terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Estado de Mato Grosso poderá retomar as exportações de carne bovina para a China em 2010. A decisão foi enviada ao governador do Estado de Mato Grosso Blairo Maggi pelo embaixador do Brasil, em Pequim Clodoaldo Hugueney. O anúncio conjunto foi divulgado pela Administração Geral da Qualidade, Inspeção e Quarentena, (AQSIQ) e pelo Ministério da Agricultura da China(MOA). O Estado foi reconhecido pelas autoridades chinesas como área livre de febre aftosa. Outros 15 Estados e o Distrito Federal também obtiveram o reconhecimento, segundo os critérios da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Preço da soja pode recuar devido à oferta maior
Produtores de soja do Centro-Oeste iniciaram a colheita neste mês apreensivos com a perspectiva de queda nos preços internacionais. A cotação do grão é pressionada por projeções de safras recordes nos três maiores exportadores, EUA, Brasil e Argentina. O aumento da área plantada e o clima favorável resultaram na expansão de 20% na produção mundial, o que deve elevar o estoque dos países produtores em 40%.
Milho: preço baixo deve desestimular a safrinha
Começaram a ruir as perspectivas de aumentos de área plantada e investimentos em tecnologia na próxima safra de inverno de milho do país, cujo plantio já está em fase inicial no Paraná.
Austrália ganha acesso à cota de carne bovina da UE
Em 20 de janeiro de 2010, a União Europeia (UE) garantiu à Austrália acesso a sua nova cota de carne bovina oriunda de animais alimentados com grãos de 20.000 toneladas. A cota livre de tarifas, que primeiramente se tornou disponível em agosto do ano passado, está disponível a países selecionados em uma base não discriminatória. A cota operará anualmente (1 de julho a 30 de junho) através de licenças outorgadas a importadores da UE.
Argentina: Governo volta a frear exportações de carne
O secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, começou a frear novamente a emissão de permissões de exportação (os chamados Registro de Operações de Exportação - ROE) de produtos de carne bovina, segundo indicaram empresários do setor frigorífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário