Atualização Semanal BeefPoint - 28/01/11
Para Pensar
"A verdadeira riqueza do homem resume-se naquilo que ele faz pelos outros", Confúcio
Novidades dos Parceiros - Alltech
Nova tecnologia da Alltech otimiza a conservação de silagens
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Novidades dos Parceiros - Bellman
Confinamento: dieta e manejo
Últimas do MyPoint
Bezerrada F1 Pardo Suiço de Corte x Nelore
Confira o vídeo gravado em dezembro/2010 com imagens da bezerrada do mês 9, frutos de inseminação dos dois primeiros lotes de vacas da estação de monta da Fazenda Sucuri. No post publicado por Humberto de Freitas Tavares, você vai conferir também vídeos dos touros que foram utilizados na inseminação.
Você também pode ter vídeos, textos e fotos do seus animais no MyPoint: conheça o Plano Pro!
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Novidades dos Parceiros - Lallemand
Planejamento e Técnica facilitam a Ensilagem da Cana
Novas do BeefPoint
Promoção Ganhe um Curso Online AgriPoint ultrapassa 2000 depoimentos
Em 2010, a AgriPoint lançou a Promoção Ganhe um Curso Online com o objetivo de ouvir o que nossos usuários têm a dizer sobre nossos portais e cursos online. Os usuários podem participar clicando no link publicado nas newsletters e preenchendo um formulário com sua opinião. A cada mês é sorteado o direito a um Curso ou CD entre os usuários que se inscreveram e deixaram suas impressões sobre nosso trabalho.
Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte
Alimentar os bovinos não apenas colocar comida no cocho, é preciso conhecer as características e exigências dos animais que serão alimentos, a composição dos alimentos, a importância de cada nutriente para o bom andamento da atividade e saber avaliar a dieta que será fornecida aos animais.
Editorial
Qual a melhor forma de vender carne no momento atual de mercado
Carne bovina é vista pelos consumidores como um produto especial. Churrasco é ainda mais especial. Em momentos especiais de nossas vidas, pedimos um bom pedaço de carne para comemorar. Nenhuma outra proteína animal é tão escolhida para momentos marcantes. Há uma relação muito forte, já estabelecida em muitos lugares do mundo, entre carne bovina e ocasiões comemorativas. Essa é uma das maiores forças da carne, e pode (precisa) ser mais explorada.
Por Miguel da Rocha Cavalcanti, Diretor de Marketing da AgriPoint.
Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos
Leis Trabalhistas no Campo: da contratação à demissão, evitando ações trabalhistas
Adubação de Pastagens: conceitos essenciais
Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária
Novidades dos Parceiros - Casale
Totalmix Autocarregável - Misturadora de Ração Total
Especiais
Rússia: o que está acontecendo no principal comprador de carne brasileira?
O desenvolvimento da pecuária na Rússia foi outro tema interessante abordado no 18º Congresso Mundial da Carne, realizado em setembro do ano passado, em Buenos Aires, Argentina. Em sua palestra, "Rússia, um mercado em expansão", Musheg L. Mamikonyan, presidente e Chairman da Meat Union, afirmou que o aumento da renda da população está puxando o aumento do consumo. Neste cenário de maior poder de compra da população ele avaliou que ano passado o mercado de carne da Rússia deve ter crescido algo em torno de 7% e 10%.
Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Panorama do Mercado
Atacado continua instável e mercado do boi gordo trabalha em ritmo lento
Nesta semana o mercado do boi gordo seguiu trabalhando em ritmo lento, com os compradores pouco empolgados com os negócios. Os frigoríficos seguem forçando novos recuos na arroba, mesmo com a oferta nas principais praças pecuárias do país não apresentando aumento significativo.
Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Carne & Saúde
Cânceres no trato digestivo e consumo de carne - Parte 3/3
O fígado é o maior órgão interno do corpo humano e é o único órgão capaz de se regenerar. Suas funções primárias são remover substâncias tóxicas, sintetizar proteínas e produzir substâncias químicas que ajudam na digestão. Nos Estados Unidos, apesar de o câncer de fígado e do ducto biliar intra-hepático representar somente 1,3% de todos os diagnósticos de câncer, sua malignidade leva essa doença a ser a quinta causa mais comum de mortalidade por câncer entre homens e a nona causa entre mulheres. Apesar da associação positiva reportada para carnes vermelhas em um único estudo de coorte, outros estudos não observaram evidências consistentes de um aumento no risco de câncer de fígado entre os grandes consumidores de carnes bovina, suína ou processada.
Por Juliana Santin, Médica veterinária pela FMVZ/USP e mestranda pela ESALQ/CENA/USP.
Espaço Aberto
A verdade morro abaixo: o Código Florestal e as enchentes no Rio de Janeiro
Não é o Código Florestal Brasileiro que guarda relação com os fatos ocorridos na Região Serrana do Rio de Janeiro, como faz acreditar a matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo. Lamentavelmente, a matéria se aproveita da tragédia para tentar criar dificuldades no aperfeiçoamento de uma legislação anacrônica, que coloca hoje na ilegalidade quase 100% das propriedades rurais do País, principalmente as pequenas, onde vivem e trabalham milhões de brasileiros. O tipo de denúncia promovido por certos consultores e organizações não governamentais e acolhidos por jornalistas desavisados transforma-se em macarthismo ambiental, à semelhança da campanha contra os comunistas promovida pelo senador Joseph McCarthy nos anos 50, nos Estados Unidos, cuja ação dispensava qualquer tipo de prova ou verificação.
Por Aldo Rebelo, Jornalista e Deputado Federal por São Paulo (PC do B).
Agronegócio precisa mostrar à sociedade o seu valor
Neste início de ano, diversas manchetes comunicaram que os alimentos foram os vilões da inflação de 2010. A sociedade que leu essas notícias tendeu imediatamente a culpar os produtores rurais, agroindústrias e indústrias de alimentos pela valorização desses produtos. Na verdade, o agricultor atuou justamente do lado oposto, pois controlou a inflação.
Por Marcos Fava Neves, Professor titular de planejamento na FEA/USP (Campus de Ribeirão Preto) e coordenador científico do Markestrat.
Comércio Internacional
O MDA maior que o Mapa?
Em tempos em que aloprados defendem a tese de que a reforma do Código Florestal ampliará o risco de desastres em encostas, não é muito inteligente colocar na parede quem está do lado dos não aloprados. No entanto, a proliferação de argumentos sem conhecimento de causa sobre o setor agrícola, infelizmente, tem que ver com um comodismo de dentro do setor.
Por André M. Nassar, Diretor-geral do ICONE.
Sustentabilidade
Organic Beef JBS Friboi e Carne Taeq concorrem ao prêmio Greenbest
O Prêmio Greenbest é considerado um farol para as melhores iniciativas de sustentabilidade do país e onde os brasileiros poderão conhecer e escolher as melhores empresas, produtos e projetos que preservam o meio ambiente. Na categoria alimentação, a JBS concorre com o Organic Beef JBS Friboi e o Grupo Pão de Açúcar com a Carne Taeq.
Mapa incentiva uso de boas práticas agropecuárias
Melhorar a qualidade dos produtos agropecuários, garantir condições adequadas de trabalho nas propriedades rurais e preservar o meio ambiente. Essas são as metas do Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias. A ação será desenvolvida pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Trabalho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o setor produtivo. O programa visa o desenvolvimento de políticas públicas de apoio à adoção de boas práticas agropecuárias em propriedades rurais. Busca, ainda, a promoção de eventos de divulgação e capacitação de técnicos e produtores.
Avanço agrícola deve depender de bom desflorestamento
O Brasil experimentará forte avanço na produção agrícola nos próximos anos e precisará dispor de mais terra para o cultivo, destacou estudo divulgado ontem (24) pelo governo do Reino Unido. Mas, em vez de condenar o avanço da fronteira agrícola, os pesquisadores acreditam que o País poderá realizar o chamado "desmatamento bom". Segundo os especialistas, é preciso analisar o uso da terra e não "simplesmente preservar qualquer pedaço do ecossistema da floresta sem considerar seu nível de uso ou tamanho".
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais
Cotações
Mercado Físico do Boi - 27/01/11 Mercado Físico da Vaca - 27/01/11
Reposição Macho Nelore - 20/01/11 Reposição Fêmea Nelore - 20/01/11
Atacado - 27/01/11
Mercados Futuros - 27/01/11
Radares Técnicos
Nutrição
Aspectos ambientais relacionados à ingestão de água de bovinos confinados
A quantidade total de água disponível à bovinos confinados é uma variável essencial no planejamento do confinamento, interferindo diretamente na ingestão de alimentos e, consequentemente, no desempenho e retorno econômico do processo. Desde o projeto das instalações, estimativa correta da quantidade de água ingerida pelos animais é um fator determinante no sucesso do mesmo, visto que o subdimensionamento dos reservatórios, bem como dos bebedouros irá limitar o total de animais a ser confinados. Já o superdimensionamento, irá levar a aumento dos custos de instalação por animal.
Por André Alves de Souza, Dr. Nutrição e Produção Animal - Consultoria/Extensão - Campo Grande/MS.
Conservação de Forragens
Vedação do silo: os problemas das lonas ainda continuam
Dentre as etapas que contemplam o processo de ensilagem, a vedação é aquela onde ainda encontram-se muitas dúvidas, seja pelo tímido investimento dispensado em pesquisa específica, como também pela cultura de descaso a essa fase do processo, geralmente subvalorizada, face à maior importância relativa das etapas de enchimento e compactação da massa ensilada e uso de aditivos.
Por Thiago Fernandes Bernardes, Engenheiro Agrônomo e Rafael Camargo do Amaral, Zootecnista.
Giro do Boi
28/01/11
Boi gordo: indicador é cotado a R$ 103,32/@
O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 101,92/@, com desvalorização de R$ 0,78. O indicador a prazo registrou retração de R$ 1,54, sendo cotado a R$ 103,32/@.
Acrimat: oferta vai continuar restrita até 2013
"A oferta de boi pronto para o abate este ano será mais restrita que a do ano passado. Não podemos dizer que vai faltar boi, pois depende da demanda do mercado interno e externo, mas temos que ressaltar que temos 5,5% a menos de animais disponíveis para abate este ano. Caso continue no mesmo patamar, o número de boi gordo será bem justo nos próximos anos, voltando a um equilíbrio possivelmente em 2014", analisou o presidente da Acrimat, José João Bernardes.
Antenor Nogueira fala sobre exportação de gado em pé
Esta discussão já foi parar até no Congresso Nacional. Eu como presidente do Forúm Nacional de Pecuária de Corte da CNA, fiz parte desta discução, a convite da comissão de Agricultura da Câmara e naquela opurtunidade fiz a seguinte declaração: "Se as indústrias frigoríficas do Estado do Pará, são os maiores interessados na proibição da exportação de animais em pé, porque eles não pagam ao produtor o que o importador esta pagando? É só pagar o preço justo que o produtor não vai exportar".
Bird: regulação de preços de alimentos deve ser leve
Os altos preços de alimentos impõem uma grande ameaça à estabilidade econômica e social, mas os responsáveis por programas políticos não devem regular excessivamente os mercados de commodities, disse uma autoridade do Banco Mundial nesta quinta-feira (27).
FAO pede mais atenção ao controle da Aftosa na Ásia
A FAO, agência para agricultura e alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU), está recomendando que veterinários e autoridades de controle de fronteira na Ásia fiquem alertas em relação a animais que mostrem sinais de estarem infectados com a febre aftosa após uma epidemia sem precedentes da doença em bovinos e suínos na Coreia do Sul.
JBS não eleva oferta pela Sara Lee
A JBS não está, neste momento, fechando nenhuma transação de empréstimo para a compra da americana Sara Lee e pretende esperar para ver, pois considera que hoje os preços das ações da empresa americana estão muito elevados diante dos boatos da existência de vários interessados no negócio.
Seguro de receita agrícola estreia no mercado brasileiro
A UBF acaba de lançar a primeira apólice de seguro agrícola do país que cobre uma parte da receita esperada pelo agricultor com a venda da produção, e não apenas os gastos com o custeio de safra. Antiga reivindicação dos agricultores brasileiros, a novidade, pioneira na América Latina, mas muito utilizada nos Estados Unidos, está disponível apenas para a soja e chegou ao mercado em um lote-piloto de dez apólices negociadas no Paraná.
EUA: cresce em 5% o número de animais confinados
O número de bovinos em estabelecimentos de engorda com capacidade de 1.000 cabeças ou mais nos Estados Unidos totalizou 11,5 milhões de cabeças em 1 de janeiro de 2011, ou seja, 5% a mais que em 1 de janeiro de 2010, de acordo com o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (NASS, da sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês). O rebanho incluía 7,18 milhões de novilhos e bezerros, 4% a mais que no ano anterior. Esse grupo representava 62% do total do rebanho. Novilhas e bezerras somavam 4,26 milhões de cabeças, 5% a mais que em 2010.
Argentina: exportações caíram 57% em 2010
As exportações de carne bovina da Argentina durante 2010 declinaram em 57% com relação a 2009, para 166.265 toneladas, à medida que a produção caiu em cerca de 23%, para 2,6 milhões de toneladas. A combinação de intervenção do Governo e seca nos anos anteriores resultou em um forte declínio no rebanho bovino em 2009, com esforços de reconstrução do rebanho em 2010 acentuando o declínio na produção.
27/01/11
Exportação de gado em pé: problema ou oportunidade?
De tempos em tempos surge aqui no BeefPoint a discussão sobre os benefícios ou prejuízos da exportação de gado vivo para o Brasil. Desta forma separei alguns dados que nos ajudam a entender um pouco como está a evolução deste tipo de negociação, bastante criticada por uns e elogiada por outros, mas que com certeza veio para ficar e deve ser acompanhada de perto.
Davos: recuperação da economia ainda está ameaçada
O mundo está indiscutivelmente melhor que há um ano, mas não faltam riscos ameaçando as perspectivas de recuperação da economia global. Os mais citados no primeiro dia do Fórum Econômico de Davos foram o desequilíbrio fiscal dos Estados Unidos, a crise dos países periféricos da Europa, as turbulências políticas causadas pela alta dos alimentos, especialmente no Oriente Médio, e a capacidade de os principais emergentes, como China, Índia e Brasil, realizarem um "pouso suave" de suas economias superaquecidas. Além disso, como causa mais profunda de quase todos esses problemas, há a persistência dos grandes desequilíbrios macroeconômicos globais, levando a guerras comerciais e cambiais, e à grande volatilidade nos mercados financeiros. E, como falha mais gritante da recuperação, a crise do emprego nos países ricos persiste.
JBS precisa de financiamento para adquirir Sara Lee
O frigorífico brasileiro JBS, maior processador mundial de carne bovina, ainda deve apresentar uma nova proposta de compra à norte-americana de alimentos Sara Lee e pode oferecer apenas de US$ 19 a US$ 20 por ação, já que encontra dificuldades de se financiar, segundo pessoas familiarizadas com a negociação. A Sara Lee já sinalizou que considerará apenas ofertas de pelo menos US$ 20 por ação.
RS comemora crescimento do Agregar - RS Carnes
O Programa Estadual de Desenvolvimento, Coordenação e Qualidade do Sistema Agroindustrial da Carne de Gado Vacum, Ovino e Bufalino - Agregar-RS Carnes, instituído em 2002, com o objetivo de estimular o abate em frigoríficos credenciados e sob inspeção oficial, vem crescendo ano a ano.
MS quer aumentar alcance do Programa Novilho Precoce
A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina da Costa Dias, participou ontem de manhã da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Bovinocultura e Bubalinocultura de Mato Grosso do Sul. A reunião serviu para fazer um balanço das ações e conquistas de 2010 e estabelecer as metas a serem trabalhadas ao longo de 2011. Tereza Cristina afirmou que a pecuária teve grandes ganhos no ano que passou e citou conquistas como o ajuste do rebanho, a unificação do banco de dados e a criação do Fundo para as culturas de milho e soja (Fundems). Para Tereza, 2011 tem que ser um ano de avanços quantitativos no Programa Novilho Precoce e para isso garantiu a liberação de técnicos para palestras em sindicatos rurais do interior do Estado a fim de formar multiplicadores do programa.
Brasileiro consome em média 35kg de carne bovina
O brasileiro consumiu, em 2010, 94 quilos de carne - considerando a bovina, a suína e a de frango -, um crescimento de 17,5% em relação ao consumo per capita de 80 quilos em 2001. A constatação é de estudo da consultoria Informa Economics FNP. Por ano, a taxa média de crescimento foi de 1,6% para todas as carnes. O consumo de carne bovina permaneceu estável em relação a 2001, em 35 quilos por habitante por ano. Mas teve uma significativa recuperação ante 2009, quando ficou em 32 quilos.
Couro: exportação cresce 50% frente resultados de 2009
As exportações brasileiras de couros e peles, em 2010, movimentaram US$ 1,74 bilhão. Esse total representa um aumento de 50% em relação a 2009, quando o setor apurou US$ 1,16 bilhão, mas está 7% aquém do registrado em 2008, ano da crise econômica mundial, quando foi movimentado US$ 1,88 bilhão.
EUA: produção de carne bovina cresceu 6% em dezembro
A produção comercial de carnes vermelhas dos Estados Unidos totalizou 1,978 milhão de toneladas em dezembro, 5% a mais que os 1,882 milhão de toneladas produzidos em dezembro de 2009, de acordo com o relatório mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Livestock Slaughter. A produção de carne bovina, de 1,03 milhão de toneladas, foi 6% maior que no mesmo mês no ano anterior.
26/01/11
O que vai acontecer com os preços da arroba em 2011?
O ano passado começou cheio de incertezas, mas registrou forte alta no 2º semestre, com os preços atingindo valores históricos e chegando próximos dos R$ 120,00/@ em novembro. Como será o comportamento dos preços da arroba em 2011?
Boi gordo: indicador registra novo recuo
O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 102,54/@, com desvalorização de R$ 0,16. O indicador a prazo registrou retração de R$ 1,18, sendo cotado a R$ 103,44/@.
JBS planeja nova oferta pela Sara Lee
O grupo brasileiro JBS, maior processador mundial de carne bovina, planeja oferecer cerca de US$ 21 por ação pela companhia americana de alimentos Sara Lee Corp. Anteriormente, o JBS teria feito uma oferta de US$ 17,50 por ação pela Sara Lee, mas a proposta foi considerada baixa pelo grupo americano.
Kátia Abreu pede atualização de política agrícola
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu a atualização da política agrícola brasileira como forma de viabilizar a atividade agropecuária. A senadora lembrou ao ministro que o fortalecimento do setor agrícola depende de uma política moderna que reúna mecanismos públicos de subvenção e instrumentos privados de mercado, como os contratos futuros e de opções.
OCDE: inflação dos alimentos ameaça crescimento
A alta dos preços dos alimentos e das commodities ameaça o crescimento econômico global, alertou o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. Ele elogiou ideias como a do governo francês, que durante o período de presidência do Grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) deve priorizar a regulação da volatilidade dos preços nos mercados de matérias-primas.
Alagoas discute ações para melhorar status sanitário
O Comitê de Acompanhamento das Ações de Defesa Agropecuária se reuniu nesta terça-feira (25) para discutir o andamento de ações para que Alagoas evolua para zona livre de febre aftosa com vacinação.
RS: seca tem forte impacto no mercado do boi
A falta de chuva no Rio Grande do Sul reduziu o rebanho bovino e o impacto já está sendo sentido nos frigoríficos, informou o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do estado (Sicadergs). Segundo o presidente do sindicato, Ronei Lauxen, o preço do boi aumentou 5% neste começo de ano.
EUA: JBS investe US$ 45 mi e reabre planta da Pilgrims
O Grupo JBS investiu US$ 45 milhões na reabertura de uma unidade de abate de aves da Pilgrims Pride no Estado da Georgia, nos Estados Unidos. Segundo o presidente do conselho da JBS USA e da Pilgrims Pride, Wesley Batista, em conversa com jornalista no Jockey Clube de São Paulo, a unidade voltou a funcionar nesta segunda, dia 24.
Canadá: Governo doa US$ 3 mi para a Cargill
A Agência de Carnes e Animais Domésticos de Alberta (ALMA), no Canadá, está ajudando a Cargill Meat Solutions a potencialmente triplicar as exportações de carne bovina para a Ásia modernizando sua planta de High River com novas tecnologias para aumentar as eficiências, melhorar a segurança alimentar e reduzir os custos operacionais gerais. "O Canadá é conhecido pela qualidade de seus produtos de carne bovina e o Governo canadense está investindo em inovação para aumentar nossos mercados de exportação e lucratividade de nossa indústria", disse o secretário parlamentar do Ministério Nacional de Defesa e membro do Parlamento de Edmonton Centre, Laurie Hawn. "Os investimentos de hoje na Cargill Meat Solutions respondem à demanda mundial por carne bovina canadense de alta qualidade e de um maior fortalecimento de nossa posição nos mercados internacionais".
Ibama avalia perigo de defensivos usados no Brasil
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostra que os defensivos agrícolas usados no Brasil ainda são, no mínimo, perigosos. Apesar de todos os produtos terem algum tipo de perigo, todos estavam legalmente registrados e passaram pela análise de três ministérios - Agricultura, Saúde e Meio Ambiente - antes de serem liberados para comercialização.
25/01/11
3D da pecuária de corte: quais os desafios para 2011?
Quais serão os 3 principais desafios para a pecuária de corte em 2011? O que poderá ser feito para impulsionar a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil?
Boi gordo é cotado a R$ 104,62 e bezerro se recupera
O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 102,70/@, com queda de R$ 1,00. O indicador a prazo registrou retração de R$ 0,32, sendo cotado a R$ 104,62/@.
Brasil deve contestar barreiras da UE e EUA na OMC
Diante da escalada da chamada "guerra cambial" global, o Brasil está se preparando para iniciar processos na Organização Mundial do Comércio contra a política dos EUA para o etanol e sobre barreiras de importação de carne na União Europeia.
PA vai exportar 16 mil bois vivos para o Egito
O primeiro embarque de boi vivo do Brasil para o Egito será realizado na próxima segunda-feira (31), no porto de Vila do Conde, em Barcarena, município do nordeste do Pará. Serão exportados 16 mil animais em navio da empresa australiana Wellard, que comercializa, transporta e vende animais em diversos países, especialmente bovinos e ovinos.
Laboratórios seguem otimistas com crescimento em 2011
O alto preço do boi gordo no Brasil pode abrir as portas para uma nova fase no mercado de saúde animal, marcada por sofisticação da produção na pecuária. No ano passado, o preço do boi gordo subiu 36,5% em São Paulo, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP). E a adoção de tecnologia tem relação direta com o aumento da rentabilidade do produtor. Quanto mais ele ganha, mais renda tem disponível para investir. "A valorização do rebanho pode ampliar o mercado de saúde animal", afirma Emílio Salani, presidente do Sindan.
G-20: Sarkozy foca em regulação de commodities
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta segunda-feira (24), em discurso sobre as metas do G-20, que as maiores economias do mundo precisam combinar novas medidas para conter a volatilidade nos mercados de commodities ou correr o risco de revoltas populares contra os preços de alimentos.
Argentina já exportou mais de 50% da cota Hilton
A Argentina conseguiu certificar quase 52% da cota Hilton, o que representa um total de 14.445 toneladas, nos primeiros seis meses do ciclo comercial de 2010/2011, informou a Oficina Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA).
McKinsey: o real custo da obesidade
Uma pandemia de obesidade tem pressionado os sistemas de saúde em todo o mundo, de acordo com informações da firma de consultoria, McKinsey. O Reino Unido, por exemplo, gastou mais de 4 bilhões de libras esterlinas (US$ 6,39 bilhões) em custos médicos relacionados à obesidade em 2007 e isso poderá aumentar para 9,7 bilhões de libras esterlinas (US$ 15,51 bilhões) até 2050. Os Estados Unidos atualmente gastam cerca de US$ 160 bilhões - duas vezes o que gastaram na década anterior - e esse valor poderá dobrar novamente até 2018.
EUA: carne continuará sendo uma "hot commodity"
Em 2001, a demanda global por carne bovina dos Estados Unidos deverá permanecer igualmente forte, ou talvez até maior, do que em 2010; entretanto, haverá menos carne bovina produzida no país disponível para exportação, de acordo com a última edição do relatório de previsões do Serviço de Pesquisa Econômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
24/01/11
Quem está comprando a carne brasileira?
Em 2010 o Brasil enviou ao exterior 951.255 toneladas de carne bovina in natura, responsáveis por uma receita de US$ 3,8 bilhões. A Rússia continua sendo o principal comprador de carne bovina in natura, seguida pelo Irã que se tornou um importante cliente.
Boi gordo é cotado a R$ 104,94/@, futuros recuam
Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista teve valorização de R$ 0,05 sendo cotado a a R$ 103,70/@. O indicador a prazo registrou leve queda de R$ 0,02, sendo cotado a R$ 104,94/@. Na BM&FBovespa todos os vencimentos registraram variação negativa.
Brasil é contra usar G-20 para regular preços
O Brasil e os Estados Unidos bloqueiam a proposta da França de usar o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) para regular os preços de produtos agrícolas e criar um estoque mundial de alimentos. No dia 21 de janeiro, em Berlim, o grupo reuniu pela primeira vez os negociadores agrícolas do bloco. Mas a proposta do presidente francês Nicolas Sarkozy foi duramente atacada e Paris foi acusada de manipular a crise alimentar para defender seus interesses protecionistas.
JBS consegue financiamento para compra da Sara Lee
Um grupo de empresas liderado pela brasileira JBS conseguiu um pacote de financiamento para fazer oferta para a compra da Sara Lee, disse uma fonte próxima às negociações, que pediu para não ser identificada. Bancos internacionais se comprometeram a fazer empréstimos para a aquisição, disse a fonte.
ARG: greve chega ao fim, mas produtor segue descontente
Agricultores argentinos encerram neste domingo, como o combinado, a greve comercial de uma semana que deixou inativos os mercados locais de grãos. Eles afirmaram, porém, que os protestos continuarão contra as políticas de intervenção do governo.
José Graziano é indicado por Dilma para cargo na FAO
O ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano da Silva, de 51 anos, foi indicado oficialmente como representante brasileiro na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A eleição ocorrerá na próxima conferência da FAO, no período de 25 de junho a 2 de julho, em Roma, na Itália. Se eleito, Graziano exercerá um mandato de 2012 a 2015.
Coreia do Norte tenta evitar epidemia de aftosa
A febre aftosa, que levou a Coreia do Sul a abater quase 2 milhões de cabeças, parece ter invadido a Coreia do Norte também. Citando recentes visitantes ao país, oficiais do Governo da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte está tomando medidas de quarentena após terem sido reportados focos da doença. "Os militares estão sendo mobilizados na luta", disse um oficial. Ainda não está claro de onde a aftosa, se confirmada, pode ter se originado, mas, desde novembro, a Coreia do Sul tem lutado para conter a doença. A Coreia do Norte proibiu a entrada de carne suína e bovina da Coreia do Sul no final do mês passado por medo de que a doença se disseminasse.
UE: produtores alertam para perda de competitividade
A Federação de produtores rurais da Europa, Copa-Cogeca, alertou que as previsões de médio prazo da União Europeia (UE) mostram um forte declínio nas participações de mercado do bloco no setor de carnes, parcialmente como resultado das regulamentações caras implementadas pelo Governo. "A última previsão da Comissão para os mercados agrícolas revelam que a UE perderá participações de mercado e competitividade até 2020, devido ao fortalecimento do euro e às regulamentações custosas. As exportações de carne declinarão ainda mais, em quase 23% até 2020. Enquanto que as importações, que não precisam seguir os mesmos padrões vigentes na UE, deverão aumentar em até 14%", disse o secretário geral da Copa-Cogeca, Pekka Pesonen.
Pablo Caputi: Uruguai precisa criar mercado futuro
Com a instrumentação de um mercado de futuros da carne no Uruguai, os produtores poderiam ter mais certezas para elevar a produção pecuária e os frigoríficos poderiam aumentar os abates e reduzir a capacidade ociosa, que hoje é de cerca de 1 milhão de cabeças. Esse é o objetivo do diretor da Direção de Informação e Análises Econômicas do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Pablo Caputi, que considera que o setor industrial deveria ser quem promova esta ferramenta, que hoje é comum em outros países da região, assim como no mercado de grãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário