quarta-feira, 16 de junho de 2010

16/06/2010
Nestlé processa Sara Lee por patente do Nespresso
Na tentativa de proteger uma das suas divisões mais lucrativas, a Nestlé anunciou ontem (15) que abriu um processo legal contra o grupo americano Sara Lee na França, acusando-o de quebrar a patente das cápsulas do seu sistema de café Nespresso.
Abic divulga novas informações sobre FAC
Com relação à utilização dos recursos do FAC - Financiamento para Aquisição de Café, recursos do FUNCAFÉ, a ABIC mantém os associados informados com detalhes da Resolução CMN, a data de disponibilização dos recursos, prazo para contratação, entre outros.
Uganda: exportação em junho deve cair 17% ante 2009
As exportações de café de Uganda em junho devem registrar queda de 17% frente igual período de 2009, prejudicadas por clima desfavorável nas lavouras do oeste e sul do país, informou nesta segunda-feira (14) a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês).
Cocamar deve se fundir com Corol e Copercatu
Cerca de 350 cooperados da Cocamar aprovaram na sexta-feira (11) a proposta da diretoria para a realização de estudos para uma fusão com as cooperativas Corol de Rolândia e Cofercatu de Porecatu. Em nota, a Cocamar informa que o encontro de finalizou um ciclo de 19 reuniões que foram realizadas entre os dias 1º e 7 deste mês nos entrepostos da cooperativa, na região noroeste, com a participação de 1.500 produtores.
Exportação: receita com solúvel e verde sobe até maio
Segundo relatório da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, com base em números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), a receita cambial com exportação de café verde apresentou elevação de 18,81% nos primeiros cinco meses de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita cambial com exportação de café torrado e moído apresentou queda de 19,37% nos primeiros cinco meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior e a receita cambial com exportação de café solúvel apresentou elevação de 15,16% no mesmo período.
Bird prevê R$ 6 bi/ano para recuperar áreas protegidas
Estudo do Banco Mundial (Bird) estima em cerca de R$ 6 bilhões por ano o custo para recuperar áreas de proteção ambiental desmatadas em propriedades rurais no país. O valor equivale a pouco mais de 40% dos pagamentos do programa Bolsa-Família neste ano. Apesar do custo elevado, a instituição aponta a recuperação dessas áreas como uma das medidas com maiores chances de sucesso para reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global nas próximas duas décadas. O estudo Cenários de Baixo Carbono para o Brasil será divulgado amanhã (17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário