sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Atualização Semanal BeefPoint - 11/02/11

Para Pensar
"São as palavras e as fórmulas, mais do que a razão, que criam a maioria dos nossos julgamentos." Gustave le Bon


Novidades dos Parceiros - Alltech
Saiba como produzir silagem de qualidade

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Últimas do MyPoint
A semana no MyPoint

Confira alguns dos conteúdos publicados nessa semana por usuários do Plano Pro do MyPoint:

Casale e a Fazenda Califórnia [Vídeo]: Cliente conta suas experiências com os produtos Casale.

Confinamento Castilho-SP [Foto]: Confinamento de grande porte com sistema de boitel.

XV Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos [Slideshare]: Décima quinta edição acontecerá em Uberlândia nos dias 17 e 18 de março.

Safe Trace demostra rastreabilidade da carne Primo Corte [Post]: Safe Trace, especializada no rastreamento de alimentos, demonstra como é feita consulta via internet às informações de cortes de carne da marca.


Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos


Novidades dos Parceiros - Bellman
Confinamento: dieta e manejo

Novas do BeefPoint
Curso inédito apresenta a Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos

A ultrassonografia tornou imprescindível ao profissional que pretende atuar na área de avaliação reprodutivo em bovinos e, por consequência, reprodução. O curso inédito de Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos pretende preparar o aluno para conhecer o funcionamento do equipamento, sobre as características dos diferentes modelos no mercado, requisitos importantes na seleção do equipamento, como gerar e interpretar imagens.
Produção de Eucalipto como diversificação de fonte de renda, conservação do solo e recursos hídricos

Respeitando-se a legislação ambiental, os ativos florestais desempenham importante papel na conservação dos solos e dos recursos hídricos. Trata-se de fonte de renda segura, com linhas de crédito disponíveis, além de possibilitar opção para diversificação da produção rural.
Diagnóstico e interpretação de resultados: base para projetos na pecuária

Em 1991 um grupo de profissionais de ciências agrárias sentiu a necessidade de troca de informações para crescimento profissional e pessoal. As assistências, então, zootécnicas tiveram que migrar para consultoria técnica, financeira e econômica após o Plano Real. Muito se estudou e se investiu para conciliar o conhecimento técnico à viabilidade financeira (fluxo de caixa) e econômica (rentabilidade final) das propriedades assistidas. O sucesso das propriedades assistidas pelo crescimento em tempos de crise trouxe novos clientes. Uma das premissas importantes para esse sucesso foi o Respeito à Cultura das Pessoas Envolvidas.
Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros

É comum encontrar na pecuária brasileira sistemas de cria que enfrentam limitações produtivas e econômicas como: baixa eficiência reprodutiva, atraso na idade ao primeiro acasalamento e baixa produtividade. No atual contexto econômico, existem oportunidades e ameaças para a atividade de cria. Para se manterem sustentáveis, esses modelos produtivos precisaram mudar e incorporar tecnologias de manejo, estratégias de gestão empresarial e intensificação da atividade buscando maior eficiência. Por isso, é fundamental um planejamento claro de objetivos do empresário e o conhecimento de ferramentas para ajudar a tomada de decisões.
Dicas de Sucesso
Como escolher as áreas onde será iniciada a adubação?

Um dos principais fatores de sucesso da adubação de pastagens, senão o principal deles, é a escolha correta das áreas que serão inicialmente adubadas na propriedade. É muito comum verificar que o produtor, na tentativa de melhorar ou recuperar determinada área menos produtiva ou em início de degradação, inicia erroneamente as atividades de melhoria da fertilidade do solo nas piores áreas da fazenda. Essa decisão, no entanto, certamente não é a mais adequada, uma vez que plantas forrageiras mais debilitadas são menos responsivas à adição de fertilizantes do que aquelas mais bem estruturadas e/ou manejadas. Nesse sentido, buscando-se a melhor eficiência produtiva e econômica de utilização do fertilizante aplicado, as melhores pastagens da propriedade devem ser prioritariamente adubadas.


Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte

Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos

Pécuaria de Cria: agregando valor à produção de bezerros

Ultrassonografia em Reprodução de Bovinos

Sanidade em Bovinos de Corte: principais conceitos sobre a saúde do rebanho

Leis Trabalhistas no Campo: da contratação à demissão, evitando ações trabalhistas

Adubação de Pastagens: conceitos essenciais

Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária

Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos


Panorama do Mercado
Mercado da carne melhora e garante semana de alta

Nesta semana o mercado do boi gordo se mostrou mais firme, com a arroba registrando valorização. Melhora no atacado de carnes e a dificuldade em adquirir matéria-prima por parte dos frigoríficos foram os fatores que ditaram o ritmo do mercado na última semana. O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo a prazo teve alta de 3,23% no período analisado, sendo cotado a R$ 106,32/@.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Conjuntura de Mercado
Janeiro: o ano começou com intensa queda de braço

Podemos dizer que o primeiro mês de 2011 foi marcado por uma intensa queda de braço entre pecuaristas e frigoríficos. O resultado disto foi uma grande oscilação nos preços da arroba. O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo a prazo acumulou valorização de 0,16%, terminando o mês com média de R$ 104,37/@. Com a chegada das chuvas era esperado um aumento de oferta, mas que até o momento não aconteceu de maneira considerável.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Especiais
China: novas oportunidades

Nos últimos anos quando se fala em China todos nós demonstramos enorme interesse. Nos últimos anos, o Mapa e a Abiec estão lutando para abrir este importante mercado para a carne bovina brasileira. No 18º Congresso Mundial da Carne, realizado em setembro do ano passado, em Buenos Aires, Argentina, assistimos a uma palestra de um representante chinês que informou um pouco sobre o mercado de carne do país. Jin Xiangyu, presidente & CEO da Sichuan Goldkinn Foods Co. Ltd prevê que o consumo de carne na China vai manter uma taxa de crescimento anual de 3% a 5% ao ano nos próximos 10 anos, e ai está o motivo do grande interesse da indústria mundial de alimentos nesse país tão distante.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.

Novidades dos Parceiros - Lallemand
Planejamento e Técnica facilitam a Ensilagem da Cana

Entrevistas
Mário De Beni Arrigoni: zootecnia de precisão deve ser adotada para garantir aumentos de produtividade

Um dos principais desafios é que, por um lado, os pecuaristas deverão quebrar seus paradigmas, principalmente os relacionados ao conceito extrativista e começar a acreditar nos técnicos e na tecnologia, e nós técnicos e pesquisadores, por outro, temos que demonstrar que eficiência e economicidade podem caminhar junto, para que a lucratividade seja da cadeia produtiva e não concentrada e setorizada. A agricultura optou pela precisão na produção há alguns anos, enquanto que a pecuária continua imprecisa, ou seja, teremos que acreditar que a zootecnia de precisão deva ser adotada e que a qualidade não necessariamente representará em aumentos de custos da atividade. Manejo de pasto, programa de melhoramento genético e boa gestão, provavelmente serão a diferença para os pecuaristas empreendedores.
Rafael Cervieri fala sobre aumento de produtividade na pecuária de corte

Conversamos com o zootecnista Rafael Cervieri sobre que é preciso para garantir o sucesso na produção de bovinos de corte. Para ele é essencial aumentar a produtividade por área, melhorar a eficiência reprodutiva (produzir mais e melhores bezerros), reduzir o tempo de recria, ter viabilidade econômica em cada fase produtiva e receber diferencial de preços por qualidade de carcaça de forma efetiva.
SIC
Proteínas e termogênese

Deliciosa - satisfatória - mantém a pessoa forte. Estas palavras são usadas com frequência para descrever os alimentos ricos em proteínas. Mas nem todas as fontes de proteínas são criadas iguais. As proteínas animais, como as carnes magras, ovos e produtos lácteos representam proteínas completas de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais, ou blocos construtores necessários ao organismo para se manter saudável. São estes tipos de alimentos que fornecem ao organismo a mistura correta em nutrição para construir e manter a massa muscular, o que exerce papel importante no fortalecimento para uma vida de bem-estar.

Por Licinia de Campos, Nutricionista e Membro do Comitê Técnico do SIC.
Rastreabilidade e Certificação
Ministro Rossi recebe certificadoras do grupo ÚNICA (SISBOV)

No dia 08 de fevereiro de 2011, o Ministro da Agricultura Wagner Rossi recebeu em seu gabinete uma delegação do Grupo Única. Em uma conversa produtiva e franca, o Ministério voltou a abrir as portas para as certificadoras na participação dos estudos e projetos de evolução e modernização do sistema. Na sua opinião, o que o MAPA e o ministro da agricultura Wagner Rossi precisam alterar/melhorar no Sisbov atual?
EUA: Whole Foods começa classificação de bem-estar animal em carnes vermelhas e brancas

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, com sede em Austin, Texas, anunciou oficialmente na terça-feira que está oferecendo carne bovina, suína e de frango certificada pelo sistema de Classificação do Bem-Estar Animal de 5 Passos (Step Animal Welfare Rating).

Fique Atento
Famasul lança Congresso Internacional da Carne
Sustentabilidade
EUA: sequestro de carbono pode ser a forma mais efetiva de reduzir as emissões da pecuária

O sequestro de carbono pode ser a forma mais efetiva de reduzir as emissões de carbono da produção de carne bovina dos Estados Unidos, de acordo com um novo relatório da Union of Concerned Scientists (UCS).
Marketing da Carne
EUA: Hooters lança campanha "Burger Mondays"

A rede de restaurantes norte-americana Hooters está usando as segundas-feiras como um impulso para aumentar o consumo de carnes. Como um tipo de resposta à tendência de se evitar o consumo de carne nas segundas-feiras chamada de "Meatless Mondays" (segunda sem carne), a rede lançou a campanha "Burger Mondays". Seu cardápio para as segundas-feiras traz cinco opções especiais de hambúrgueres, incluindo fritas, que custam US$ 5,99 ou mais.
USMEF destaca oportunidades para carne bovina dos EUA

O acesso aos mercados ainda é um importante desafio para os exportadores de carne bovina dos Estados Unidos, disse o presidente da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF), Charlotte Johnston. Entretanto, isso também representa grandes oportunidades. "As três principais oportunidades que eu vejo para as exportações de carne bovina dos Estados Unidos no momento incluem Rússia, China e Japão".
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais

Cotações
Mercado Físico do Boi - 10/02/11 Mercado Físico da Vaca - 10/02/11
Reposição Macho Nelore - 04/02/11 Reposição Fêmea Nelore - 04/02/11

Atacado - 10/02/11
Mercados Futuros - 10/02/11

Radares Técnicos
Gerenciamento
Imposto de renda do produtor rural: desafios e soluções
No Brasil, o Leão tem aumentado a sua voracidade e novas caças caem em suas garras todos os anos. O Leão está cada vez melhor preparado para encontrar a sua caça, ao mesmo tempo em que esta se encontra, muitas vezes, despreparada para enfrentá-lo. A caça dorme tranquila, por não conhecer bem o potencial do Leão, ou por estar mal informada de como o mesmo age.

Por Cilotér Borges Iribarrem e Enio Borges de Paiva, Consultores Safras & Cifras.
Giro do Boi
11/02/11
Boi gordo: oferta segue curta e indicador fecha em alta

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 104,31/@ com variação negativa de R$ 0,10. O indicador a prazo teve alta de R$ 0,10, sendo cotado a R$ 106,42/@.
CNA aposta em cenário firme para a carne em 2011

A crescente demanda interna e externa pela carne bovina produzida pelo Brasil vai alterar o atual modelo de produção, com mais investimentos em tecnologias, novo padrão de rastreabilidade, defesa sanitária eficiente e preservação ambiental. Juntos, esses itens garantirão a qualidade e o aumento da participação do produto brasileiro no exterior, cujas vendas devem aumentar 8,1% em 2011. Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o cenário mundial não oferece espaço para queda nos preços da carne bovina.
Boifrig: iranianos investem em planta paulista

Após enfrentar várias crises desde 2006, ser arrendado e enfrentar uma recuperação judicial, o antigo frigorífico Mozaquatro, em Fernandópolis (SP), agora rebatizado de Boifrig, foi salvo por um grupo de investidores iranianos. Eles injetaram R$ 15 milhões no arrendamento e na retomada da produção do frigorífico e têm planos para saltar de um abate diário de 200 cabeças para 750 cabeças de bovinos ainda este ano.
Abras pede desoneração de PIS e Cofins

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) defendeu, em nota distribuída hoje, que a desoneração de PIS e Cofins nas negociações de carnes bovina, de aves e de suínos se estenda a toda a cadeia e não somente aos frigoríficos.
Couro: exportação movimenta US$ 141,1 mi em janeiro

As exportações brasileiras de couros e peles contabilizaram US$ 141,1 milhões em janeiro deste ano, uma queda de 12% em relação a dezembro. Comparando as exportações de janeiro com as do mesmo mês dos anos anteriores verificamos um crescimento de 35% em relação a 2010 e de 92% em comparação a 2009, mas ainda uma queda de 23% ante janeiro de 2008 quando os embarques chegaram a US$ 183,49 milhões.
Japão recupera status de livre de aftosa

A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), com sede em Paris, na semana passada declarou o Japão como livre de febre aftosa, informou o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF) do país.
China: seca pode aquecer demanda mundial de grãos

A expectativa de que a China amplie as importações de açúcar e trigo por conta de reflexos climáticos adversos às produções das duas commodities no próprio país já alimenta uma nova frente de preocupação quanto ao rumo dos preços de ambas no mercado internacional.
Cresce compra de terras brasileiras por estrangeiros

Enquanto o governo brasileiro avalia impor limites à compra de terras por estrangeiros, multiplicam-se as aquisições fechadas em outros idiomas nas principais regiões agrícolas do país. Ainda que na maior parte dos casos a discrição seja vital para o acerto e players estabelecidos no mercado afirmem que esperavam um número de transações maior do que o noticiado, o fato é que o movimento está em curso e ainda deverá ganhar mais força.
10/02/11
Quem explica boi magro de R$100,00/@ em GO?

Quem explica boi magro de R$100,00/@ em GO? E no TO?, essa questão foi levantada por José Guedes hoje no Twitter. Na opinião de Gustavo Figueiredo, "o pessoal aqui de SP está comprando esses animais no Centro-Oeste e Norte e trazendo pra cá!". Como está o mercado na sua região?
Cepea: como é apurado o indicador de boi gordo?

Confira como é feito do levantamento do indicador de boi gordo pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Conab: safra de grãos deve chegar a 153 milhões de ton

A safra nacional de grãos do ciclo 2010/2011 deve chegar a 153 milhões de toneladas, com mais um recorde de produção e aumento de 2,6% ou cerca de 3,8 milhões de toneladas a mais que a safra passada (149,2 milhões de toneladas). Com relação ao último levantamento, realizado em janeiro, a produção cresceu 2,4%, o equivalente a 3,6 milhões de toneladas. Já a área de cultivo deve aumentar 3,1%, atingindo 48,8 milhões de hectares. Os números são do quinto levantamento realizado pela Conab no mês passado e divulgado nesta quarta-feira (9).
IBGE: produção da agroindústria cresce 4,7% em 2010

A produção da agroindústria brasileira cresceu 4,7% em 2010, após apresentar queda de 4,8% em 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, embora a recuperação tenha sido positiva, o desempenho da agroindústria ainda ficou abaixo do resultado da indústria em geral, que avançou 10,5%.
Multinacionais já negociam novos preços no varejo

É pouco provável que o Brasil consiga passar ileso às mudanças na política de preços que começam a ser definidas pelos grupos multinacionais de bens de consumo. Em dezembro e janeiro, as subsidiárias de alguns desses grupos sondaram três das maiores redes varejistas do país para tratar de reajustes nas tabelas.
Brasil: uso da internet no agronegócio é incipiente

Ferramentas de reconhecida eficiência para disseminar ideias e fazer negócios, as redes sociais ainda estão longe do radar dos integrantes do agronegócio brasileiro. De grandes empresas globalizadas a pequenos produtores ainda são incipientes as iniciativas para explorar o potencial da chamada web 2.0, aponta o estudo "Agronegócios 2.0, benefícios das redes sociais para o agronegócio", elaborado pela TerraForum Consultores, empresa com foco em gestão do conhecimento e inovação.
Uruguai: volume das exportações caiu 13,4% em janeiro

As exportações de carnes, miúdos e derivados do Uruguai somaram US$ 126,8 milhões, contra US$ 1,087 bilhão exportados no mesmo período do ano anterior (1 de janeiro a 29 de janeiro), o que mostra um aumento de 31,9% em valor. A carne bovina representou 78% do total exportado, enquanto a participação da carne ovina foi de 6%. Com relação à carne bovina expressa em peso com osso, as exportações foram de 27.293 toneladas, 13,4% a menos do que no mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 31.506 toneladas.
USDA reduz projeção de estoques de milho e preços sobem

O corte promovido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em suas estimativas para os estoques finais de milho do país e no mundo nesta safra 2010/11 deu fôlego extra às cotações internacionais dos principais grãos, que já rondam picos em 30 meses.
09/02/11
Abiec estima crescimento de 8 a 10% na exportações

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, o setor trabalha com uma estimativa de crescimento entre 8% e 10% nas exportações de carne bovina deste ano. "Pretendemos fortalecer os mercados para os quais já dispomos de boa relação comercial, inibir a restrição imposta a certas plantas para ingresso a mercados como a China, por exemplo, e aumentar as vendas para Marrocos, Cuba e Iraque. Também visualizamos mercados de bom potencial de consumo, como a Turquia", sinaliza.
Indicador registra nova alta e é cotado a R$ 105,52

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,97/@ com variação positiva de R$ 0,15. O indicador a prazo teve alta de R$ 0,10, sendo cotado a R$ 105,52/@.
MT: Frialto quer reativar unidade de Nova Canaã

O Grupo Frialto quer antecipar seus projetos e prevê a reabertura da unidade frigorífica de Nova Canaã, norte de Mato Grosso, para 2011 e não 2012 como havia previsto em seu plano de recuperação judicial aprovado em dezembro de 2010.
UE: missão vem ao Brasil avaliar controle de resíduos

Uma missão de técnicos da União Europeia chega ao Brasil no final deste mês para inspeção de resíduos nas carnes brasileiras exportadas ao bloco. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, embora seja uma visita de rotina, durante a qual serão avaliados laboratórios, sistemas de amostragens e comprometimento com o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), esta é a primeira vez que a carne suína foi incluída na pauta que definiu o roteiro dos técnicos europeus.
CNA ressalta importância do Novo Código Florestal

O crescimento da produção agropecuária nacional depende de um quadro de segurança jurídica no campo que envolva a atualização da legislação ambiental e garanta a legalização de 90% da atividade rural desenvolvida no País. Para a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o caminho para atingir esse objetivo é a aprovação da atualização do Código Florestal proposta pelo relator da matéria na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP).
Grãos: maior produção pode ajudar a conter inflação

O Ministério da Agricultura informou ontem (8) que a entrada da safra de verão no mercado deve conter o ritmo de alta dos preços dos alimentos. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Goiás e São Paulo, que já iniciaram a colheita em janeiro, a expectativa é que, até abril, cerca de 119 milhões de toneladas de grãos, principalmente arroz, feijão, milho e soja, sejam colhidas. O número representa quase 80% dos 149,4 milhões de toneladas previstas para o ciclo 2010/2011. Se a expectativa de desaceleração dos preços dos alimentos se confirmar, isso também pode ocorrer com os índices de inflação.
Preço do milho faz Nordeste olhar Argentina

O preço do milho alcançou patamar tão elevado no mercado doméstico que já se aproxima dos valores do produto originado na Argentina. No Nordeste a cotação do milho está na casa de R$ 34 a R$ 35 por saca. O milho argentino posto em fábricas próximas ou a cerca de 100 quilômetros dos portos nordestinos sairia por R$ 35 a R$ 35,60, considerando um preço de US$ 285 por tonelada.
MS: sindicato pede reabertura de frigoríficos

A retomada do status de área livre de aftosa com vacinação para todo Mato Grosso do Sul, com o fim do bloqueio à carne produzida em 13 municípios da região de fronteira, pode incentivar a reabertura de seis grandes frigoríficos do Estado, que estão fechados por motivos variados, é o que acredita o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região, Rinaldo de Souza Salomão.
Uruguai busca fazer mais negócios com a Rússia

Uma delegação de industriais, produtores e autoridades do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) foi para a Rússia para promover a carne uruguaia na feira ProdExpo Moscow. A feira será realizada durante toda a semana na capital russa e, pelo quarto ano consecutivo, o Uruguai busca promover suas carnes em seu principal destino de exportação.
08/02/11
Crise no Egito afeta exportações de carne bovina

As turbulências no Egito levaram empresas brasileiras exportadoras de carne bovina a suspender ou a reduzir o ritmo de produção de cortes destinados àquele mercado. A decisão foi tomada, no fim da semana passada, porque os distúrbios no país afetaram novos embarques do produto, segundo Antônio Camardelli, presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (Abiec).
Boi gordo fecha em alta e futuros acompanham

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,82/@ com variação positiva de R$ 0,76. O indicador a prazo teve alta de R$ 1,21, sendo cotado a R$ 105,42/@. Na BM&FBovespa todos os vencimentos apresentaram variação positiva.
Minerva comenta impactos da crise no Egito

O Minerva S.A. emitiu um comunica ao mercado ontem, em face das notícias veiculadas acerca da crise política no Egito. A empresa ressaltou que sua exposição a este mercado é bastante reduzida, representando aproximadamente 3% da receita bruta total acumulada até 30 de setembro de 2010.
Tatuibi estuda abertura de capital

O frigorífico Rodopa Exportação de Alimentos & Logística Ltda (Tatuibi) pode emitir dívida em dólar ainda este ano e realizar uma oferta inicial de ações em 2014, disse o presidente da empresa, Sérgio Longo.
MS: conscientização é essencial para conter aftosa

A retomada do status sanitário na Zona de Alta Vigilância (ZAV) não significa descanso. O trabalho continua com mais liberdade e responsabilidade por parte do produtor e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que mantém as ações de fiscalização na região. Uma reunião deve acontecer nos próximos dias para ajustar as medidas que serão flexibilizadas, findadas e mantidas nos municípios fronteiriços. "Estamos pensando em um programa de política de fronteira prevendo ações, custo e, principalmente, um trabalho de conscientização", antecipa a Diretora Presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo.
PA: Ibama embarga bois que seriam exportados ao Egito

Na tarde da última sexta-feira (04/01), o Ibama embargou a exportação de cerca de 17 mil cabeças de gado para o Egito, sob suspeita dos animais terem sido criados em áreas ilegalmente desmatadas no Pará. O rebanho pertence a uma empresa agropecuária, que pretendia enviá-lo de navio ao Oriente Médio, pelo porto de Barcarena, a 70 Km de Belém. Segundo a Superintendência do Ibama no Pará, a empresa foi notificada em 31/01 a comprovar que o gado tinha origem em áreas regularizadas para a atividade pecuária, e não em fazendas embargadas pelo Ibama.
Gado em pé: ABEG pede maior atenção às regras

O BeefPoint teve acesso a uma carta enviada pela Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (ABEG) à diversas autoridades da República, onde a Associação pede atenção às exigências feitas pelo Mapa para a exportação de gado em pé e que todas as regras sejam cumpridas por todos os exportadores.
Rossi critica plano francês de regulação de alimentos

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi criticou ontem (7) a posição defendida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, de intervir nos preços das commodities por meio da criação de estoques reguladores. Rossi lembrou que a pressão gerada pela valorização das commodities agrícolas é uma realidade, mas que se deve a uma série de fatores e nenhum deles é "culpa do Brasil".
MG: produtor pede reativação de planta do Independência

Representantes do governo do Estado e dos produtores rurais do Norte de Minas se reúnem hoje para discutir uma saída para o frigorífico Independência, de Janaúba/MG, desativado em junho do ano passado, e que está em processo de recuperação judicial. No encontro, os produtores vão pedir apoio ao governo para que o frigorífico seja reativado, com a concessão de incentivos fiscais para facilitar a operação.
Rússia: importações de carne bovina caíram 2% em 2010

As importações de carne bovina da Rússia durante 2010 caíram em 2% com relação ao ano anterior, para 625.830 toneladas - bem menos que as 810.729 toneladas registradas em 2008.
07/02/11
MS: ZAV conquista status livre de aftosa com vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), por meio da Comissão Científica, reconheceu nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, a Zona de Alta Vigilância (ZAV) de Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa com vacinação. Com isso, todo o estado passa a ter essa classificação.
Boi gordo é cotado a R$ 104,21/@

Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,06/@ com desvalorização de R$ 0,42. O indicador a prazo teve queda de R$ 0,60, sendo cotado a R$ 104,21/@.
Mapa: exportação de carne deve continuar em destaque

O destaque das exportações do agronegócio ficará com o avanço das exportações de carne, diz Gasques. Até o fim da década, a fatia de mercado da carne de frango brasileira saltará de 42% para 48%; e a de carne bovina, de 25% para 32%.
Carlos Cogo aposta em aumento do consumo de carnes

O consumo de carne bovina per capita no Brasil atingiu 37,5 quilos em 2010. Isto representa uma alta de 5,1% em relação a 2009. O crescimento se dá mesmo com a elevação dos preços em 38,7% no varejo, e 32,9% para o consumidor. O levantamento é do consultor Carlos Cogo. Segundo ele, o aumento da demanda das classes C e D impulsionaram o consumo.
Preço da terra alcança níveis recordes

De carona não só no boom dos preços dos alimentos, que atingiram em janeiro as maiores cotações em 21 anos no mundo, o valor das terras no Brasil disparou. No Sudeste, Nordeste e Norte, o preço do hectare chegou a dobrar em algumas regiões entre janeiro e dezembro de 2010. As terras mais valiosas do País estão no Sul e Sudeste, regiões dotadas de melhor infraestrutura.
Tyson comemora aumento no lucro

A norte-americana Tyson Foods anunciou um salto de 86% no lucro do primeiro trimestre fiscal, para US$ 298 milhões, ou US$ 0,78 por ação, ante US$ 160 milhões, ou US$ 0,42 por ação, no mesmo período do ano anterior. A processadora de carnes foi beneficiada pela alta dos preços, dos volumes de venda e das margens na maioria dos segmentos de negócios. A Tyson tem boas perspectivas para 2011, mesmo com a redução nas margens do setor de carne bovina.
Japão importou mais carne bovina em 2010

As importações de carne bovina pelo Japão durante 2010 totalizaram 499.531 toneladas, 4% a mais que no ano anterior. Os envios dos Estados Unidos aumentaram em 32% com relação ao ano anterior, para 91.618 toneladas, mas ainda foram apenas 34% do nível de antes da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ter sido registrada nos Estados Unidos em 2003 (267.277 toneladas). As importações de carne bovina dos Estados Unidos pelo Japão em 2010 foram assistidas pelo enfraquecimento do dólar e pelo rejuvenescido foco de exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário