Atualização Diária CaféPoint - 01/03/11
Para Pensar
"As ideias são como pulgas, saltam de uns para outros, mas não mordem a todos." George Bernard Shaw
Cotações
Mercado Físico - 28/02/11
Mercados Futuros - 28/02/11
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Últimas do MyPoint
Confira as atividades mais recentes dos usuários do CaféPoint, acessando as "Últimas do MyPoint". Nessa página ficam reunidas as diversas atividades dos usuários de nosso portal e você pode ficar por dentro das informações mais recentes de nossa comunidade e interagir nos temas de seu interesse. Clique aqui e confira as novidades.
Quer aumentar suas possibilidades de interação no CaféPoint? Conheça o Plano Pro do MyPoint.
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Conjuntura de Mercado
Há momento melhor que agora?
Foi com grande satisfação que lemos todas as cartas enviadas nas últimas duas semanas. É essa a função da coluna, e de portais como o CaféPoint: estimular o debate. Acreditamos que a troca de percepções entre indivíduos com experiências de vida distintas é um excelente caminho para entendermos melhor qualquer problema complexo. Bem, vamos ao que interessa. Indo direto ao ponto, controle de preços não é solução. Não defendemos essa política por um motivo simples: qualquer cotação estabelecida seria arbitrária.
Por Maria Sylvia Macchione Saes e Bruno Varella Miranda, Pesquisadores do PENSA.
Análises de Mercado
Realização técnica
O café finalmente atingiu o maior nível desde 1977 (válido para a 2ª posição) na segunda-feira, recuando na sequência com os comprados decidindo colocar um pouco de lucro no bolso. A queda entretanto foi de "apenas" US$ 10.45 por saca na bolsa de Nova Iorque - pouco para o tamanho do rally que tivemos até agora.
Por Rodrigo Corrêa da Costa, Vice-presidente da Corretora Newedge (EUA).
Rainforest Alliance Certified: a certificação como ferramenta de gestão e oportunidades de mercado
Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos
Fique Atento
Campeonato Brasileiro de Barista: competição acontece em março
Entrevistas
Helena Fagundes, da Letti: qualidade do leite e do café se complementam
Helena Fagundes, gerente de produção da Letti, fala sobre a importância da qualidade do leite na elaboração de bebidas que levam leite e café. O leite Letti é produzido na Fazenda Agrindus e tem se destacado em provas cegas por sua qualidade. Acesse e assista a entrevista.
Uma Xícara de Prosa
Que tal um bate-papo rápido com um dos maiores especialistas em qualidade e marketing para cafés especiais do Brasil? Clique aqui para tirar sua dúvida com o consultor da Specialty Coffees Bureau, Ensei Neto, membro do TSC-SCAA (Comitê de Normas Técnicas da SCAA) e juiz certificado SCAA (Specialty Coffee Association of America). Ensei tem sido responsável por diversos cursos avançados de avaliação sensorial de café oferecidos no Brasil. Participe!
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para Mimoso do Sul, ES:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Giro de Notícias
01/03/2011
MAPA publica zoneamento para plantio de café
O Ministério da Agricultura divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 28 de fevereiro, o Zoneamento Agrícola para o plantio do café. O grão, importante produto agrícola brasileiro comercializado no mercado nacional e internacional, é cultivado por produtores de quase todas as regiões brasileiras. O estudo indica os melhores períodos, os tipos de solo e os municípios aptos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
OIC: exportação mundial de café sobe 15,9% em jan/11
A Organização Internacional do Café (OIC), com base em dados preliminares recebidos dos países membros, projetou que foram embarcadas 8.765.687 sacas de 60 kg de café, em janeiro de 2011, por todas as nações produtoras. Esse volume é 15,92% superior ao registrado no primeiro mês de 2010, quando foram exportadas 7.561.840 sacas, mas 5,42% menor do que o montante apurado em dezembro do ano passado (9.267.843 sacas).
Colômbia: Nestlé e Fedecafé investem em sustentabilidade
A multinacional suíça Nestlé e a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (Fedecafé) levarão adiante uma estratégia conjunta para impulsionar projetos produtivos de sustentabilidade na região cafeeira de Valle del Cauca. A produção total, no fechamento do ano, será de 9,5 milhões de sacas.
ICE Futures: fundos reduzem posições compradas
A CFTC (Commodity Futures Trading Comission) divulgou os números do relatório de compromissos dos traders, com dados até 22 de fevereiro para o café na Ice Futures US. O levantamento mostrou que os grandes fundos e grandes especuladores apresentavam uma posição líquida comprada (long) de 36.739 contratos, contra os 37.962 contratos comprados na semana anterior.
Recursos digitais: o novo perfil do Agronegócio
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Negócio (ABMR&N), o objetivo agora é fortalecer as ações de marketing em toda a cadeia produtiva. Um esforço que já conseguiu reunir cooperativas, fabricantes de insumos, prestadores de serviços, veículos de comunicação, agências de publicidade, institutos de pesquisa e consultorias especializadas. Ainda segundo a Associação, o segmento evoluiu na geração de produtos, a nível quantitativo, mas ainda engatinha quando o assunto é agregação de valor. A saída encontrada pelos produtores veio com a utilização de outra ferramenta muito eficaz e, até então, pouco ou mal utilizada no campo: os recursos digitais.
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário