Para Pensar
"O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário." Sêneca
Cotações
Mercado Físico - 01/04/11
Mercados Futuros - 01/04/11
Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:
Minha apresentação sobre sustentabilidade e certificação na cafeicultura - Por Natália Sampaio Sene Fernandes
Vamos tomar uma bica? - Por Amanda de Oliveira Moda
Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti
O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Novas do CaféPoint
Estratégias de Negociação
Todos nós negociamos em vários momentos de nossas vidas, a diferença é que alguns são treinados para isso e negociam de forma regular e planejada, conseguindo sempre bons resultados. Opta-se pela negociação quando não se quer correr o risco do confronto: de que um lado perca completamente e o outro saia como absoluto vencedor. Tudo é absolutamente negociável desde que se saiba colocar o assunto em negociação.
Conjuntura de Mercado
Lições de Jirau
A violência em Jirau acabou chamando menos a atenção do que merecia. Em meio aos terremotos no Japão e à crise na Líbia, sobrou pouco espaço para esse assunto nos jornais. E olha que pautas não faltam: Jirau é muito mais do que energia elétrica. Sua construção reflete um projeto estratégico para a região amazônica. Da mesma maneira, o deslocamento de milhares de trabalhadores para a região impõe questões inquietantes.
Por Maria Sylvia Macchione Saes e Bruno Varella Miranda, Pesquisadores do PENSA.
Análises de Mercado
Real firma sem conseguir segurar o café
Os altistas no café acreditavam que a firmeza do real daria suporte para os preços do terminal, sem falar do surpreendente equilíbrio do Euro e da falta de continuação da recuperação do índice do dólar (cesta de moedas). Nada disto entretanto foi suficiente para evitar o fechamento do contrato "C" no menor nível desde 11 de fevereiro último.
Por Rodrigo Corrêa da Costa, Vice-presidente da Corretora Newedge (EUA).
Rainforest Alliance Certified: a certificação como ferramenta de gestão e oportunidades de mercado
Estratégias de Negociação
Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos
Fique Atento
Epamig realiza dia de campo integrado "Café com Leite" no dia 5 de abril
Vitória/ES: 8º Simpósio Estadual do Café acontece de 12 a 14 de abril
Marketing do Café
Cafés do Brasil na Fórmula Indy 2011
A temporada 2011 da Fórmula Indy começou com a corrida de Saint Petersburg, na Flórida (Estados Unidos), no último final de semana (26 e 27 de março). A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com as entidades representativas de diversos setores da economia, desenvolve inovadora plataforma de promoção dos produtos e serviços brasileiros e realização de negócios durante as provas da categoria mais importante do automobilismo norte-americano.
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para Vila Pavão, ES:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Pergunte ao Meteorologista
Ibitirama/ES: este ano será mais chuvoso que 2010
Este ano será mais chuvoso que 2010. As frentes frias avançarão com maior frequência pela costa do Brasil, organizando chuvas sobre o Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais.
Intensidade de frio para o inverno ainda é incerta. Fiquem atentos!
Conforme tenho escrito, não há nada conclusivo. Até a semana passada, escrevi que existiam fatores que favoreciam o frio e que isto causa-me preocupações. Entretanto, em conversas com outros meteorologistas, também é possível falarmos em fatores que desfavorecem este frio.
Frio intenso pode aparecer no inverno de 2011
Uma simulação americana chamada de CFS, indica três ondas de frio neste ano, uma em junho, outra em julho e a terceira em agosto, sempre acontecendo nos primeiros dez dias de cada mês. Se elas serão capazes de provocar geadas, veremos mais para frente.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Giro de Notícias
04/04/2011
Leitora pede atenção à qualidade da safra de conilon
A leitora do CaféPoint Samara Cuquetto Batista, de Nova Venécia/ES, enviou um comentário ao artigo "Qual a previsão para início da colheita do café?". Acesse e leia a carta na íntegra.
Clonagem visa descafeinar o café ainda na árvore
Já é possível tirar café descafeinado direto do pé! Esta é uma das mais inovadoras pesquisas do Instituto de Biologia da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo e está bem adiantada.
OIC: ciclo baixo no Brasil reduzirá exportação de café
As exportações de café arábica de qualidade devem diminuir por causa do ciclo baixo no Brasil em 2011, afirmou o presidente da Organização Internacional de Café (OIC), José Sette. "Tivemos bons fluxos de arábica de qualidade durante os primeiros meses deste ano, mas deve ser difícil mantê-los durante o resto do ano-safra porque a temporada é de bienalidade baixa no Brasil", disse. O País é o maior produtor mundial de café.
México valoriza café produzido e processado no país
A diretora geral do Fundo Nacional para o Fomento de Artesanatos (Fonart), do México, Rafaela Luft Dávalos, disse que é necessário incentivar o consumo de café colhido, processado e embalado no México, pois quase 80% da produção nacional é terminada e comercializada por nações estrangeiras.
Consumo das classes C e D não será freado
A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou que as medidas do governo para conter o consumo não deverão atingir o varejo nem frear os gastos dos consumidores de baixa renda. "Não acredito que terá efeito sobre o consumo das classes C e D", afirmou à imprensa na noite de ontem após fazer uma palestra para executivos em São Paulo.
Mercosul é contra controle de preços de commodities
O aumento dos preços de produtos agrícolas e a volatilidade das commodities no mercado internacional motivaram ministros da Agricultura de seis países da América do Sul a esboçar uma estratégia comum para enfrentar o tema. A iniciativa da França de controlar os preços das commodities levou o Conselho Agropecuário do Sul (CAS), composto pelos ministros de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, a manifestar descontentamento com a proposta.
01/04/2011
Qual a previsão para início da colheita do café?
Os frutos do café já estão no pé. Os grãos já estão formados, variando entre grãos verdes e maduros. De modo geral, não há previsão de grandes precipitações nos meses de colheira ao ponto de atrapalharem o processo. Qual a previsão para o início da colheita em sua propriedade? Acesse e participe.
Cafeicultor tem linha de crédito para quitar dívidas
Medida, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), destina R$ 300 milhões para produtores refinanciarem seus débitos. Os recursos beneficiarão regiões com problemas de endividamento crônico.
Aldo Rebelo pode alterar Código Florestal
O relator do Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), confirmou nesta quinta-feira que poderá retirar do seu substitutivo a chamada 'moratória do desmatamento'. O deputado também está disposto a acatar a sugestão de agricultores familiares quanto a uma redução ainda maior das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios, e defendeu ainda a simplificação da averbação da reserva legal.
OIC: Conselho Internacional instala Comitê de Projetos
A 106ª Sessão do Conselho Internacional do Café - aberta na segunda feira, dia 28 de março, na Sede da Organização, em Londres - acaba de estruturar quatro comitês: de Estatística; de Finanças e Administração; de Promoção e Desenvolvimento de Mercado; e o de Projetos. Esses órgãos têm a função de auxiliar o Conselho, autoridade máxima da Organização Internacional do Café (OIC), no exercício de suas atribuições. Essa é a primeira sessão após a entrada em vigor do novo Acordo Internacional do Café - AIC 2007, em fevereiro deste ano.
OIC: exportação mundial cresce em fev/11 frente a 2010
A Organização Internacional do Café (OIC), com base em dados preliminares recebidos dos países membros, projetou que foram embarcadas 8.483.750 sacas de 60 kg de café, em fevereiro de 2011, por todas as nações produtoras. Esse volume é 14,83% superior ao registrado no segundo mês de 2010, quando foram exportadas 7.388.078 sacas, mas 4,08% menor do que o montante apurado em janeiro deste ano (8.844.488 sacas).
Brasil conta com apoio para candidatura à OIC
As bases para uma bem-sucedida candidatura brasileira ao cargo de diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) já estão formadas, embora a nomeação só ocorra em setembro próximo, durante reunião do Conselho da entidade, em Londres. "O processo decolou bem e agora vamos passar por um período de consolidação do pleito", afirma o diretor do Departamento do Café, Robério Silva, do Ministério da Agricultura, que é o candidato brasileiro ao cargo.
Tanzânia: produção de café pode cair 27% em 2011/12
A produção de café da Tanzânia poderá cair até 27% no ano comercial, até junho de 2012, à medida que a seca no país do leste da África deverá cortar os rendimentos, disse a agência de café do país.
31/03/2011
Fundamentos são altistas e cotações voltam a subir
Após quedas consecutivas, as cotações do café encerram a quarta-feira (30) em alta, apoiadas nos fundamentos altistas de oferta bastante restrita, sem possibilidade de suprimento da demanda mundial pelo produto. Na bolsa de Nova York o vencimento maio/11 teve valorização de 335 pontos, fechando a 264,80 centavos de dólar por libra-peso. O leitor do CaféPoint José Luis, de Santo Antonio do Jardim/SP, comentou que na sua região a safra já começou e o primeiro lote (50 sacas) de café arábica, tipo 6, bebida dura para melhor, com 25% de verde, está sendo negociado a R$ 475,00/saca.
Atuar no exterior exige modelo de gestão global
Em 2002, quando os irmãos Rafael e Rodrigo Peres, donos da torrefação Café do Centro, receberam a visita de um grupo de empresários japoneses interessados em negociar com uma empresa de tradição no ramo, não imaginavam que quatro anos depois abririam uma cafeteria própria em Tóquio. "O movimento de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras tem crescido nos últimos anos mais por uma tendência natural de um mercado globalizado do que por incentivos", afirma Felipe Borini, professor de mestrado de gestão internacional da ESPM.
Conab leiloará 54 mil sacas de café na próxima semana
O governo vai realizar no dia 05 de abril, terça-feira, dois leilões de café de estoques oficiais. Os dois avisos de venda de café, 99 e 100, da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), ofertam um total de 3.265.320 quilos (54.422 sacas). O primeiro leilão inicia às 09 horas, com o segundo ocorrendo na sequência.
Ásia, na mira do café salvadorenho
Até o final de sua gestão, o Governo atual de El Salvador espera aumentar entre 767 mil e 1,15 milhão de sacas de 60 quilos a produção de café, através de seu projeto de renovação do parque cafeeiro que será lançado antes de maio. Aumentar a produção implica encontrar novos mercados para este produto que, tradicionalmente, é exportado para Alemanha, Estados Unidos, Japão e Canadá, disse a diretora executiva do Conselho Salvadorenho de Café (CSC), Ana Elena Escalante.
Setor supermercadista aumenta faturamento em 2010
O faturamento combinado das 20 maiores redes supermercadistas do Brasil cresceu 20,1% em 2010, na comparação com o ano anterior, somando R$ 115,8 bilhões, de acordo com o 34º Ranking Abras, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen, empresa de pesquisa de mercado.
30/03/2011
Análise: consequências da alta nos preços do café
Em 2010 a valorização do café arábica foi de 36,82%, e a do conilon de 10,51%. No mesmo período o café para o consumidor aumentou apenas 1,14%. De acordo com Jacques Carneiro, diretor da Carmo Coffees, algumas coisas vão acontecer diante dessas situações. "Nessa volatilidade, as indústrias vão mostrar a cara sem máscara, na qualidade do produto, no respeito ao seu consumidor." Diogo Ribeiro da Luz, da Bravo Café, comenta que o interessante é que, por um bom tempo, indústria tradicional e lavoura estavam carregando um "congelamento de preços" e, de outro lado o café na xícara, cujas vendas crescem, mais que dobrou de preço, senão triplicou em 9 anos.
Arábicas registram 2ª queda na semana; conilon sobe
Pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (29) as cotações do café encerraram com desvalorizações tanto nos mercdos futuros como no físico. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 514,28, com desvalorização de R$ 2,49 segundo o indicador Cepea/Esalq. O indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6/7, peneira 13 acima, ficou em R$ 220,54 a saca, com alta de R$ 0,12/sc. No mês a alta acumulada é de R$ 6,72/saca.
Porto de Santos: exportação de café cresce 48% em 2011
As exportações de café em grãos pelo Porto de Santos cresceram 48,3% no primeiro bimestre de 2011, comparado ao mesmo período do ano passado. Os embarques no acumulado janeiro-fevereiro chegam a 237.845 toneladas de café em grão, contra 160.345 ton no mesmo período de 2010.
MG: governador garante Fundo Estadual do Café para 2012
O governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastásia, disse que o Fundo Estadual do Café passa a funcionar a partir de janeiro do ano que vem. "O Fundo Estadual do Café será concebido e colocado no orçamento apresentado à Assembleia em 2011, para vigorar já em 2012, conforme nos comprometemos", disse o governador.
Leilão Conab negocia 2,6% da oferta de 97 mil sacas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) concluiu ontem dois leilões de venda de café. O primeiro remate negociou apenas 2,65% (154.959 kg, ou 2.583 sacas de 60 kg), de um total ofertado de 5.843.297 kg de café em grãos (97.388 sacas), safra 2002/2003, conforme aviso de venda número 087/11.
Redes Neurais Artificiais ajudam em previsão de safra
Para ajudar em previsões de safras mais confiáveis, bem como na identificação do atual parque cafeeiro, a aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) na classificação de dados de Sensoriamento Remoto tem se mostrado uma abordagem promissora. Lívia Naiara de Andrade acaba de defender dissertação de Mestrado sobre o assunto.
Febraban propõe mudança no crédito rural
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encaminhou neste mês ao Mapa várias propostas de mudanças nas normas do crédito rural, para tornar ágil a aprovação dos financiamentos e elevar o volume de recursos dos bancos privados para o agronegócio. A instituição propõe que as mudanças sejam postas em prática já em 2011/2012.
Aldo revê "desmatamento zero" em relatório
O novo texto da reforma do Código Florestal Brasileiro, ainda em elaboração pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), revogará a proposta de "desmatamento zero" aprovada no relatório da comissão especial da Câmara, em julho de 2010. O relator informou ontem (29) após audiência no Senado, que extinguirá a chamada "moratória" de cinco anos prevista em seu texto anterior. "Há pedidos de todos os lados para acabar com isso. E vou acolhê-los", disse.
Uganda: safra 2010/11 será maior que a anterior
A produção de café da Uganda na safra 2010/11, que se encerra em setembro, deverá atingir 2,8 milhões de sacas de 60 quilos, com o auxílio do bom rendimento da segunda colheita nas regiões de cultivo do oeste e sul do país, de acordo com um oficial da indústria.
29/03/2011
Sylvia Saes: quando regulamentar o mercado?
Alguns representantes do setor defendem que a volatilidade de preços acentuada pelos movimentos dos mercados financeiros requer a regulamentação, em prol do produtor rural e da sua cadeia produtiva. Sempre é bom ressaltar que o histórico de quase cem anos de regulamentação mostrou que a política de defesa da valorização de preços do café não teve um final feliz para o setor: aumento da oferta e perda da participação do Brasil no mercado internacional.
Perspectivas para próxima safra de café no Brasil
Na última quinta e sexta-feira (24 e 25), cerca de 150 profissionais ligados à cadeia produtiva do café se reuniram em Poços de Caldas, para o tradicional encontro de integração entre os Grupos Técnicos em Cafeicultura (GTEC's Café / Syngenta). Com ênfase na evolução do setor, a reunião objetivou a construção coletiva de um diagnóstico da cafeicultura, com a apresentação dos desafios, conquistas, do contexto atual da atividade e das percepções sobre a próxima safra nas principais regiões produtoras.
Associação 4C inova e se adapta aos seus membros
A Diretoria Executiva da 4C anunciou que a Associação 4C iniciará a fase de transição da implantação de seu novo modelo de negócios, o qual estará em pleno funcionamento no início de 2012. O novo enfoque permitirá que a Associação 4C adapte seu modus operandi para melhor atender às necessidades de seus membros no contexto atual do mercado cafeeiro.
Marco Suplicy: em breve estaremos em todas as capitais
A primeira unidade da Suplicy Cafés Especiais, aberta em 2003, fez sucesso entre os paulistanos. Hoje, a rede já tem 7 cafeterias e o empresário planeja uma ambiciosa expansão. "O mercado de cafés de qualidade superior cresceu muito nos últimos dez anos. Vamos pegar carona nesse movimento e mais do que dobrar o número de lojas nos próximos dois anos".
Costa Rica quer importar café peruano
A Câmara de Torrefadores de Café da Costa Rica pediu a abertura de uma negociação para importar café do Peru, aproveitando o marco da negociação de um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os dois países. O interesse dos empresários é obter melhores condições para a importação de café verde, o qual, segundo dizem, ajudaria a compensar a escassez enfrentada pela indústria costa-riquenha neste momento para abastecer o consumo interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário