sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Atualização Semanal BeefPoint - 10/12/10

Para Pensar
"Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar." Dr. Edwin Land


Novidades dos Parceiros - Pfizer Marcadores
Características de Crescimento

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Últimas do MyPoint
CFM Informa: edição de dezembro 2010

Confira no MyPoint da Agropecuária CFM a última edição do CFM Informa. O informativo desse mês, traz entre as manchetes: "Uso de marcadores moleculares para teste de paternidade auxilia na gestão de rebanhos" e "Em momento positivo, investimento em reposição não para nem na estação de monta". Clique aqui e acesse a edição completa.

Também quer divulgar o trabalho de sua empresa no MyPoint? Clique aqui e saiba como.


Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos


Novidades dos Parceiros - Pfizer
Depoimento de Gustavo Ribeiro sobre uso de MGA após a IATF

Panorama do Mercado
Mesmo com oferta curta, preços apresentam forte oscilação durante a semana

Nesta semana os compradores seguiram tentando impor novos recuos no preço da arroba, tentando repassar a pressão exercida pelo mercado da carne principalmente pelo varejo. Do outro lado os pecuaristas não aceitam fortes reajustes e muitos reduziram o ritmo de negócios na tentativa de conseguirem preços melhores, dessa maneira a oferta segue sem grandes alterações.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.

Novidades dos Parceiros - Composto Montana
Touros Montana à disposição nas fazendas de todos os criadores

Conjuntura de Mercado
Mercado do boi: o que aconteceu em novembro?

No mês passado, vimos o que deve ter sido o pico de preços de 2010, R$ 119,41/@ no dia 11 de novembro. Em relação a preços, o mês passado foi marcado por preços da arroba em alta até o dia 11, em continuação ao movimento iniciado em meados de outubro. Deste dia em diante os preços recuaram 11,08% até chegar à cotação de R$ 106,18/@ no último dia 30, influenciados por uma oferta ligeiramente maior e pressão do mercado da carne.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.

Novidades dos Parceiros - Bellman
Bellman Nutrição Animal é premiada na mostra ABMR&A

Quer melhorar os resultados em seu rebanho? Entre para o Clube Criador Eficaz da Bellman!

Espaço Aberto
Brasil: a hora e a vez do consumo

Desde a virada do milênio, o centro de gravidade do crescimento mundial vem saindo dos Estados Unidos e Europa e indo em direção à Ásia e aos mercados emergentes. A crise financeira global intensificará esta tendência na próxima década. Esta transformação alçou o Brasil a uma posição de liderança global em razão de um forte crescimento na demanda de produtos em que somos muito competitivos, em particular no agronegócio, e um aumento significativo da renda e da oferta de crédito no país. Já em 2010, o crescimento do PIB será o mais elevado dos últimos 25 anos. Na próxima década, este processo criará as melhores oportunidades de negócios de toda nossa história em vários setores à medida que o consumo doméstico crescerá de forma sustentada no ritmo mais acelerado já verificado no país.

Por Ricardo Amorim, Apresentador, Colunista da revista Isto É e presidente da Ricam Consultoria Empresarial.
Debate técnico e jurídico a respeito do conceito da venda a rendimento de carcaça

Além de produtor rural sou advogado, e ao longo de minha trajetória profissional tenho atuado no meio frigorífico. Pelo conhecimento que adquiri nestas "duas pontas" somada a visão jurídica, me senti inclinado a sugerir que o BeefPoint fomente, um debate técnico e jurídico a respeito do conceito da "venda a rendimento de carcaça", contrato atípico concluído por regras ditadas unicamente pelo comprador, no seu estrito interesse. Somente com a intervenção de nossas entidades representativas mobilizando parlamentares ligados ao agronegócio é que se poderá conseguir a regulamentação desta modalidade de compra, há anos praticada, somente pelo interesse do comprador, que estipula conceitos e condições, definições de pontos de pesagem.

Por Eduardo Piccoli, Machado Produtor rural e Advogado.

Novidades dos Parceiros - Lallemand
Planejamento e Técnica facilitam a Ensilagem da Cana

Sustentabilidade
Brasil investe em produção sustentável de alimentos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lança hoje, às 15h30 (horário de Brasília), mundialmente o Projeto Biomas na Conferência das Partes sobre o Clima (COP-16), da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de iniciativa inédita no Brasil, um país de 851 milhões de hectares, que alcançou liderança mundial na produção de alimentos conservando 56% da sua cobertura vegetal original.



- Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto

- Adubação de Pastagens: conceitos essenciais

- Intensificando o Uso de Pastagens: da formação ao manejo

- Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens


Raças e Genética
Carne Angus deve fechar 2010 com 135 mil animais abatidos
Marketing da Carne
França: Governo e indústria fazem campanha para informar sobre carne

O Governo e a indústria da França estão apoiando uma nova campanha de rádio voltada ao consumidor para explicar como a carne é produzida. A campanha cobrirá carne bovina, de vitelo e suína. Dez mensagens de rádio de menos de um minuto cada foram feitas com o objetivo de responder questões levantadas pelos consumidores sobre o teor nutricional da carne, como a carne é produzida e como ela se adapta às questões ambientais.

Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais

Cotações
Mercado Físico do Boi - 09/12/10 Mercado Físico da Vaca - 09/12/10
Reposição Macho Nelore - 26/11/10 Reposição Fêmea Nelore - 26/11/10

Atacado - 09/12/10
Mercados Futuros - 09/12/10



Irrigação de Pastagem


Giro do Boi
10/12/10
Rússia negocia nova tarifa para carnes brasileiras

A Rússia prometeu ao Brasil manter redução tarifária adicional de 25% nas importações de carnes do país, uma vez dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ou seja, se a alíquota for de 10% para a carne originária dos EUA, para a brasileira recuará para 7,5%, beneficiada pelo Sistema Nacional de Preferência russo. O Brasil agora quer assegurar que essa redução adicional seja mantida por cinco anos após a adesão russa à OMC.
JBS e Daniel Dantas disputam fazenda de Wagner Canhedo

Dois grandes grupos da área de agronegócios, o JBS-Friboi e a Fazenda Santa Bárbara, do empresário Daniel Dantas, disputam a compra da Fazenda Piratininga, do empresário Wagner Canhedo, ex-dono da falida Vasp. As ofertas apresentadas ontem não foram aceitas, mas hoje são esperadas novas propostas dos interessados.
Minc cobra ação contra carne oriunda de área desmatada

O ex-ministro do Meio Ambiente, Caros Minc, cobrou, durante a COP-16, Conferência do Clima, em Cancún, no México, que a associação brasileira de supermercados cumpra o "protocolo carne legal", assinado em dezembro do ano passado. O acordo prevê a retirada das gôndolas dos supermercados carnes provenientes de fazendas que invadem e desmatam a Amazônia para criar pastagens. "O protocolo indicava que, em um ano, iríamos tirar da prateleira a carne de origem ilegal. Esse prazo já venceu, mas os produtores de carne estão pedindo um adiamento. Estão querendo postergar mais um ano alegando uma série de dificuldades", critica o ex-ministro, sustentando que a pecuária é a maior causa de desmatamento na região.
PIB: agropecuária retrai 1,5% no 3º trimestre

A produção agropecuária brasileira ajudou a desacelerar a economia no terceiro trimestre. No período, teve retração de 1,5% na comparação com os três meses imediatamente anteriores. É a primeira queda desde o segundo trimestre de 2009, quando houve variação negativa de 1,7%, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, divulgados ontem (09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
IBGE: consumo das famílias brasileiras segue em alta

Um "ciclo virtuoso" de aumento de crédito, emprego e renda levou o consumo das famílias à 28ª alta trimestral consecutiva, de acordo com os dados sobre o PIB divulgados ontem pelo IBGE. O item, que tem peso de 60% no cálculo da soma das riquezas do País, teve alta de 5,9% no terceiro trimestre de 2010, em relação a igual período do ano passado.
Safra 2010/2011 chega a 149 mi de toneladas de grãos

A safra nacional de grãos do ciclo 2010/2011 deve chegar a 149,1 milhões de toneladas, com uma queda de 0,1%, ou cerca de 200 mil toneladas, sobre a safra passada. A área deve atingir 48 milhões de hectares, com 1,3% a mais que a cultivada no período anterior.
MT: JBS negocia multa trabalhista

O Grupo JBS assinou acordo judicial em uma ação de execução movida pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), por irregularidades trabalhistas encontradas em 2009 na unidade de Cáceres.
MT: pecuaristas de Rondolândia pedem isenção de ICMS

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), protocolou esta semana na Secretaria de Fazenda e no Governo do Estado, um ofício solicitando "o pronto restabelecimento do Protocolo ICMS 51" para a região do Rondolândia, distante de Cuiabá 1.600 quilômetros ao Noroeste de estado. O Protocolo 51 prevê a suspensão do ICMS à saída de gado gordo promovida por produtor mato-grossense a partir do seu estabelecimento localizado no município de Rondolândia, no Estado de Mato Grosso, para fins de abate ou industrialização no Estado de Rondônia.
Argentina: número de animais confinados recua

Os estabelecimentos de engorda da Argentina têm apresentado queda nas taxas de ocupação em 2010 para somente 900 mil cabeças, ou 56% da capacidade total, à medida que os preços dos animais aumentaram e as margens declinaram. Em 2009, o setor de confinamento da Argentina forneceu cerca de 40-50% dos animais abatidos, operando com capacidade de 88%.
Uruguai: importadores avaliam condições de frigoríficos

O ano de 2010 termina com intensa atividade no Uruguai, já que nesses últimos meses do ano se concentraram várias auditorias de países com mercados para carne uruguaia.
EUA: demanda por etanol pode elevar preço do milho

O Governo dos Estados Unidos provavelmente aumentará a quantidade de milho que os fabricantes de etanol deverão usar no próximo ano, um potencial precursor para outro aumento acima de US$ 6 por bushel que prejudicará os produtores de gado, disse o analista, Jerry Gidel.
09/12/10
Rússia ignora acordo com Lula e pretende reduzir cotas

Um acordo secreto para o comércio de carnes entre o Brasil e a Rússia é ignorado por Moscou, criando um mal-estar entre os dois países. O governo russo descumpriu um acordo assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Moscou em 2005 e elevou as barreiras contra a exportação nacional de carne.
IPCA: carne puxa a alta de novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de novembro em 0,83% e ficou acima da taxa de 0,75% do mês anterior em 0,08 ponto percentual. É o maior índice mensal desde abril de 2005, quando havia atingido 0,87%. O acumulado do ano está em 5,25%, acima dos 3,93% referentes a igual período de 2009. Segundo o IBGE, o consumidor passou a pagar, em média, 10,67% a mais por um quilo de carne, cujos preços já registram aumento da ordem de 26,79% neste ano de 2010. Analistas acreditam que a alta de preços nos alimentos ainda persistirá pelos próximos meses, podendo se alongar por todo o ano de 2011.
Aftosa: MT e Bolívia assinam novo acordo

Para consolidar definitivamente Mato Grosso como um Estado livre da febre aftosa, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, foi assinado um acordo bilateral entre Brasil e Bolívia na província de San Matias no final de novembro. Na ocasião, foi criada uma Comissão Internacional Mista Brasileiro-Boliviana (CIMBB) para regulamentar e fortalecer as ações de defesa sanitária animal, sobretudo no apoio à vacinação contra febre aftosa na região de fronteira da província Angel Sandoval, vinculada a Santa Cruz de La Sierra.
MDA fará parte do conselho da Embrapa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário passará a compor, pela primeira vez, o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Dedicado a defender interesses da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária, o MDA terá assento junto com representantes dos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento.
McDonald's anuncia aumento das vendas nos EUA e Europa

As vendas mundiais do McDonald's cresceram 4,8% em novembro pelo critério mesmas lojas. No acumulado do ano, o avanço das vendas chega a 5,2%. O desempenho de novembro foi impulsionado pelas vendas nos Estados Unidos e Europa, que subiram 4,9%. Na área designada APMEA (Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África), o crescimento foi menor, de 2,4% no critério mesmas lojas.
Varejo segue otimista com venda de produtos natalinos

No ano passado, a procura por peru, bacalhau, frangão e pernil suíno para as ceias de Natal e Réveillon foi tanta que, na reta final, faltou produto. Desta vez, o consumidor resolveu antecipar suas compras atraído também por duas novidades: as marcas próprias de carnes natalinas - que estréiam este ano nos supermercados com preços até 20% menores que o das marcas líderes - e as carnes "saborizadas". Por isso, frigoríficos e varejistas esperam vender até 25% mais que em 2009.
MS: pecuaristas apostam no sucesso de Cooperativa

A união de pecuaristas de Mato Grosso do Sul para a formação de uma cooperativa de venda de carne diretamente ao consumidor já conta com 25 pecuaristas fornecedores, formando um plantel de quatro mil cabeças de animais disponíveis para abate por ano. Depois de avalizar o plano de negócios, os integrantes do grupo agora se voltam para a definição do estatuto da entidade.
Supersimples e Código Florestal serão votados em 2011

A Câmara só deve apreciar propostas sobre mudanças no Supersimples e no Código Florestal em 2011, segundo defendeu ontem (08) o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O Projeto de Lei Complementar (PLP) 591/10, que muda as regras do regime especial de tributação das micro e pequenas empresas, chegou a entrar na pauta da sessão extraordinária do Plenário, mas Vaccarezza pediu a sua retirada.
Confirmação de Wagner Rossi divide o agronegócio

Mantido no comando do Ministério da Agricultura, Wagner Rossi tem base política em Ribeirão Preto, interior paulista, e boa interlocução com a bancada ruralista e empresários do agronegócio. No Ministério da Agricultura, a gestão de Rossi ainda é considerada "tímida" por parlamentares e pela Contag. O ministro tem boa aceitação na bancada ruralista, mas divide o agronegócio.
Inflação piora e Copom decide pela manutenção da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 10,75% ao ano. No comunicado da última reunião do Copom no governo Lula, o diretores do Banco Central admitem que houve uma piora da inflação em relação às condições da reunião anterior.
08/12/10
Indicador recua e é cotado a R$ 104,94/@

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,82/@, com desvalorização de R$ 0,59. O indicador a prazo apresentou recuo de R$ 1,43, sendo cotado a R$ 104,94/@.
Uruguai: receita das exportações segue crescendo

As exportações de carnes, miúdos e derivados do Uruguai somaram US$ 1,215 bilhão, contra US$ 1,087 bilhão exportados no mesmo período do ano anterior (1 de janeiro a 27 de novembro), o que mostra um aumento de 11,75% em valor. A carne bovina representou 81% do total exportado, enquanto a participação da carne ovina foi de 5%. Com relação à carne bovina expressa em peso com osso, as exportações foram de 327.645 toneladas, 6,58% a menos do que no mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 350.733 toneladas. Os principais compradores, tomando como blocos econômicos ou países individuais em ordem de importância, foram Rússia, União Europeia (UE), Nafta, Mercosul e China, concentrando 79% do total.
Austrália: exportações crescem 26% em novembro

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em novembro, com um aumento na produção de carne e fortes compras de final de ano contribuindo para um aumento de 26% nos envios com relação ao ano anterior. Impulsionadas pelos maiores volumes exportados para Japão, Coreia, Rússia e Indonésia, as exportações para o mês alcançaram 88.554 toneladas - o maior volume registrado em novembro desde 2006, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.
Rússia: oferta para cota de carne bovina desagrada

A Rússia está oferecendo uma cota de importação de 530 mil toneladas de carne bovina a partir do momento em que entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC), mas em condições julgadas insatisfatórias pelo Brasil e outros exportadores. O Brasil se prepara para dizer a Moscou, em reunião bilateral em Genebra, que sua nova oferta de cotas para as carnes em geral não está em linha com a expectativa brasileira e causa prejuízos.
Antenor Nogueira: criadores não têm culpa de preço alto

O presidente da Câmara Setorial da Carne Bovina, Antenor Nogueira, isentou os criadores de gado da culpa pela alta dos preços do produto nos últimos meses. Para ele, boa parte da responsabilidade é da indústria e dos supermercados. "Sede de lucro e olho gordo", disse Nogueira. Outro fator que, segundo ele, pesou na formação dos preços da carne bovina este ano foi o abate excessivo de matrizes entre 2004 e 2006.
Famato: pecuária em crise precisa de ajuda do governo

Segundo o presidente da Famato, há escassez de oferta do boi para o corte e em 2011 essa situação pode se agravar, pressionando ainda mais os preços. Uma das alternativas para a redução do custo será a retomada do abate de fêmeas, entretanto isso pode causar uma diminuição ainda maior do rebanho, resolvendo um problema pontual, mas agravando uma crise estrutural.
Cremonini rejeita recurso da JBS na Itália

O grupo Cremonini, sócio da JBS na Inalca JBS, informou ontem que o Tribunal de Modena rejeitou o recurso apresentado pela brasileira e recusou o pedido para ordenar que os diretores da Inalca JBS iniciem os procedimentos para nomear um executivo brasileiro, indicado pela JBS, como diretor financeiro da companhia.
MS: Iagro define normas para cadastro de frigoríficos

Mensalmente, até o dia 10 (dez), os frigoríficos deverão encaminhar para a Iagro, relatório mensal de compra de animais para abate acompanhado do respectivo comprovante de pagamento bancário, conforme disposto no inciso III, do anexo I, da lei 3.826 de 21 de dezembro de 2009, encaminhando ainda por e-mail planilha do movimento de abate.
Flávio Saldanha é o mais novo contratado da BRFoods

Flávio Saldanha, publicitário, com MBA em Marketing pela FGV e Inovação pela Babson College. Atua no mercado de alimentos, especificamente carne bovina, desde o início dos anos 90 atuando em empresas como Bordon, Swift-Armour e JBS-Friboi. Desenvolvendo marcas, produtos e serviços para Swift, Bordon, Swift Premium, Maturatta, Organic Beef, dentre outras. Iniciou na Brasil Foods no dia 01 de dezembro, onde será responsável pela Gerência de Marketing de Bovinos, com desafios de produtos e inovação para 2011.
CNA: Brasil poderá dobrar a produção sem desmatar

"Uma das maiores potências do mundo está dando um passo gigantesco, unindo seu setor produtivo, governamental e científico, para que se possa duplicar a produção de alimentos sem desmatar", disse a senadora Katia Abreu, presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), durante lançamento do projeto Biomas no Espaço Brasil, durante a Conferência das Partes sobre o Clima (COP-16), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Cancun, no México. Também esteve presente o pesquisador Gustavo Curcio, coordenador técnico do projeto, da Embrapa Florestas.
Confira os 10 artigos mais lidos em novembro

A Equipe BeefPoint selecionou os 10 artigos mais lidos do mês de novembro, proporcionando ao leitor atualização e acompanhamento sobre os principais fatos ocorridos no período. Acesse as matérias e confira!
07/12/10
Indicador começa a semana com forte alta

Nesta segunda-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista voltou a subir (+R$ 1,54), sendo cotado a R$ 104,41/@. O indicador a prazo também subiu, sendo cotado a R$ 106,37/@ e registrando valorização de R$ 2,65.
MT: Imea aponta recuo nos abates em outubro

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira, em seu Boletim Semanal, uma análise dos dados do abate do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) referentes a outubro de 2010. O número do total de abates em outubro ficou em 311,48 mil cabeças, apresentando um decréscimo de 11,46% em comparação com o mês de setembro. O movimento de queda observado entre setembro e outubro se deve à diminuição da oferta de animais tanto de pasto quanto de confinamento. Em relação a estes últimos esta redução da oferta em outubro refletiu o cenário do mercado em junho e julho, período em que o mercado esfriou por conta de uma queda no preço.
Kátia Abreu é contra existência de Reserva Legal

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), classificou a Reserva Legal como um "corpo estranho" na propriedade rural que afeta o lucro. Para ela, o País mistura área de conservação com produção econômica.
ONU: BR é o principal emissor de CO2 da América Latina

Brasil, Argentina, Venezuela e México são responsáveis por 79% das emissões de gases que causam o efeito estufa na América Latina, indica um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira na Cúpula sobre Mudança Climática (COP-16). O documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), desenvolvido com o apoio do instituto GRID Arendal, destaca que o Brasil sozinho fornece 52% das emissões de toda a região.
EUA deve manter acordo de livre comércio com a Coreia

Grupos da indústria de carne bovina dos Estados Unidos ficaram satisfeitos com um acordo fechado na sexta-feira, de livre comércio entre Estados Unidos e Coreia do Sul, que não ampliou o acesso à carne norte-americana, mas removerá em fases as tarifas para carnes vermelhas e brancas e deverá impulsionar significantemente o comércio. O acordo de livre comércio foi originalmente assinado em 2007, mas desde então, não conseguiu obter aprovação.
06/12/10
Indicador e atacado fecham a semana em baixa

Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 102,87/@, com desvalorização de R$ 1,76. O indicador a prazo recuou R$ 1,30, sendo cotado a R$ 103,72/@. No atacado, o traseiro foi cotado a R$ 8,30, o dianteiro a R$ 4,20 e a ponta de agulha R$ 4,30. Com três cortes primários registrando retração de R$ 0,10, o equivalente físico apresentou recuo de 1,59%, sendo calculado em R$ 92,72/@.
Como estamos cuidando da imagem da nossa carne?

Como está a imagem da nossa carne perante o consumidor? Podemos melhorá-la? E a qualidade? No final de outubro publicamos o artigo "Carne com odor e sabor de fígado? Qual é o problema?", onde o professor titular da FEA-Unicamp, Pedro Eduardo de Felício comentava que percebeu sabor e odor estranhos em alguns cortes de carne comprados por ele. Este tema é preocupante e deve receber nossa atenção, pois impacta diretamente na percepção do nosso produto pelo consumidor. Como podemos melhorar da carne bovina?
PR deve continuar vacinando contra aftosa em 2011

O novo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou ontem, após ser anunciado para a pasta pelo governador eleito Beto Richa (PSDB), que acredita que o Paraná tenha que continuar com as campanhas de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa por pelo menos mais um ano.
EUA: exportações para Taiwan atingem novo recorde

No começo de 2010, o comércio de carne bovina dos Estados Unidos com Taiwan começou sob uma nuvem de controvérsias derivadas de um novo protocolo comercial que permitiu que os clientes em Taiwan importassem cortes de carne bovina norte-americana com osso pela primeira vez desde 2003. Isso, entretanto, se mostrou ser apenas um empecilho pequeno e temporário, à medida que a demanda dos consumidores se recuperou rapidamente. Com os resultados de exportação do trimestre inteiro ainda não reportados, Taiwan já rompeu seu recorde no valor das importações de carne bovina dos Estados Unidos com quase US$ 150 milhões em compras. O recorde anterior foi de US$ 141,1 milhões no ano passado.
Japão importou 32% menos carne bovina em outubro

O Japão importou 33.513 toneladas de carne bovina em outubro, 32% a menos que no mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do Ministério das Finanças do país. A queda foi principalmente devido à menor compra da Austrália (queda de 36% com relação a outubro de 2009) e possivelmente aos estoques residuais no mercado após um forte aumento nas importações durante setembro (aumento de 43% com relação ao ano anterior, os maiores volumes desde julho de 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário