Atualização Semanal BeefPoint - 03/12/10
Para Pensar
"O resultado do pensamento não tem de ser o sentimento, mas a atividade." Vincent Van Gogh
Novidades dos Parceiros - Pfizer Marcadores
Características reprodutivas: conheça o Índice Reprodutivo Pfizer
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Últimas do MyPoint
Afinal, o que é marcador de DNA?
Acesse o MyPoint, confira a resposta dessa pergunta e saiba mais sobre marcadores de DNA e sobre o Clarifide Nelore, que representa um eficiente painel de DNA para predição de características de reprodução, crescimento, habilidade materna e carcaça.
Quer divulgar sua empresa ou fazenda em uma página como essa? Clique aqui e saiba como.
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Novidades dos Parceiros - Pfizer
Depoimento de Gustavo Ribeiro sobre uso de MGA após a IATF
Novas do BeefPoint
Promoção de Natal AgriPoint 2010: compre CDs de Cursos Online e concorra a um iPod touch 8GB
Nesse final de ano, a AgriPoint oferece uma excelente oportunidade para pessoas que gostariam de ter feito algum de nossos cursos online, mas não puderam. Durante todo o mês de dezembro, será possível adquirir CDs de cursos com descontos progressivos e quem adquirir CDs dos curso ainda concorrer a um iPod touch 8GB.
Panorama do Mercado
Semana de baixa: carne dita o ritmo do mercado
Nesta semana os frigoríficos continuaram forçando reduções nos preços da arroba, mas a oferta de animais não aumentou de forma considerável na maioria das regiões, assim o que ditou a direção e ritmo do mercado foi o mercado de carnes, que apresentou forte retração. O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,95/@ na última quarta-feira, registrando desvalorização de 5,89% na semana. O indicador a prazo teve queda de 6,50% no período (24/11 a 01/12), sendo cotado a R$ 104,95/@.
Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Entrevistas
Luís César Drumond: irrigação de pastagem é uma garantia de investimento do produtor
Luís César Dias Drumond é doutor em irrigação, fez cursos de atualização na área de irrigação no Brasil e Exterior, é autor de 10 livros na área de irrigação de café e pastagem e professor adjunto UFV (Universidade Federal de Viçosa). Luís é instrutor de Cursos Online da AgriPoint e nessa entrevista destaca os principais pontos sobre irrigação de pastagens.
Novidades dos Parceiros - Bellman
Quer melhorar os resultados em seu rebanho? Entre para o Clube Criador Eficaz da Bellman!
Espaço Aberto
Debate técnico e jurídico a respeito do conceito da venda a rendimento de carcaça
Além de produtor rural sou advogado, e ao longo de minha trajetória profissional tenho atuado no meio frigorífico. Pelo conhecimento que adquiri nestas "duas pontas" somada a visão jurídica, me senti inclinado a sugerir que o BeefPoint fomente, um debate técnico e jurídico a respeito do conceito da "venda a rendimento de carcaça", contrato atípico concluído por regras ditadas unicamente pelo comprador, no seu estrito interesse. Somente com a intervenção de nossas entidades representativas mobilizando parlamentares ligados ao agronegócio é que se poderá conseguir a regulamentação desta modalidade de compra, há anos praticada, somente pelo interesse do comprador, que estipula conceitos e condições, definições de pontos de pesagem.
Por Eduardo Piccoli, Machado Produtor rural e Advogado.
A crise econômica chega mais perto da carne nos EUA
A crise econômica americana continua, apesar de um ou outro índice apontando melhoras, e vai deixando as suas marcas nas empresas e na vida do americano. Na carne também não poderia ser diferente. Estamos vendo mudanças nos hábitos de consumo do típico americano onde este vê os empregos escassos e os preços dos alimentos subindo como sobem os ônibus espaciais que decolam do Cabo Canaveral na Flórida rumo ao espaço sideral e que agora com o corte de gastos do governo não subirão mais. Parece um exagero mas não é.
Por Hudson Silveira, Consultor Internacional de Agribusiness.
A evolução das espécies e as florestas brasileiras
Na constituição de ecossistemas rurais mais avançados do mundo, os que tratam do meio ambiente ignoram o ganho da pesquisa agropecuária brasileira nas ultimas décadas. Lamentavelmente, teses ambientais contundentes desestimulam a continuidade do enfoque sistêmico da pesquisa rural do país. Não levam em conta, por exemplo, a evolução dos seres vivos, ao exigir a preservação da biodiversidade original em cada propriedade, ao invés de atribuir esta tarefa aos Parques Nacionais estabelecidos nos diferentes domínios ecológicos brasileiros.
Por Celso de Almeida, Gaudencio Engenheiro Agrônomo em Londrina.
Código Florestal, da aberração à inovação
Todo mundo reconhece que o Brasil tem as melhores credenciais do planeta para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento da agropecuária. Só que, infelizmente, em vez de buscar a plena conciliação entre o desenvolvimento agrícola e a proteção ambiental, estamos contrapondo esses dois gigantes de forma absurda.
Por Marcos Sawaya Jank, Presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).
O Código Florestal precisa ser revisto?
Essa é uma interrogação que se tornou presente entre nós e para respondê-la temos de afastar o radicalismo e desfazer as desinformações. É natural que a opinião pública, às vezes, se sinta insegura diante das versões contraditórias que são divulgadas.
Por Kátia Abreu, Senadora pelo DEM/TO e Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA.
SIC
Risco de doenças cardíacas e diabetes e consumo de carnes processadas
Em novo estudo, pesquisadores da Harvard School of Public Health não encontraram nenhum risco elevado para doenças cardíacas ou diabetes entre os indivíduos consumidores de carne vermelha não processada de bovinos, suínos e ovinos. Em contraste descobriram que o consumo de carnes processadas, como bacon, linguiça e embutidos, está associado com risco aumentado em 42% para doenças cardíacas e 19% de maior risco para diabetes tipo 2. Este trabalho é a 1ª revisão sistemática e de meta-análise da evidência mundial em como o consumo de carnes vermelhas não processadas e processadas estão relacionadas com o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
Por Licinia de Campos, Nutricionista e Membro do Comitê Técnico do SIC.
Rastreabilidade e Certificação
Japão pretende usar teste de DNA para identificar origem da carne
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão começará a usar testes de DNA para avaliar se a carne bovina foi produzida no Japão ou fora do país como uma forma de deter futuras fraudes na rotulagem dos produtos.
Sustentabilidade
O que é pecuária sustentável?
Eu gostaria muito de ser visto como um produtor de gado de corte dentro dos padrões de sustentabilidade, porém fica difícil quando ainda não sabemos exatamente o que é "sustentabilidade".
Ameaças pressionam empresas por prática sustentável
As "ameaças" e as "oportunidades" são os principais motivos que levam as empresas a adotarem novas práticas de sustentabilidade, segundo Ed Wilson, presidente da organização não-governamental (ONG) britânica Earthwatch, referência em pesquisas científicas e educação ambiental. Na avaliação de Wilson, esses motivos explicam porque as companhias continuarão a buscar práticas sustentáveis, independentemente do resultado de acordos governamentais, como os que vierem a ser fechados na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16), que começa na próxima hoje (dia 29), em Cancún, no México.
São Félix do Xingu/PA: Ministério do Meio Ambiente e UE assinam pacto para diminuir desmatamento
São Félix do Xingu/PA é o município brasileiro com maior índice de desmatamento da Amazônia nos últimos anos. Para reverter essa situação, o Ministério do Meio Ambiente e a delegação da União Europeia no Brasil lançaram, na sexta-feira passada, o Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento. O projeto prevê a aplicação de 4,9 milhões de euros (por parte da União Europeia) em ações que incentivem a diminuição do desmate no município paraense ao longo de três anos.
Marketing da Carne
EUA: Certified Angus Beef tem aumento nas vendas em 2010
Os produtores da marca de carne bovina Angus certificada dos Estados Unidos (Certified Angus Beef - CAB) disseram que venceram as tendências induzidas pela recessão contra marcas premium apresentando um aumento nas vendas de 17,2% durante o ano fiscal de 2010, quarto ano consecutivo com ganhos recordes registrados.
INAC fecha acordo para abrir novo restaurante com carne uruguaia na China
A Companhia Administradora de Hengfeng, de Xangai, firmou um memorando de entendimento e colaboração com o presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) para abrir um novo restaurante dedicado à carne uruguaia na China.
Canal Nelore
As novidades da Nelore Fest 2010 (vídeo)
Últimos convites à venda para a Nelore Fest
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais
Cotações
Mercado Físico do Boi - 02/12/10 Mercado Físico da Vaca - 02/12/10
Reposição Macho Nelore - 26/11/10 Reposição Fêmea Nelore - 26/11/10
Atacado - 02/12/10
Mercados Futuros - 02/12/10
Irrigação de Pastagem
Radares Técnicos
Conservação de Forragens
Como definir o ponto de colheita da cana-de-açúcar
A cultura da cana-de-açúcar apresenta sua maturidade estabelecida no momento em que se observa redução do fotoperíodo e da temperatura ambiente, período do ano representado pela transição outono-inverno e inverno-primavera. Dessa maneira, cabe nos questionar em relação ao ponto de colheita da cana-de-açúcar. Existem muitas maneiras de refinar a colheita da cana-de-açúcar e com grandes possibilidades de acessibilidade ao pecuarista.
Por Rafael Camargo do Amaral, Zootecnista e Thiago Fernandes Bernardes, Engenheiro Agrônomo.
Giro do Boi
03/12/10
Negociações seguem reduzidas e boi gordo volta a subir
Após uma semana de quedas consecutivas, nesta quinta-feira o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 104,63/@, com valorização de R$ 0,68. O indicador a prazo teve variação positiva de R$ 0,07, sendo cotado a R$ 105,02/@. No mercado físico os negócios continuam acontecendo em ritmo lento e diante da dificuldade em preencher escalas alguns frigoríficos de São Paulo já começam a ligar para pecuaristas pedindo bois para embarcar no início da semana que vem.
Pecuaristas do CO já estão buscando bezerros no RS
No final de novembro, fizemos um pequeno artigo, "Vale a pena comprar bezerros no RS?", com o objetivo de iniciar um debate e facilitar que compradores do Centro-Oeste e SP se encontrem com vendedores do RS. Conversamos com João Manoel Vieira do Escritório Ganadero, de Bagé/RS, que comentou que já faz este tipo de transação há alguns anos, enviando animais para Goiás e São Paulo. "O pessoal tem buscado principalmente animais de cruzamento industrial".
Frialto: assembleia é adiada para 16 de dezembro
A terceira Assembleia Geral de Credores (AGC) realizada na manhã desta quinta-feira (02), no município de Sinop (MT), foi suspensa para o dia 16 de dezembro sob protesto da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), pecuaristas e trabalhadores. "Os bancos não têm boi e uma hora a corda vai arrebentar", reagiu indignado o presidente da Acrimat, Mario Candia de Figueiredo. Ele ressalta que foi uma grande decepção para os pecuaristas a suspensão da assembleia, "mesmo sabendo que a proposta do Frialto era péssima para o produtor, isso demonstra que os bancos estão usando de pressão para conseguir novas vantagens".
Brasil ainda negocia com EUA retomada das exportações
A retomada das exportações brasileiras de carne bovina processada para os Estados Unidos só deve ocorrer em 2011. O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, afirmou que os norte-americanos solicitaram informações a respeito do controle de mais dois tipos de resíduos na carne brasileira.
McDonald's aposta em crescimento no Brasil
Ao avançar em cidades de médio porte e entre as classes C e D, o McDonald's acelerou seu processo de expansão no Brasil. A rede chega essa semana a 600ª unidade, após 31 anos de operação no País, com a abertura de uma loja em Piracicaba, no interior paulista. "Estamos retomando o ritmo de inaugurações do fim da década de 90", afirma o presidente da Arcos Dourados Brasil, Marcelo Rabach, empresa que opera a marca McDonald's na América Latina.
Wagner Rossi segue no Ministério da Agricultura
A presidente eleita, Dilma Rousseff, acaba de bater o martelo sobre a nomeação de mais um de seus ministros. A petista irá anunciar ainda hoje o nome de Wagner Rossi para continuar no comanda da pasta da Agricultura. O nome de Wagner Rossi já era esperado. Ele substituiu em março deste ano o ministro Reinhold Stephanes, que se candidatou - e foi eleito - deputado federal.
Preço da cesta básica sobe nas 17 capitais pesquisadas
A cesta básica ficou mais cara nas 17 capitais pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no mês de novembro.
Standard & Poors reafirma ratings da BRF
A Standard & Poors reafirmou o rating "BB+" atribuído à Brasil Foods. A perspectiva permanece estável já que, segundo a agência, embora haja expectativa de aumento nos custos da matéria-prima, pressionando as margens da BRF, "a empresa as manterá de certa forma estáveis em função da forte demanda e de sua capacidade para repassar aumentos de custos aos clientes finais".
USDA aumenta previsão de exportações de carne bovina
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou suas previsões de exportações de carne bovina para o ano fiscal que termina em 30 de setembro de 2011 no relatório sobre previsões sobre comércio agrícola. O USDA aumentou suas previsões de exportações para bovinos, suínos, aves e lácteos em US$ 1,2 bilhão, para US$ 23 bilhões, com ganhos em todos os setores, menos no de aves, em seu relatório trimestral, comparado com a previsão anterior, divulgada em agosto.
EUA e Coreia do Sul retomam negociações sobre carne
Nessa semana, a Coreia do Sul e os Estados Unidos retomarão as negociações em uma tentativa de aprovar seu há muito tempo protelado acordo de livre comércio. As negociações deverão ser difíceis devido a questões envolvendo carne bovina e comércio de automóveis. Até agora, os legisladores de ambos os países se recusaram a ratificar o acordo de livre comércio que assinaram em 2007 e os Estados Unidos têm pressionado a Coreia do Sul para abrir seus mercados de automóveis e carne bovina.
Comissão aprova R$ 25 bi em subsídios aos produtores
A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou ontem (02) um polêmico projeto de lei que transfere R$ 25 bilhões anuais em subsídios do Tesouro Nacional aos produtores rurais.
O texto do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que ainda será submetido a outras duas comissões, prevê a concessão de um subsídio direto de R$ 500 por hectare de área cultivada ou explorada com atividades agropecuárias. A ajuda pode ser atualizada a cada dois anos até o limite de R$ 750. Pelo texto, o produtor continuará a receber outros subsídios - seguro rural, frete, escoamento da safra.
Roberto Rodrigues: Brasil precisa de acordo comercial
O grande gargalo que impede o crescimento do agronegócio brasileiro é a logística, na opinião de Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura. Mas o ex-ministro da Agricultura reconhece que seria importante - e é interesse do setor - exportar itens com maior valor agregado, mas, o problema, neste caso, é a falta de acordos comerciais. "Se não houver acordo comercial, que implica em ação de governo, e também do setor privado, não vai a lugar nenhum."
02/12/10
Novembro: exportações recuam em volume e receita
Durante o mês passado, os exportadores brasileiros enviaram ao exterior 55.200 toneladas de carne bovina in natura, que geraram uma receita de US$ 268,9 milhões. Em relação aos embarques realizados no mês anterior (outubro de 2010) o volume caiu 27,73% e a receita foi 22,08% menor. Na comparação com mesmo período de 2009, quando o Brasil exportou 78,7 mil toneladas, o recuo foi de 29,87%. No entanto a receita registrou retração de apenas 4,82%, evidenciando uma valorização do produto brasileiro no mercado internacional.
Marfrig aposta em crescimento no mercado chinês
O Grupo Marfrig deve triplicar o faturamento em 2011, em comparação ao ano passado, e atingir a marca de R$ 29 bilhões, conforme declaração do diretor de Planejamento da empresa, Ricardo Florence, que atribuiu a informação ao "consenso de mercado". Com a mesma base de previsão, espera-se fechar este ano com R$ 16 bilhões, ante os 9,6 bilhões de 2009. Este crescimento é atribuído principalmente a aquisição da empresa americana Keystone Foods, em junho deste ano, que deve alavancar a área de produtos industrializados, responsável por 35% da receita. A empresa pretende, usando a plataforma de atendimento da Keystone, reforçar a sua importância como fornecedora global do McDonald's, que segundo ele, tem fortes planos para aumentar o número de lojas na China. "Com o crescimento esperado pela rede na China, a nossa idéia é acompanhá-la nessa jornada e nos transformar em um grande fornecedor no mercado chinês".
Rússia retrocede nas negociações com o Brasil
A Rússia reduziu quase pela metade sua oferta de cota para importação de carne suína para 2011, em uma decisão que afeta diretamente o Brasil e provoca um retrocesso na negociação bilateral que poderá atrasar a entrada russa na Organização Mundial do Comércio (OMC). Moscou voltou atrás e baixou sua oferta de cota global de 470 mil toneladas para cerca de 250 mil, causando surpresa no Brasil, diante do que vinha sendo discutido até agora entre os dois países. O Brasil deveria ser um dos principais beneficiados dentro da cota pelo seu desempenho exportador. Para a carne bovina, a situação é menos complicada. A cota para 2011 será de 530 mil toneladas. A proposta russa para quando o país entrar na OMC é de uma cota fixa para o período de dez anos.
Amazônia tem menor desmate da história
O índice de desmatamento da Amazônia Legal neste ano caiu 14% em relação ao ano passado e ficou em 6.450 km2 -o menor número já registrado pelo monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ainda assim, a área desmatada em 2009-2010 é igual a quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. E ficou acima do esperado pelo governo, que projetava uma taxa de até 5.000 km2.
FAO aponta forte alta no preço dos alimentos
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) elevou hoje o índice mensal de preço dos alimentos para o nível mais alto em 28 meses devido à valorização global das cotações dos cereais, do açúcar e dos óleos vegetais. O indicador em novembro subiu 3,7% frente ao mês anterior, a 205,44, maior patamar desde julho de 2008 e apenas oito pontos abaixo do pico atingido em junho do mesmo ano. Este foi o quinto mês consecutivo de alta.
Aftosa: Mapa prorroga vacinação em MT, MS, RS, AM e AC
A campanha de vacinação de bois e búfalos contra a febre aftosa foi prorrogada no Amazonas, Mato Grosso e em quatro municípios do Acre até 15 de dezembro. No Rio Grande Sul, a campanha teve autorização para seguir até o dia 10 de dezembro apenas em municípios que enfrentaram atrasos na logística de disponibilidade de vacinas. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação foi prorrogada até o dia 25 de dezembro, apenas na Zona de Alta Vigilância.
EUA: produção de carne bovina caiu 2% em outubro
A produção comercial de carnes vermelhas dos Estados Unidos totalizou 1,937 milhão de toneladas em outubro, 3% a menos que os 1,991 milhão de toneladas produzidas em outubro de 2009, de acordo com o relatório mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Livestock Slaughter.
Coreia do Sul registra foco de aftosa
Autoridades veterinárias da Coreia do Sul reportaram outro foco de febre aftosa, mas dessa vez, a população afetada é de bovinos. Há poucos dias tinha sido registrado foco em fazendas de suínos. A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) recebeu um relatório em 30 de novembro.
Especialista diz que associar carne e câncer é errado
Associar colesterol e câncer com a carne é errôneo, de acordo com a especialista neozelandesa, Fiona Carrunthers, da Junta de carne bovina e ovina da Nova Zelândia. Os estudos que associam o consumo de carne bovina com o câncer "são incongruentes" e "muito pequenos", disse a nutricionista. Nos últimos tempos, as carnes vermelhas e seus efeitos sobre a saúde humana têm recebido um tratamento desfavorável de alguns setores. No entanto, esse assunto está em contínuo debate, particularmente quando se analisa contribuição da carne em uma dieta balanceada e contempla, entre outros, origem, tipo de produtos, seu processamento, preparação e cozimento.
01/12/10
Frigoríficos seguem pressionando e indicador recua
O mercado do boi gordo segue pressionado e o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 105,39/@, nesta terça-feira, com desvalorização de R$ 1,00. O indicador a prazo registrou queda de R$ 2,32, sendo cotado a R$ 106,18/@.
Abras aposta em aumento das vendas em dezembro
A alta nos preços dos alimentos vista em outubro, e que pode continuar até o final do ano, deve elevar as vendas dos supermercados no período de Natal. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, avaliou que, mesmo com o consumidor se deparando com preços mais altos, a demanda por produtos alimentícios seguirá aquecida, sobretudo pelos ganhos salariais obtidos ao longo deste ano.
Marfrig: BNDES não foi a única fonte de financiamento
O conselheiro da Marfrig Alimentos e ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni, comentou sobre o apoio que a empresa tem tido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "O BNDES ajudou sim, mas não foi a única fonte de financiamento do crescimento da companhia", disse Langoni, mostrando um cronograma de ações de captação de recursos que a companhia fez desde 2006.
Frialto se reúne com pecuaristas para discutir proposta
Hoje, às 15 horas, na sede da Associação os Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), em Sinop (MT), será realizada uma reunião entre a Acrimat, a diretoria do grupo Frialto e pecuaristas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Na pauta a nova proposta do frigorifico, em processo de recuperação judicial desde maio, que será apresentada na terceira Assembleia Geral de Credores (AGC) que será realizada amanhã.
RS: Mapa confirma que vacinação vai até dia 10
O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura (Mapa), Jamil Gomes de Souza, afirmou que se equivocou ao informar que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a aftosa no Estado terminaria em 15 de dezembro. Souza corrigiu a informação, afirmando que a campanha termina dia 10.
Alta das commodities agrícolas continua
Problemas ou incertezas na oferta, demanda firme e movimentos financeiros que mantiveram o dólar enfraquecido diante de outras moedas voltaram a determinar a valorização da maior parte das commodities agrícolas negociadas pelo Brasil no mercado internacional em novembro.
Marfrig tem dificuldade para preencher 3 mil vagas
Diante do crescimento da demanda interna e externa por carnes, o Marfrig busca expandir sua produção e tem atualmente 3 mil postos de trabalho em aberto em suas unidades no Brasil, empregos esses que vão desde o "chão de fábrica" a cargos de coordenação. Ao mesmo tempo, a companhia, que afirma ser a terceira maior do setor de carnes do mundo, encontra dificuldades para preencher as vagas no país, seja pela falta de qualificação profissional seja pela concorrência de outras indústrias do setor, que também carecem de funcionários com experiência.
Japão: rebanho bovino declinou em outubro
O rebanho bovino do Japão, em outubro de 2010, declinou em 2% com relação ao ano anterior, para 4,29 milhões de cabeças.
Argentina: exportações recuam 59% até outubro
Em outubro passado, as exportações argentinas de cortes frescos bovinos foram de 7.985 toneladas, um dado 79,5% inferior ao registrado no mesmo mês de 2009 (38.992 toneladas), segundo dados dos registros do Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa). Nos primeiros dez meses de 2010, as exportações argentinas de cortes frescos foram de 123.291 toneladas, contra 299.307 toneladas no mesmo período de 2009 (uma queda de 58,8%).
30/11/10
Indicador recua 2,2% e negócios seguem em ritmo lento
Apesar do baixo volume de negócio no mercado físico, nesta segunda-feira o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista apresentou recuo de R$ 2,39, sendo cotado a R$ 106,39/@. O indicador a prazo foi cotado a R$ 108,50/@, com desvalorização de R$ 0,85.
RS: campanha de vacinação contra aftosa vai até dia 10
A campanha de imunização contra a febre aftosa, prevista para terminar hoje, será prorrogada até 10 de dezembro no Rio Grande do Sul. O pedido da Secretaria da Agricultura (Seappa) e da Superintendência do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS) foi aprovado ontem pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura (Mapa). O período concedido segue o exemplo de estados como Mato Grosso, Amazonas e Acre, que também tiveram a extensão concedida. De acordo com o chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Mapa/RS, Bernardo Todeschini, a medida será válida para todos os municípios do Estado.
Rússia irá manter cotas de importação de carne bovina
A substituição da importação de carnes pela Rússia está se acelerando mais do que previsto, devendo afetar vendas do Brasil para aquele mercado no próximo ano. O governo russo anunciou que vai cortar em 50% a cota de importação de frango, ao invés de um terço previsto inicialmente, mas não vai alterar as cotas para carnes suína e bovina.
EUA: cresce em 3% o número de animais confinados
O número de bovinos em estabelecimentos de engorda com capacidade de 1.000 cabeças ou mais nos Estados Unidos totalizou 11,5 milhões de cabeças em 1 de novembro, ou seja, 3% a mais que em 1 de novembro de 2009, de acordo com o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (NASS, da sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
Argentina: exportação do Marfrig recua 60% no 3º tri
No terceiro trimestre de 2010, a filial argentina da Marfrig exportou 6.600 toneladas de produtos de carne bovina, um volume 60,7% menor do que o registrado no mesmo período de 2009, devido às restrições às exportações implementadas pelo Governo da Argentina.
29/11/10
Boi gordo: indicador fecha a semana valendo R$ 109,35
Nesta sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 108,78/@, com variação negativa de R$ 0,10. O indicador a prazo registrou alta de R$ 0,32, sendo cotado a R$ 109,35/@.
O que devemos esperar da COP 16?
Hoje (29/11) começou em Cancún, no México a COP 16 - 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Nesta reunião, autoridades do mundo inteiro terão a difícil tarefa de discutir a segunda fase do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, contudo ninguém espera que saia de Cancún um tratado global com as metas obrigatórias para os países cortarem suas emissões dos gases que provocam o aquecimento global.
Dilma reacende debate sobre índices de produtividade
Ao afirmar a intenção de rever os índices de produtividade rural, a presidente eleita Dilma Rousseff reavivou uma discussão que parecia adormecida. No entanto, a discussão não foi adiante sem o apoio do Ministério da Agricultura. Agora, Dilma propõe que a decisão saia da esfera política e seja tratada sob o ponto de vista técnico, a partir de um estudo encomendado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Embrapa.
IBGE: renda dos trabalhadores segue crescendo
Estimado em R$ 1.515,40, o rendimento médio dos trabalhadores das seis principais regiões metropolitanas do país atingiu em outubro a maior marca da série histórica do IBGE, iniciada em março de 2002, com crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo mês de 2009. Para Cimar Azeredo Pereira, gerente do IBGE, o reajuste real do salário mínimo foi o principal propulsor da renda e proporcionou o avanço do poder de compra, apesar da recente aceleração da inflação.
Ingleses estudam consumo de carne de animal clonado
A carne e o leite de animais clonados e de suas crias "não apresentam diferenças substanciais" em relação aos produtos de animais não clonados, o que torna seu consumo seguro, afirmou um organismo independente que assessora o governo britânico. As conclusões do Comitê Consultor de Novos Alimentos e Processamentos (ACNFP, na sigla em inglês), que trabalha para a Agência de Segurança Alimentar (FSA) britânica, podem acelerar a polêmica liberação do comércio destes produtos na Europa.
MT: Mapa prorroga campanha de vacinação contra aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acatou o pedido de prorrogação ao período de vacinação contra a febre aftosa em todo Mato Grosso. Com o deferimento, a Diretoria Técnica do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT) foi informada de que ao invés do término da campanha na próxima terça-feira, dia 30, as doses contra a doença, assim como a comunicação da vacinação, poderão ser realizadas até o dia 15 de dezembro.
Alimentos e serviços devem puxar alta da inflação
O brasileiro terá de enfrentar pelo menos cinco meses de inflação alta pela frente. No rol dos aumentos de preços previstos para a virada do ano estão os reajustes das mensalidades escolares, das passagens de ônibus e dos aluguéis, todos numa faixa que deve superar 7%, além da forte pressão dos alimentos. "Não vejo nada que alivie a inflação nos próximos meses. Dezembro vai ser complicado para a inflação, porque o consumidor tem mais renda no bolso", diz o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, Antonio Evaldo Comune.
Frialto apresenta nova proposta de pagamento da dívida
A direção do Frigorífico Frialto pretende se reunir com lideranças dos pecuaristas antes da assembleia com os credores da empresa, marcada para 2 de dezembro, em Sinop (MT). O encontro deve ocorrer no dia 1º, segundo o diretor comercial do frigorífico, Paulo Bellincanta. Ele explicou que a empresa quer discutir melhor a proposta de pagamento dos pecuaristas, que faz parte do plano de recuperação judicial. A empresa deve propor a utilização de um fator chamado de equivalência de arroba. A dívida seria convertida em arrobas e o valor corrigido de acordo com a cotação do boi gordo.
MDIC: exportações da JBS crescem 102,32%
No acumulado do ano até outubro, o grupo JBS registrou o maior porcentual de crescimento na receita com exportações entre as companhias produtoras de proteínas. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas para o Exterior da empresa somaram US$ 1,43 bilhão, aumento de 102,32% ante o mesmo período de 2009, quando o JBS exportou US$ 707,285 milhões.
RS: preço da arroba não acompanha alta do varejo
Os pecuaristas gaúchos questionam o aumento de até 50% no preço dos cortes nobres de carne bovina praticado pelo varejo nos últimos 40 dias. A principal argumentação é que o mesmo repasse não chega dentro da porteira. Conforme o consultor de pecuária de corte da Farsul, Fernando Adauto, o reajuste ao produtor não passou de 10% no mesmo período. "Não posso concordar que a carne subiu tanto. O varejo está especulando", afirma Adauto.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário