, de acordo com a agência Lusa.
Indústria busca geração de defensivos menos agressiva
Em meio às crescentes discussões sobre sustentabilidade e à adoção de legislações ambientais cada vez mais rígidas, as principais indústrias de defensivos agrícolas - os popularmente conhecidos agrotóxicos - preparam uma nova geração de produtos que devem agradar a produtores rurais e, ao mesmo tempo, receber menos críticas de ambientalistas.
19/11/2010
Arábica: queda do dólar faz cotações dispararem
Mercado de café encerrou a quinta-feira (18) com forte valorização, impulsionada principalmente pela desvalorização da moeda norte americana. Em Nova York o primeiro vencimento, dezembro/10, teve valorização de 920 pontos, fechando a 208,65 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 363,14, com alta de 3,04%, segundo indicador Cepea/Esalq.
Fundação Café do Cerrado inova com grupo de estudos
No dia 11 de novembro de 2010 a Fundação Café do Cerrado, que trabalha pelo desenvolvimento da cafeicultura e da Região do Cerrado Mineiro deu mais um passo importante na busca da organização setorial. Numa iniciativa inovadora a FUNDAÇÃO lança o Grupo de Estudos para Cafeicultura do Cerrado Mineiro que ira reunir Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas e Consultores de uma forma geral que atuam na cafeicultura.
CNC discute identificação geográfica para café
A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) começou a discutir nesta quinta-feira (18), em Brasília, a importância de adotar critérios de identificação geográfica para o café, metodologia que permite a diferenciação do produto e abre a possibilidade de o cafeicultor receber mais pelo produto no momento de comercialização da safra.
Indústria do café calcula emissões de carbono
A preocupação com as emissões de carbono chegou à cafeicultura. A indústria do cafezinho, que já era o carro-chefe da certificação, com vários selos que atestam qualidade e preocupação com os aspectos ambientais, procura agora sinalizar que é possível compensar em parte o impacto causado pela atividade no clima do planeta.
Juan Valdez já tem 16 lojas no Equador
As lojas de café Juan Valdez, da Colômbia, estão crescendo no Equador com a abertura de seis novos estabelecimentos que serão apresentados nessa semana nesse país.
UE pressiona por agricultura mais "verde"
A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, adotou ontem (18) seu plano para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), pela qual forçará os produtores a proteger o ambiente para poderem receber os subsídios bilionários. "A agricultura europeia precisa ser não apenas economicamente competitiva, mas também ecologicamente competitiva", afirmou o comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, ao apresentar o plano ontem, em Bruxelas.
Ministro vê ameaça em compra de terras por estrangeiros
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse ontem (18) que a compra de terras por grupos estrangeiros no Brasil e em todos os países do Mercosul é uma "ameaça real" e pode gerar problemas de segurança alimentar.
Vilsack: alta dos preços agrícolas não elevará inflação
A disparada das cotações nos mercados futuros agrícolas não será traduzida em uma grande elevação dos preços dos alimentos para os consumidores, disse o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, em entrevista ao Wall Street Journal. "Não estou certo de que os preços das commodities necessariamente elevarão os custos dos alimentos de forma direta e na mesma proporção", disse. "Eles sobem e descem o tempo todo".
Valdir Colatto propõe regras para regular integrações
Um projeto de lei em gestação na Comissão de Agricultura da Câmara propõe regular as intrincadas relações de produtores integrados com empresas e agroindústrias. Em termos duros, a proposta prevê contratos obrigatórios de longo prazo, punições por descumprimento de cláusulas, corresponsabilidades em questões ambientais, abertura da planilha de custos e "participação" da indústria nos riscos da produção primária. O projeto, sugerido pelo deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) com o aval da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), também submete a discussões dos eventuais problemas entre empresas e produtores em um "fórum paritário" para soluções de controvérsias.
18/11/2010
MDIC: receita com café verde cresce 30% até outubro
A receita cambial com exportação de café verde apresentou elevação de 30,37% nos primeiros 10 meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento alcançou US$ 3,962 bilhões, ante US$ 3,039 bilhões. A receita com café solúvel apresentou elevação de 16,13% nos primeiros 10 meses deste ano, conforme relatório divulgado pela Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, com base em números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Brasil pretende voltar ao comando da OIC
Após um década afastado do comando da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil quer voltar a controlar os rumos da outrora poderosa associação de 77 países produtores e consumidores do grão no planeta. O mais cotado para ocupar a diretoria-executiva do organismo a partir de 2011 é o economista Robério Oliveira Silva, atual diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura.
Mapa liberou R$ 1,2 bilhão em recursos do Funcafé
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) liberou, até 12 de novembro, no total em 2010 R$ 1,2 bilhões de recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) para colheita, estocagem, FAC (Financiamento de Aquisição de Café) e custeio.
FAO prevê alta de até 20% nos alimentos em 2011
Os preços de alimentos atingiram a maior alta em dois anos e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alerta que o aumento tem tudo para continuar em 2011. No relatório anual publicado ontem (17), a entidade afirma que o mundo deve se preparar para um cenário de alta de preços de alimentos e inflação que já afeta de forma negativa a balança comercial de cerca de 70 países.
Guerra cambial continua e Dólar deve seguir em baixa
Especialistas concluem que no encontro do G-20 quase nada foi definido. Segundo eles, isso significa que a guerra cambial, liderada por EUA e China, deve se aprofundar no curto prazo. "É preciso de certo banho de realismo", disse Delfim Netto, ao ressaltar que os problemas econômicos nos EUA são tão sérios que não há perspectiva de que a Casa Branca atenuará a política de desvalorização de sua moeda.
México: exportação recua 28% em outubro
O México exportou 103,64 mil sacas de 60 kg de café em outubro, o que representa volume 28,2% menor do que no mesmo mês do ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura do país. Em valor, a exportação no primeiro mês da safra 2010/11 caiu 18,9%, para US$ 22,6 milhões. O ciclo corre de outubro a setembro.
Costa Rica reporta mais perdas por causa das chuvas
A Costa Rica disse que teve mais perdas no ciclo de café de 2010/11 devido ao fato de o país ter sido afetado novamente na semana passada por chuvas torrenciais, que esperam ser as últimas da temporada desse ano.
EUA: GCA aponta redução nos estoques de café verde
A Associação de Café Verde dos Estados Unidos (GCA, na sigla em inglês) divulgou que o volume dos estoques de grão verde norte-americano diminuiu 319.305 sacas de 60 kg em 31 de outubro passado, abaixo de 4 milhões de sacas, para 3.930.321 sacas, ante 4.249.626 sacas no dia 30 de setembro.
17/11/2010
Líderes defendem adesão do Brasil a acordo para café
Deputado apresentará hoje (17), em comissão, parecer favorável à adesão do Brasil ao Acordo Internacional do Café (AIC). Debatedores ressaltam importância de o País liderar a discussão de políticas para o setor cafeeiro. O relator da proposta (PDC 2844/10) de adesão brasileira ao Acordo Internacional do Café, de 2007, deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), ressaltou a importância de ratificar o texto o mais rápido possível para que o País possa apresentar candidato a diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) - a principal entidade do setor no mundo - no ano que vem.
PR: redução de área para café preocupa o setor
A redução do café no Paraná preocupa o setor. Líder nacional nos anos 1960, o Estado cultivava 1,6 milhão de hectares, área reduzida para 600 mil nos anos 1980 e para apenas 170 mil em 2000. Com a possibilidade de a área cair para um patamar inferior a 100 mil hectares, os órgãos relacionados ao setor montaram um programa de recuperação de área.
Vietnã: vendas de café caem apesar dos altos preços
As exportações de café do Vietnã deverão cair nesse mês em cerca de um quinto com relação ao ano anterior, à medida que os estoques da safra anterior estão diminuindo e as chuvas têm atrasado a nova colheita, disseram comerciantes.
Cotações caem fortemente com valorização do dólar
O fortalecimento do dólar no mercado internacional fez com que os preços do café na bolsa de Nova York fechassem o pregão de ontem (16) em forte queda. Os contratos com vencimento em março terminaram o dia cotados a US$ 2,005 por libra-peso, retração de 675 pontos. No mercado interno, o indicador Cepea/Esalq do café arábica terminou o dia a R$ 352,30 por saca, queda de 0,86%.
Amazônia: recuperação de áreas terá US$ 2,25 mi
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, assinou convênio com a Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) ontem (16) para a recuperação de áreas degradadas, ociosas ou subprodutivas na Amazônia. A ação conjunta prevê investimentos de US$ 2,25 milhões do Mapa nos próximos 18 meses, para a reincorporação dessas áreas ao processo de produção agropecuária sustentável.
SRB: Código Florestal precisa respeitar a Constituição
Foi distribuída ontem no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), requerendo ao tribunal que dê uma interpretação aos artigos 16 e 44 do Código Florestal que não contrarie a Constituição Brasileira. Os artigos alvo da ação estabelecem as dimensões da Reserva Legal em cada propriedade e definem como ela deve ser protegida ou recomposta. Porém, os mesmos vêm sendo interpretados reiteradamente de forma a desafiar um princípio estabelecido pela Constituição, que proíbe a retroatividade de novas leis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário