quarta-feira, 7 de abril de 2010

Café: mercado futuro registra queda, físico valoriza
As cotações futuras do café arábica encerraram a terça-feira (16) em queda após altas durante as duas últimas semanas. Em Nova York, o primeiro vencimento, maio/10, teve queda de 45 pontos, fechando a 139,20 centavos de dólar por libra-peso. O preço da saca de 60 quilos do café arábica no mercado físico seguiu em movimento contrário ao mercado futuro, registrando alta de 0,50%, fechando a R$ 285,93, segundo indicador Cepea/Esalq.
Ronaldo Figueiredo: e o nosso dinheiro com quem fica?
O leitor do CaféPoint Ronaldo Casado Figueiredo, produtor de café de Abatiá/PR, enviou um comentário ao artigo "Safra 2010/11: qual será o comportamento dos preços?", apontando algumas situações relacionadas aos preços do café. Acesse e leia a carta na íntegra.
Camex veta importação de café via drawback
Em reunião realizada em 5 de abril, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) postergou a decisão sobre um pedido para a autorização de importação de café robusta pelo regime de drawback. O pleito do setor industrial era importar o correspondente a 20% da exportação brasileira anual da variedade, o que corresponde a aproximadamente 600 mil sacas de 60 kg ao ano.
Café gourmet: consumo no Brasil cresce 2,7% em 2009
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou o Estudo Anual sobre o Consumo de Café em todo o país, e aponta que no ano passado 97% dos entrevistados haviam tomado café no dia da entrevista e no dia anterior. A preferência pelo tipo de café também apresenta novas tendências. O consumo por grãos gourmet e especiais mais que duplicou, comparando-se 2008 com o ano passado. O Café do Centro, maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país, registrou índices acima do mercado de gourmet que cresce de 15 a 20% ao ano segundo a ABIC. A torrefadora obteve aumento de 40% nas vendas em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário