quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Café: cotações em NY seguem em alta
Os preços do café atingiram esta terça-feira (01) em Nova York o patamar mais elevado das últimas seis semanas, diante da expectativa de que a oferta do produto de melhor qualidade possa diminuir. Analistas ouvidos pela Bloomberg acreditam que a safra brasileira de café pode sofrer perdas na qualidade por conta das chuvas que atingem as principais regiões produtoras do país. A queda das exportações brasileiras em novembro foi outro fator de sustentação.
Café: exportação em novembro cai 15% frente a 2008
A exportação de café em novembro (20 dias úteis) alcançou 2,439 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa queda de 14,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Quando comparada com o mês anterior, a exportação de café em novembro apresenta aumento de 1,8% em termos de volume (Secex).
Café ganha popularidade na China
Uma década após a entrada da Starbucks na China, uma cultura de café está surgindo na terra dos consumidores de chá à medida que o país cresce. O consumo está crescendo em uma surpreendente taxa de 15% ao ano, comparado com a média global de 2%, de acordo com a Organização Internacional de Café.
MG: Epamig alerta sobre nematóides
O nematóide formador de galhas Meloidogyne incognita, é uma das espécies de nematóides mais nocivas ao cafeeiro. Desde 2003, quando a espécie foi detectada na região do Alto Paranaíba (Patrocínio/MG) e, em 2004, no Sudoeste do Estado (Piumhi), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vem alertando para o risco de sua disseminação. Há necessidade de iniciar um programa estadual de cooperação técnica e financeira para a contenção da praga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário