25/03/10
Quatro Marcos: credores aprovam acordo
Chega ao fim a novela do Quatro Marcos, pelo menos no que diz respeito as Assembleias Gerais de Credores (AGC). Na 7ª tentativa de acordo, a votação ocorreu num clima calmo e com folga, terminando com a aprovação do Plano proposto. "A proposta aprovada para os pecuaristas melhorou um pouquinho. A dívida será paga em 12 parcelas, sendo a primeira daqui a 30 dias, com correção pela taxa Selic a partir de novembro de 2009, e não depois de 30 dias da homologação dessa última AGC, como previa a última proposta do frigorífico", explicou o assessor jurídico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Armando Biancardini Candia.
Mercosul e UE voltam a negociar acordo comercial
Mercosul e União Europeia (UE) recolocam na pauta de negociações um acordo de livre comércio, retomando um esforço abandonado quase totalmente há seis anos. Apesar dos sinais de aproximação, a União Europeia sinalizou ao Mercosul que só poderia dar a metade das cotas para três produtos de especial interesse do bloco: carnes bovina e de frango e alho. A outra metade ficaria para as negociações da Rodada Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Governo abre negociação pelo Grito da Terra
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, foram encarregados pelo presidente Lula de coordenar a negociação dos pleitos dos agricultores familiares com os demais integrantes do governo. Eles atuarão como interlocutores do Grito da Terra Brasil 2010 nas 12 pastas envolvidas e devem dar início, na próxima semana, às negociações.
Argentina libera exportações, mas limita volume
Em meio à alta de 35% nos preços da carne, somente no primeiro bimestre, governo e ruralistas da Argentina chegaram a um acordo para tentar normalizar a situação da pecuária. Após longa reunião com dirigentes do setor, o Ministério da Agricultura definiu uma cota de 350 mil toneladas para a exportação de carne bovina em 2010. O volume prometido alivia os frigoríficos, que há quase duas semanas enfrentam restrições alfandegárias para exportar, mas significa uma queda de 40% em relação à quantidade embarcada no ano passado.
EUA: cresce o número de animais confinados
As colocações de bovinos em estabelecimentos de engorda durante o mês de fevereiro totalizaram 1,67 milhão, 0,8% a menos que no ano anterior, de acordo com o relatório mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Analistas da indústria esperavam em média que as colocações caíssem em 2% com relação ao ano anterior.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário