terça-feira, 22 de junho de 2010

Mercados futuros e físico começam a semana em queda

Os preços do café arábica encerraram essa segunda-feira (21) em queda nos mercados futuros e físico. Segundo agências internacionais de notícias, o mercado chegou a apresentar ganhos durante o pregão, com preocupações ainda com a oferta escassa de grãos de qual idade no físico no mundo, mas recuou em meio à realização de lucros. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 309,53, com desvalorização de 1,02%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
Leitor fala do movimento de cafés especias no Brasil

O leitor e colaborador do CaféPoint Paulo Henrique Leme, consultor em marketing estratégico no agronegócio, especializado em café, de Espírito Santo do Pinhal/SP, enviou um comentário ao artigo "Um pensamento vivo", destacando o movimento dos cafés especiais no Brasil e a tendência pela busca de indicação geográfica. Acesse e leia a carta na íntegra.
Copa Barista: veja a final e depoimento dos finalistas

A terceira edição da Copa Barista aconteceu de 7 a 10 junho de 2010, no 5º Espaço Café Brasil. A competição colocou frente a frente dois baristas em cada chave de prova. Na final disputaram os baristas Bruno Ferreira, da Octávio Café (SP) e Léo Moço, da Cafuné (RJ), sendo Léo Moço o grande campeão. Acesse e assista a emocionante prova e depoimentos dos finalistas.
Expocafé supera expectativa e tem novidade para 2011

Considerada a maior feira nacional do agronegócio café, a EXPOCAFÉ se consolidou como palco de negócios e de difusão de tecnologias, inovando com a inclusão do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que reuniu 300 pessoas, vindas de diferentes regiões de Minas e também de fora do estado.
USDA estima produção recorde no mundo em 2010/11

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou esperar que a produção de café do Brasil será 23% maior no ano comercial 2010/11, atingindo o recorde de 55,3 milhões de sacas de 60 kg. A projeção para a produção global de café é um recorde, de 139,7 milhões de sacas em 2010/11. Trata-se de um crescimento de 11% em relação a 2009/10. No início do mês, a Organização Internacional de Café estimou a produção global 2010/11 entre 133 e 135 milhões de sacas, um pouco inferior à do USDA.
Ações contra desmatamento no Brasil pode favorecer EUA

Está circulando entre parlamentares ruralistas um estudo que pode dar argumentos em favor de mudanças no Código Florestal. Intitulado "Farms Here, Forests There" ("Fazendas Aqui, Florestas Lá", em inglês), o documento americano afirma que os agricultores dos EUA podem ganhar até US$ 270 bilhões em 2030 com a redução do desmatamento nos países tropicais. O argumento é que a maior proteção às florestas prejudicará a produção de carne, soja, dendê e madeira em países como o Brasil.
Código Florestal: comissão pode votar mudanças dia 28

A comissão especial que analisa a reforma do Código Florestal (Projeto de Lei 1876/99 e outros) remarcou para o dia 28/06 a votação do parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A intenção inicial era votar o parecer ontem (21). Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), a proposta deve ser votada antes das eleições. Ele afirmou que a mudança do código é um pedido da sociedade, e o Congresso assumiu o compromisso de votá-la.
Veto a estrangeiro é estratégia de defesa

A decisão de proibir a aquisição de terras brasileiras por estrangeiros tem como pano de fundo o aumento da demanda mundial por recursos naturais, como a escassez de água, crise de alimentos, elevação dos preços das terras e os impactos sobre populações pobres no acesso à terra. "Vamos fazer uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para deixar claro aos investidores que podem investir em qualquer campo, mas não em terras", informou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário