Atualização Semanal CaféPoint - 16/11/10
Para Pensar
"Na maior parte dos homens, as dificuldades são filhas da preguiça." Samuel Johnson
AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Cotações
Mercado Físico - 12/11/10
Mercados Futuros - 12/11/10
Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:
Pesquisa CaféPoint: resultado será apresentado em Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis - Por Natália Sampaio Sene Fernandes
O Café na ESPAÇO CAFÉ BRASIL - Por Alexandre Noga
Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti
Como as pessoas gastam seu tempo na internet? - Por Marlizi M. Moruzzi
O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Novas do CaféPoint
Pesquisa de mercado CaféPoint: resultado será apresentado em Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis
Em setembro o CaféPoint lançou uma pesquisa de mercado para saber qual a visão atual dos produtores de café em relação ao tema sustentabilidade e certificação. Qual o verdadeiro significado de sustentabilidade? Os produtores, industriais e consumidores estão cientes do que isso representa? Vale a pena certificar? O resultado da pesquisa será apresentado no 2° Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis, que irá acontecer de 17 a 19 de novembro próximo, em Poços de Caldas, MG.
Relatórios Mensais
Vetores dinâmicos para o mercado de café
Qualquer um que se arrisque a analisar criteriosamente o mercado de café, com certeza observará que o segundo semestre de 2010 veio para demonstrar aspectos antes desconsiderados nas mais destacadas interpretações. Se é que as leis da economia não foram revogadas, a diminuição do consumo normalmente repercute em ajustes de preços para baixo. Que fatores econômicos ou não estariam por trás da escalada nos preços do café?
Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Pesquisador do IEA.
Café & Saúde
Café, na contramão da obesidade e depressão
O tradicional café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode ser um grande aliado à saúde. Se apreciado com moderação, ele pode auxiliar no combate à obesidade, depressão, alcoolismo, distúrbio de déficit de atenção e embotamento cerebral.
Aroma de café estimula áreas de prazer no cérebro. Você sabia?
O café virou mania no mundo inteiro. Mais ainda, entre os brasileiros. Acredite: os brasileiros tomam 430 milhões de cafezinhos por dia. E é esse consumo que está despertando a atenção de pesquisadores. Um centro de neurociências do Rio de Janeiro quer analisar a ação do café no cérebro, começando pelo aroma. É que, nesse aspecto, segundo os pesquisadores, não existe substância mais rica na natureza.
Fique Atento
ES: evento discute cafeicultura e lança projeto de melhoria da qualidade do café conilon
MG: criada 1ª Associação Fair Trade do Cerrado
Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis: de 17 a 19 de novembro
FAEMG lança livro sobre retrato da cafeicultura de montanha: faça o download
Marketing do Café
Starbucks abre loja em El Salvador com o objetivo de se expandir na América Central
A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, abriu sua primeira loja em El Salvador, onde compra café desde 1971, gerando 30 postos de trabalho e com o objetivo de se expandir em toda a região da América Central.
Apex-Brasil apresenta Projeto Fórmula Indy para 2011
No dia 18 de novembro, no Hotel Hilton, em São Paulo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e os representantes da Fórmula Indy, categoria mais importante do automobilismo norte-americano, apresentarão detalhes das ações de promoção comercial a serem realizadas na temporada 2011. Ao promover encontros entre empresários brasileiros e potenciais compradores estrangeiros nos fins de semana das corridas da categoria, a Apex-Brasil facilitou a realização de negócios de diversos setores, como alimentos e bebidas, como o café.
EUA: Burguer King distribuirá café de graça às sextas-feiras em novembro
O Burger King, com o objetivo de impulsionar seus produtos de café da manhã, resolveu distribuir café de graça às sextas-feiras de manhã durante esse mês nos Estados Unidos. A meta é promover o novo cardápio de café da manhã, que começou a ser vendido em setembro. A companhia lançou uma grande campanha publicitária com o objetivo de conquistar parte do mercado liderado pelo McDonald's.
Concursos de Qualidade
7º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café
11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil 2010: 47 lotes vão à fase internacional
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para Sarutaia, SP:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Pergunte ao Meteorologista
Jussari/BA: chuvas fortes e generalizadas a partir de 18 de novembro
Uma boa notícia para o curto prazo é que as chuvas fortes e generalizadas de novembro retornarão a partir do dia 18. Até o dia 27 de novembro, o acumulado de fato passará dos 100mm, chegando a aproximadamente 140mm nas duas regiões.
Alerta para queda de granizo em região de divisa São Paulo - Minas Gerais
A previsão para esta semana é de chuva alternada com períodos de melhoria. Choverá em praticamente todos os dias, com exceção dos dias 18 e 19 de novembro. Alerta-se para o risco de trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em toda a região de divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Cambuquira/MG: deve chover entre 15 e 18 de novembro
Além da chuva prevista para esta quarta-feira associada com a passagem de uma frente fria, voltará a chover entre 15 e 18 de novembro.
Sul da Bahia: Com La Niña, nada garante boa frequência de chuvas para o verão
Em todos os meses, com exceção de fevereiro, a previsão é de chuva irregular e abaixo da média. É importante um monitoramento a cada início de mês sobre estas previsões. Nada impede mudanças de datas mais favoráveis à seca e à chuva no sul da Bahia. De qualquer forma, o padrão de irregularidade não mudará.
Previsão de chuva: como ela deve ser usada?
Olhando-se inicialmente os sinais dos desvios: existem mais chuvas acima ou abaixo da média para os próximos cinco meses? Caso exista uma tendência, você já poderá tomar alguma decisão importante.
São Domingos do Prata/MG: novembro e março devem registrar chuvas acima da média
Apesar da previsão de precipitações abaixo da média entre dezembro e fevereiro, em todos os meses, de novembro à março, as simulações indicam acumulado de mais de 100mm/mês. Já em novembro e em março, as simulações indicam acumulado acima da média.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Integração Lavoura Pecuária Irrigação de Pastagem
Giro de Notícias
16/11/2010
Encafé: IN 16 preocupa agentes da cadeia de café
"Cafés de baixa qualidade tem atrapalhado o setor. Os preços do café torrado e moído não sobem", comentou o Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), Almir José da Silva Filho, durante o 18º Encafé (Encontro Nconal das Indústrias de Café), realizado de 12 a 16 de novembro, em Natal/RN. O evento discutiu principalmente a Instrução Normativa 16, que determina um padrão mínimo de qualidade para café torrado e moído. Ewaldo Wachelke, do Café Casa Verde, acredita que o grande calcanhar de aquiles da IN 16 é a análise sensorial e a questão do técnico responsável por analisar a bebida.
Encafé: Guilherme Braga acredita em firmeza de preços
"Não vejo essa bola estourar no mercado de café." A afirmação é do diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga, que não acredita que as cotações possam desabar depois das recentes altas nos preços internacionais com o "estouro da bolha das commodities", como se viu em 2008, por exemplo, diante de um forte movimento de vendas de fundos e especuladores. "A tendência é de firmeza com breves instantes de recuos", disse Braga, em entrevista durante o Encafé 2010 (Encontro Nacional das Indústrias do Café).
Encafé: Cecafé prevê safra 2010 em torno de 53 mi scs
A safra brasileira de café 2010 deverá fechar em torno de 53 milhões de sacas. A avaliação é do diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga, de acordo com entrevista concedida durante o Encafé 2010 (Encontro Nacional das Indústrias do Café), realizado de 12 a 16, valendo-se de opiniões de mercado.
OIC: volume de produção mundial é preocupante
"A produção mundial de café nos preocupa muito mais que a demanda." A afirmação foi feita pelo diretor executivo interino da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette. José Sette destacou que a demanda vai bem, mas a oferta gera preocupação, porque os países produtores precisam incrementar suas safras para atender o consumo crescente.
Starbucks produzirá café na China para atender demanda
A Starbucks Corp. está implantando uma estrutura de produção de café na China, envolvendo cafezais, processadora e centro de pesquisas. A meta é assegurar oferta para abastecer a demanda crescente pela bebida no país e também obter grão de qualidade, escasso atualmente.
Venda de adubos segue aquecida
Os números do setor de adubos e fertilizantes são impressionantes. As importações somaram US$ 720 milhões no mês passado, com evolução média diária de 36% em relação à do mesmo período de 2009. Apesar dessa indicação de aquecimento, o setor está apenas retornando aos patamares normais anteriores à crise financeira. Com a melhora dos preços internacionais, a demanda está melhor, concorda David Roquetti Filho, diretor-executivo da Anda. A procura aumentou, principalmente por parte dos produtores que postergaram a compra para o segundo semestre.
Stephanes: código florestal é desafio no novo governo
Código Florestal, marco regulatório dos fertilizantes e logística são três temas ligados à agricultura que a presidente eleita Dilma Rousseff terá de enfrentar durante sua gestão. A opinião é do deputado federal eleito pelo PMDB do Paraná e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que pretende ser uma das lideranças do setor no mandato que começa em 2011.
12/11/2010
Índia: consumo aumenta com a popularidade da bebida
Tradicionalmente, o café é conhecido como uma bebida do sul da Índia, mas a crescente demanda pelo produto em estados de outras regiões do país nos últimos anos começou a impulsionar o consumo total de café do país. Especialistas acreditam que a proliferação de redes de cafeteria em outras regiões que não o sul da Índia tenham contribuído para o aumento no consumo.
Produtores classificam café para obter melhores preços
Os cafeicultores de Minas Gerais estão aprendendo a conhecer melhor as características do produto que cultivam nas propriedades do Estado. Cerca de 100 produtores da Zona da Mata já participaram do curso de "Noções de Classificação e Degustação de Café". Com o conhecimento adquirido, eles podem obter um melhor preço na hora de negociar o café no mercado. O curso é promovido pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e Emater-MG, em parceria com o Centro de Excelência do Café das Matas de Minas.
Boas condições climáticas pressionam preços futuros
As boas condições climáticas nos principais países produtores fizeram com que os preços do café recuassem pelo segundo pregão consecutivo na bolsa de Nova York. Segundo analistas consultados pela Dow Jones, o clima no Brasil tem permitido o avanço da colheita e garantido boa oferta. Além disso, no Vietnã, as chuvas que atrasavam a colheita reduziram a intensidade, fato que também ajudou a pressionar o mercado.
Exportações do agronegócio crescem e já são recordes
O agronegócio vem consolidando o recorde de exportações em 2010, superando o maior patamar da história (US$ 71,8 bilhões) atingido há dois anos. Na análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os embarques do setor nos últimos 12 meses, entre novembro de 2009 e outubro deste ano, já somam US$ 73,88 bilhões. A dois meses do final do ano, a previsão é de que o total exportado em 2010 ultrapasse US$ 74 bilhões, embaladas pelos preços em alta de alguns dos produtos mais vendidos pelo país no mercado internacional. A previsão é de Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura.
CNA espera votação do Código Florestal ainda esse ano
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TC), cobrou do presidente do Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), a votação do projeto de lei do Código Florestal ainda neste ano.
11/11/2010
Profissão de barista é regulamentada
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (10) a regulamentação da profissão de barista e a regulação desse serviço. Barista é o profissional que presta consultoria em análise de grãos de café. No substitutivo, foi retirada a necessidade de conclusão de curso técnico, mantendo a exigência de conclusão do ensino médio e de curso de especialização na técnica de barista.
Cotações caem com realização de lucro e alta do dólar
Após atingir as máximas históricas na terça-feira, as cotações do arábica encerraram a quarta-feira (10) em baixa em função de realizações de lucros e valorização do dólar. Em Nova York o primeiro vencimento, dezembro/10, teve desvalorização de 480 pontos, fechando a 212,25 centavos de dólar por libra-peso. Mesmo com a queda, no período de uma semana a variação registra +8,21%. No mercado físico, as cotações ficaram praticamente estáveis. A saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 364,66, com queda de R$ 4,23 (+1,15%), segundo indicador Cepea/Esalq.
Você sabe a diferença entre sachê e cápsula de café?
Estamos diante de um mundo de avanços, onde a tecnologia faz cada vez mais parte do dia-a-dia. Isto também acontece quando o assunto é o preparo de uma xícara de espresso de uma forma cada vez mais prática e refinada. As modernas máquinas para uso doméstico tem acompanhado bem a evolução do mercado brasileiro. Por essa razão, é conveniente explicar as diferenças entre café em sachê e café em cápsula.
Colômbia: produção aumenta 48% em outubro
A produção de café da Colômbia aumentou 48% em outubro para 807 mil sacas de 60 quilos, ante 544 mil sacas no mesmo período em 2009, de acordo com estimativa da Federação Nacional dos Produtores de Café (Fedecafé).
Índia: produção de café deve ser menor que o estimado
As entregas de café arábica pelos produtores nos mercados locais da Índia devem ser atrasadas para o fim de novembro, em virtude do clima adverso em importantes regiões produtoras no Sul do país, de acordo com executivos da indústria. Em junho, a Câmara de Café previu que a produção de arábica da Índia no ano-safra que começou em 1º de outubro cresceria 5,2% na comparação com o ano anterior, para 99,5 mil toneladas. Mas, agora, executivos da indústria avaliam que a produção pode ser menor do que o esperado.
Brasil: comercialização da safra 2010 ultrapassa 50%
A comercialização de café no sul de Minas Gerais está em 65% a 70% da safra total 2010 da região. A análise parte de fonte da área de comercialização de uma grande cooperativa que atua no sul-mineiro. No Espírito Santo a comercialização está em 50% a 60% do total, incluindo arábica e conillon. A estimativa é de Marcus Magalhães, da Maros Corretora. Ele acredita que a comercialização esteja em 55% a 60% da safra colhida do conillon e em torno de 40% a 50% do arábica.
Comissão aprova audiência pública sobre AIC
Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal aprovou o requerimento 585/2010, de autoria do deputado Carlos Melles, presidente da Frente Parlamentar do Café, o qual solicita que seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para debater o texto do Acordo Internacional do Café de 2007, assinado no Brasil em 19 de maio de 2008.
CNA busca conter prejuízos do câmbio às exportações
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta quarta-feira (10) o diálogo do setor produtivo com o governo na busca de medidas para conter os prejuízos causados pela questão cambial às exportações do agronegócio brasileiro, responsável por 42% do total das vendas externas do País. A preocupação demonstrada pela senadora se deve às medidas tomadas por outros países para manter a competitividade de suas moedas no mercado internacional.
10/11/2010
Mercado segue firme e cotações registram fortes altas
O mercado de café arábica segue em alta e cotações encerram a terça-feira (09) com fortes valorizações atingindo recordes históricos. Em Nova York o primeiro vencimento, dezembro/10, teve valorização de 895 pontos, fechando a 217,05 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 368,89, com forte alta de R$ 15,23/saca (+4,31%), novo recorde para o indicador Cepea/Esalq. Sem mudança no cenário em relação a oferta apertada de café no curto e médio prazo, somada a queda do dólar, as compras por parte de fundos impulsionaram as cotações.
Deral/PR: produção da safra 2010/11 cresce 40%
A colheita da safra 2010 de café está oficialmente encerrada no Paraná, segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral - Seab). A produção obtida foi de 124.908 toneladas (2,081 milhões de sacas de 60 quilos), elevação de 40% na comparação com as 89.212 toneladas (1,486 milhão de sacas) produzidas no ano passado, por conta do ciclo bianual da cultura do arábica. Ainda segundo o Deral, 64% da safra 2010 de café já havia sido comercializada pelos produtores paranaenses até 08 de novembro.
Setembro: Brasil lidera exportação mundial de arábica
De acordo com dados preliminares do informe estatístico mensal da Organização Internacional do Café (OIC), respondendo por 56,33% do total apurado, o Brasil permanece na liderança das exportações mundiais de café arábica, tendo registrado a remessa de 2.769.701 sacas ao exterior em setembro, ou 21,09% a mais do que o embarcado no mesmo mês de 2009 (2.287.398 sacas).
OIC: reexportação dos EUA sobe 21% em agosto
De acordo com dados preliminares do relatório estatístico divulgado pela Organização Internacional do Café (OIC), os Estados Unidos ampliaram em 20,65% suas reexportações de café em agosto de 2010, na comparação com o mês anterior. O volume reembarcado foi de 304.432 sacas de 60 kg, ao passo que, em julho, o total comercializado pelos norte-americanos foi de 252.319 sacas.
OIC: Vietnã lidera exportação global de café robusta
O Vietnã segue como líder das exportações mundiais de café robusta, com seus embarques apresentando alta de 25,48% em setembro deste ano frente às 1.151.274 sacas remetidas no mesmo período de 2009. Os dados, preliminares, partem do relatório estatístico da Organização Internacional do Café (OIC). O Brasil apareceu como quarto colocado no ranking mundial, em setembro, atrás de Indonésia e Índia, além do próprio Vietnã.
Angola: iniciativa estimula investimentos egípcios
A conferência sobre a promoção do café de Angola realizada ontem (09), na cidade do Cairo, numa iniciativa conjunta da missão diplomática de Angola acreditada na República Árabe do Egito e do Instituto Nacional do Café (INCA) do Ministério angolano da Agricultura. O diretor de relações públicas da Câmara do Comércio do Egito, Saleme Seid, disse constituir uma grande oportunidade para a classe empresarial do seu país.
IBGE: alimentos impulsionaram alta do IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de outubro em 0,75% e ficou acima da taxa de 0,45% do mês anterior em 0,30 ponto percentual. Com esse resultado, o acumulado do ano está em 4,38%, acima dos 3,50% referentes a igual período de 2009. No grupo Alimentação e Bebidas a alta foi mais intensa do que no mês anterior, passando de 1,08% em setembro para 1,89% em outubro - maior taxa desde junho de 2008, quando o grupo teve variação de 2,11%.
Classes C e D: potencial de consumo já supera R$ 800 bi
A melhoria da renda do brasileiro aumentou o potencial de consumo das classes C e D, que já representam um mercado de R$ 834 bilhões, segundo levantamento feito pelo Instituto Data Popular. Engana-se quem acredita em uma nova demanda onde a escolha é ditada apenas pelo preço que cabe no bolso. Ele disse que a população de baixa renda que ingressou recentemente nas classes C e D sabe dar valor a cada centavo gasto e prefere aplicar o dinheiro em itens com preço e qualidade em uma faixa intermediária.
09/11/2010
Arábica: em alta, indicador fecha a R$ 353,66/saca
O mercado de café iniciou a semana em alta. Em Nova York o primeiro vencimento para o café arábica, dezembro/10, teve valorização de 295 pontos (+1,44%), fechando a 208,10 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 353,66, com alta de R$ 5,47/saca (+1,57%), segundo o indicador Cepea/Esalq. Esse preço fez com que o indicador atingisse novo recorde histórico.
Brasil: volume de exportação bate recorde em outubro
O resultado das exportações brasileiras de café, até outubro de 2010, excederam os US$ 5.1 bilhões, com um volume de 31. 482.779 sacas. As exportações do grão nacional no mês de outubro alcançaram um volume de 3.404.402 sacas, totalizando US$ 637.537 milhões. Os dados, divulgados ontem (08) pelo Cecafé, também apontam variação positiva (20,5%) na quantidade do produto embarcado no mesmo período de 2009 (2.824.904), com crescimento de 51,5% na receita (em outubro de 2009 foi de US$ 420.917).
Curiosidade: o Brasil e o mundo adoram café
O Brasil e o mundo adoram beber café. Sabe por quê? Veja um pouco da história dessa bebida e sua representatividade na economia atualmente.
Confira os 10 artigos mais lidos em outubro
A Equipe CaféPoint selecionou os 10 artigos mais lidos do mês de outubro, proporcionando ao leitor atualização e acompanhamento sobre os principais fatos ocorridos no período. Acesse as matérias e confira!
Preço de café queniano chega a US$ 15.000/tonelada
O café queniano chegou a um preço equivalente a US$ 15.000 por tonelada. O maior preço do café de melhor classificação AA subiu de US$ 403 por saca de 50 quilos para US$ 757 no último leilão, informou a Bolsa de Café de Nairobi. Esse preço é equivalente a mais de três vezes o nível do café comercializado em Nova York.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário