Atualização Semanal CaféPoint - 14/02/11
Para Pensar
"A diferença entre problemas e dificuldades é que os primeiros têm solução." Roberto Civita
Cotações
Mercado Físico - 11/02/11
Mercados Futuros - 11/02/11
Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:
Receitas geladas de café para o verão - Por Natália Sampaio Sene Fernandes
O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa
Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti
Baterias feitas com cápsulas usadas de Nespresso - Por Juliana Santin
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Novas do CaféPoint
Produção de Eucalipto como diversificação de fonte de renda, conservação do solo e recursos hídricos
Respeitando-se a legislação ambiental, os ativos florestais desempenham importante papel na conservação dos solos e dos recursos hídricos. Trata-se de fonte de renda segura, com linhas de crédito disponíveis, além de possibilitar opção para diversificação da produção rural.
Análises de Mercado
Café brasileiro negociado a "par"
Para o capítulo "Quase nunca se viu isto na história do café", vai o barateamento dos diferenciais dos cafés lavados e a manutenção dos cafés brasileiros em níveis altos. Enquanto vimos o café colombiano caindo de 40 a 45 centavos acima para 22 a 28 centavos acima em menos de um mês, o fine-cup brasileiro saiu de quase 15 abaixo para "par", ou seja o mesmo nível que negocia o contrato "C". O motivo talvez venha dos quase 80% da safra corrente já ter sido comercializada, sendo que os cafés finos provavelmente tem um percentual ainda maior de desaparecimento.
Por Rodrigo Corrêa da Costa, Vice-presidente da Corretora Newedge (EUA).
Entrevistas
Luiz Fernando Leite, presidente da ACENPP: precisamos que o mundo saiba que o Brasil é a bola da vez
Luiz Fernando Andrade Leite é produtor de café no Paraná e presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. Em entrevista ao CaféPoint, durante a Ficafé 2010, Luiz falou sobre o modelo da cafeicultura do Paraná, como a Ficafé colabora para o mercado e sobre os desafios da atividade cafeeira. Acesse e confira!
Eduardo Sampaio (UTZ): a sustentabilidade não está completa enquanto o consumidor não foi educado
Eduardo Sampaio é engenheiro agrônomo, consultor, produtor e representando da UTZ Certified no Brasil. Em entrevista ao CaféPoint, Eduardo fala sobre a atual situação da cafeicultura, preços, sustentabilidade, certificação e das expectativas para o futuro da atividade cafeeira. Acesse e assista a entrevista.
Espaço Aberto
Novos horizontes para o Brasil
O ano de 2010 terminou com saldo positivo para a cafeicultura nacional. Os baixos estoques de café no mundo, principalmente os de bebidas finas, aliados à quebra de produção em alguns países e ao aumento contínuo da demanda mundial, fizeram com que as cotações da commodity subissem fortemente. O ano de 2010 será lembrado como o início de um ciclo de alta para o café. A análise dos fundamentos do mercado mundial de café mostra que as cotações do produto devem se manter elevadas em 2011, puxadas pelo crescimento consistente da demanda e pela dificuldade de alguns países produtores em atender a essa demanda.
Por Caetano de Carvalho Berlatto, Analista de Agronegócios - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.
Condição de oferta leva empresas a alterar composição do café
Pesquisas realizadas com consumidores de café apontam que, mais do que a qualidade do produto, a consistência da qualidade é um fator essencial na decisão de compra. O consumidor quer adquirir um café que mantenha as mesmas características em compras recorrentes, o que explica a importância da marca.
Rainforest Alliance Certified: a certificação como ferramenta de gestão e oportunidades de mercado
Leis Trabalhistas no Campo: da contratação à demissão, evitando ações trabalhistas
Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos
Fique Atento
VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil: envio de resumos vai até dia 15 de abril
Marketing do Café
Café Pilão usa "home flutuante" para divulgar novo produto
Para mostrar os atributos do novo Pilão Sabor e Leveza, a NewStyle criou uma ação diferenciada para a marca: um homem que "flutua" no ar, apenas com o apoio de uma das mãos na parede, apareceu na tarde de ontem (10) na Estação Sé de Metrô, em São Paulo/SP.
Sara Lee lança Pilão Sabor e Leveza para os dias mais quentes
A marca Pilão, fabricação da empresa Sara Lee, acaba de ampliar a sua família de produtos. O Pilão Sabor e Leveza foi desenvolvido com uma exclusiva seleção de grãos para agradar o paladar dos consumidores que buscam uma bebida naturalmente mais leve, sem abrir mão de sabor e qualidade. Pilão Sabor e Leveza é ideal para consumir nos dias mais quentes e para marcar momentos de descontração com a família e amigos.
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para Itarana, ES:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Pergunte ao Meteorologista
Zona da mata de Minas Gerais só deve receber chuvas no início de março
Infelizmente, ainda deve demorar a chover de forma intensa e generalizada na zona da mata de Minas Gerais. As últimas simulações americanas indicam precipitações significativas apenas para a partir de 23 de fevereiro. Já o CPTEC/INPE indica chuva forte apenas para a partir de 05 de março.
Teixeira de Freitas/BA: vórtices ciclônicos impedem ocorrências de chuvas
O calor intenso no sul da Bahia não nos engana: o Vórtice Ciclônico também influencia o tempo na região. Uma notícia razoavelmente boa é que a borda do Vórtice favorece chuva isolada. E Teixeira de Freitas ficará sob influência desta borda entre terça-feira e a quinta-feira.
Andrelandia/MG terá precipitações abaixo da média em fevereiro
Por conta da persistência das chuvas sobre a Região Sul, o mês de fevereiro ainda será caracterizado por precipitações abaixo da média no sul de Minas Gerais.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Radares Técnicos
Manejo de Lavoura
Análise de Folhas - Uma importante ferramenta no acompanhamento da Nutrição da Lavoura
A nutrição do cafeeiro com os principais macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) ocorre após uma programação criteriosa embasada em resultados apurados pela análise química do solo, estimativa da safra pendente e futura, sempre realizada após a visita do técnico aos talhões. A adição desses nutrientes ocorre de novembro a março, geralmente em três parcelamentos espaçados em aproximadamente 60 dias um do outro.
Por Alysson Vilela Fagundes, Pesquisador Fundação Procafé e Antônio Wander Rafael Garcia, MAPA/Fundação Procafé.
Gerenciamento
Imposto de renda do produtor rural: desafios e soluções
No Brasil, o Leão tem aumentado a sua voracidade e novas caças caem em suas garras todos os anos. O Leão está cada vez melhor preparado para encontrar a sua caça, ao mesmo tempo em que esta se encontra, muitas vezes, despreparada para enfrentá-lo. A caça dorme tranquila, por não conhecer bem o potencial do Leão, ou por estar mal informada de como o mesmo age.
Por Cilotér Borges Iribarrem e Enio Borges de Paiva, Consultores Safras & Cifras.
Giro de Notícias
14/02/2011
Falta café fino; demais tipos de café se valorizam
Após registrar consecutivas e fortes altas na semana, atingindo preços recordes, as cotações do arábica encerraram a sexta-feira (11) em queda, nos mercados futuros, em função de realização de lucros. A falta de café no mercado brasileiro impediu que os preços caíssem. Segundo Cepea, os preços do café arábica bebida rio (tipo 7) começaram a reagir no mercado interno pois com a menor disponibilidade de grãos mais finos, o número de compradores em busca deste tipo de grão aumentou.
Demanda aquecida, oferta reduzida: vai faltar café?
Seguindo a lógica de mercado, os preços do café estão subindo desde meados de 2010 porque a procura está muito maior do que a oferta. A tendência é que partir deste ano a bebida obtenha um novo e inédito patamar de preço. No entanto, o consultor em agronegócio, Paulo Henrique Leme, descartou a possibilidade de faltar café no mercado interno. E você, caro leitor, acredita na possibilidade de falta de café?
Robusta sobe com menor oferta e maior demanda
Os preços do café robusta estão reagindo no mercado brasileiro. O impulso vem da menor oferta de outros países produtores da variedade e da maior demanda por parte de algumas torrefadoras, que estão desabastecidas. Assim, após um longo
período de preços baixos, produtores de robusta estão otimistas com o atual cenário.
Cooperativas e associações podem se associar à BSCA
A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), realizada na semana passada, aprovou a adesão de cooperativas e associações de produtores ao seu quadro de associados. Até então, somente os cafeicultores podiam fazer parte da Associação.
Governo de SP subsidia prêmio de opção da BM&F
A BM&FBovespa informa que o governo de São Paulo vai subsidiar 50% do prêmio pago nos contratos agropecuários. Esse modelo possibilitará que o produtor proteja o preço de sua safra na BM&FBovespa pagando a metade do prêmio nos contratos de opção de quatro dos derivativos de commodities oferecidos: café arábica, milho, soja e boi gordo.
Com alta do café, agentes querem renegociar contratos
A forte alta dos preços do café no mercado físico no Brasil nas últimas semanas está fazendo com que produtores e cooperativas busquem renegociar com compradores valores fechados em vendas realizadas no passado, para entrega a termo, disseram corretores.
Uganda: exportações podem cair 30% em fevereiro
As exportações de café de Uganda podem cair 30% nesse mês, à medida que alguns comerciantes estão de forma especulativa segurando seus estoques em meio aos baixos rendimentos causados pelo mau clima, disse a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA).
11/02/2011
Cafeeiros tiveram boa florada mas mostram problemas
As floradas das lavouras que darão frutos agora em 2011 aconteceram no segundo semestre de 2010 e se mostraram bastante uniformes. Porém, parece que o pegamento dos "chumbinhos" não está agradando os produtores que esperavam ter uma boa colheita. Rafael da Cunha, cafeicultor de Divinolândia/SP conta que na sua região a situação é de muitas flores e pouco "chumbinho".
Arábica tem mais um dia de alta mas com poucos negócios
A escasses de oferta, principalmente de cafés de qualidade, continua sustentando as cotações do café arábica, que encerraram a quinta-feira (10) em alta pelo segundo dia consecutivo. Na bolsa de Nova York o vencimento março/11 teve valorização de 200 pontos, fechando a 255,60 centavos de dólar por libra-peso. Na BM&FBovespa o vencimento março/11 fechou cotado a US$ 336,85, com valorização de US$ 1,25, com 4.010 contratos em aberto. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 489,10, com valorização de R$ 1,97, segundo o indicador Cepea/Esalq. No mês, a variação acumula alta de R$ 28,19/saca.
CaféPoint entrevista Armando Matielli: envie perguntas
Nesta sexta-feira (11), o CaféPoint vai bater um papo com Armando Matielli, presidente da Sincal, para falar sobre a atual situação da cafeicultura nacional, problemas que vêm sendo enfrentados, desafios e soluções. Participe enviando sua pergunta.
Consumidor pode estranhar mais robusta no blend
A indústria de café deve enfrentar resistência de grande parte dos consumidores se quiser utilizar mais café robusta em suas misturas. Com os preços altos do café arábica, usar mais robusta pode ser uma opção economicamente viável, mas as características sensoriais desse café são diferentes. Segundo observadores do mercado, há alguns anos os consumidores da bebida passaram a conhecer melhor os diferentes tipos de café e, portanto, não aceitarão grandes mudanças. As torrefadoras raramente comentam sobre alterações nas misturas ou estratégias de compra.
Safra 2010/11: comercialização do Brasil alcança 81%
A comercialização da safra de café do Brasil 2010/11 (julho/junho) fechou o mês de janeiro em 81%. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado, com base em informações colhidas até 31 de janeiro. O mês de dezembro havia fechado com comercialização da safra 2010/11 de café em 75%.
Alta do preço do café ainda não chega ao consumidor
O consumidor brasileiro ainda não sentiu no bolso a disparada dos preços do café no campo. A indústria não consegue repassar o maior valor cobrado pelos cafeicultores ao varejo e está com margens apertadas.
Índia exportou 45% mais café em janeiro
As exportações de café da Índia em janeiro aumentaram em cerca de 45% com relação ao ano anterior, para 20.957 toneladas, ajudadas pela melhor disponibilidade de grãos no mercado local e firme demanda externa.
Cresce compra de terras brasileiras por estrangeiros
Enquanto o governo brasileiro avalia impor limites à compra de terras por estrangeiros, multiplicam-se as aquisições fechadas em outros idiomas nas principais regiões agrícolas do país. Ainda que na maior parte dos casos a discrição seja vital para o acerto e players estabelecidos no mercado afirmem que esperavam um número de transações maior do que o noticiado, o fato é que o movimento está em curso e ainda deverá ganhar mais força.
10/02/2011
Preço mínimo do café: média ou preços regionalizados?
Em artigo publicado ainda essa semana aqui no CaféPoint, Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, sugeriu ao Governo que elevassem o preço mínimo do café, visto que está completamente fora da realidade. O leitor do CaféPoint Willem Guilherme de Araújo, de Guaxupé/MG, comentou que o preço mínimo ideal deveria ser um preço médio que refletisse as diferenças das regiões produtoras. Já o leitor Paulo André Colucci Kawasaki sugere preços míminos regionalizados, respeitando as características e a realidade dos custos de produção de cada parte do cinturão produtor. Qual sua opinião?
El Salvador terá fundo para financiar café
O Banco Multisetorial de Investimentos (BMI) anunciou a disposição de US$ 50 milhões para apoiar a reativação do setor cafeeiro, que ocorrerá através da linha especial Avío Café, safra de 2011/12. O fundo busca atender de forma oportuna, antes da safra, as necessidades econômicas que apresentam os produtores que garantem a geração de empregos no país.
Produtor que descuidou não aproveita bom momento
O cafeicultor que durante o último período de dificuldades do setor deixou de investir em tratos culturais, agora não está conseguindo aproveitar o bom momento da atividade, cujos preços são considerados remuneradores.
PR: comercialização da safra 2010 alcança 91%
A comercialização da safra de café colhida em 2010 no Paraná alcançou 91%, segundo relatório semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).
Comercialização da safra 2010 no Sul de MG está em 85%
A comercialização de café no sul de Minas Gerais está em 85% da safra total 2010 da região. A análise parte de fonte da área de comercialização de uma grande cooperativa que atua no sul-mineiro. A fonte destacou que o volume de estoque é pequeno, e quem ainda detém café para a venda da safra passada vai segurar os grãos e esperar por melhores momentos, por novas altas nas cotações para negociar. "Agora o mercado está travado", comentou a fonte.
Fedecafe: produção da Colômbia salta 76% em janeiro
A produção de café da Colômbia aumentou 76% em janeiro, para 908 mil sacas, ante 515 mil sacas no mesmo período de 2010, informou nesta quarta-feira a Federação Nacional dos Cafeicultores do país (Fedecafe). De acordo com a entidade, as exportações colombianas do grão atingiram 815 mil sacas no mês passado, cerca de 50% acima das 541 mil sacas registradas em janeiro do ano anterior. Os números de embarque da federação incluem café verde, solúvel, torrado e de outros tipos.
Baggio Café registra crescimento de quase 50% em 2010
Estratégias inovadoras e situação econômica favorável impulsionaram expansão. Basta acompanhar os meios de comunicação para notar o quanto o consumidor brasileiro está ficando exigente. A consequência deste fenômeno está sendo sentida pela Baggio Café, empresa centenária no cultivo dos grãos. Só em 2010, a torrefadora registrou um crescimento de 49,6% em comparação ao ano anterior.
IBGE: produção da agroindústria cresce 4,7% em 2010
A produção da agroindústria brasileira cresceu 4,7% em 2010, após apresentar queda de 4,8% em 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, embora a recuperação tenha sido positiva, o desempenho da agroindústria ainda ficou abaixo do resultado da indústria em geral, que avançou 10,5%.
Brasil: uso da internet no agronegócio é incipiente
Ferramentas de reconhecida eficiência para disseminar ideias e fazer negócios, as redes sociais ainda estão longe do radar dos integrantes do agronegócio brasileiro. De grandes empresas globalizadas a pequenos produtores ainda são incipientes as iniciativas para explorar o potencial da chamada web 2.0, aponta o estudo "Agronegócios 2.0, benefícios das redes sociais para o agronegócio", elaborado pela TerraForum Consultores, empresa com foco em gestão do conhecimento e inovação.
09/02/2011
Café: mesmo firme, mercado registra quedas
Após consecutivos dias de altas, as cotações do café arábica encerraram a terça-feira (08) em baixa tanto nos mercados futuros como no físico. Na BM&FBovepsa, o vencimento março/11 fechou cotado a US$ 329,70, com desvalorização de US$ 2,10, com 4.242 contratos em aberto. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 477,67, com desvalorização de R$ 1,87, segundo o indicador Cepea/Esalq. O mercado continua firme, porém poucos negócios estão sendo realizados visto que os produtores já comercializaram a maioria de sua produção.
Campeonato Barista - regional SP: Bruno Ferreira
Assista apresentação do segundo colocado do Campeonato de Barista - Regional São Paulo, Bruno Fernandes, barista da Octávio Café.
Campeonato Barista - regional SP: Cecília Sanada
Assista apresentação da Campeã do Campeonato de Barista - Regional São Paulo, Cecília Sanada, barista da Octávio Café.
Sara Lee: lucro sobe, mas abaixo do esperado
A norte-americana Sara Lee anunciou um lucro de US$ 880 milhões, ou US$ 1,37 por ação, no segundo trimestre fiscal, acima dos US$ 371 milhões, ou US$ 0,53 por ação, no mesmo intervalo do ano anterior. O resultado, contudo, ficou abaixo do esperado, devido à alta dos preços das commodities e à fraqueza do euro.
OIC estima aumento da safra mundial e do consumo
A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, referente a janeiro deste ano, no qual projetou em 134,833 milhões de sacas de 60 kg a produção para a safra mundial 2010/11, volume, caso confirmado, 9,53% superior às 123,103 milhões colhidas na temporada 2009/10. Em relação ao consumo mundial, a OIC acredita que devido à flutuação atual de consumo, é provável que serão excedidas 131 milhões de sacas em 2010.
Testes comprovam resistência de clone à bicho-mineiro
Pesquisadores da Embrapa e da Fundação PróCafé, em Varginha, clonaram mudas de café arábica, resistentes ao bicho mineiro, uma praga que pode devastar os cafezais e é combatida somente com agrotóxicos. Na fazenda experimental da PróCafé já existem 400 clones das mudas. Testes comprovaram que a planta é resistente ao bicho mineiro.
Uganda busca ações contra concentração de mercado
Uganda deve diversificar suas exportações de café para se proteger contra as incertezas que podem surgir da concentração de mercado, disse a diretora executiva do Conselho de Promoções de Exportações da Uganda, Florence Kata, durante a inauguração do National Export Sector (NES).
CNA ressalta importância do Novo Código Florestal
O crescimento da produção agropecuária nacional depende de um quadro de segurança jurídica no campo que envolva a atualização da legislação ambiental e garanta a legalização de 90% da atividade rural desenvolvida no País. Para a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o caminho para atingir esse objetivo é a aprovação da atualização do Código Florestal proposta pelo relator da matéria na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP).
08/02/2011
Como se comportará o preço da saca de café em 2011?
Em 2010, ano de bienalidade positiva da produção de café no Brasil, a expectativa era de que na época de safra os preços caíssem como de costume, porém em função da redução de oferta de café no mundo e problemas de produção nos principais países produtores, todos tiveram uma surpresa quando o mercado reagiu e começou a subir. Como acredita que será o comportamento dos preços do café em 2011?
Café fecha em alta mas com poucos negócios internos
O mercado cafeeiro segue em alta e as cotações encerraram a segunda-feira (07) com novas valorizações tanto nos mercados futuros como no físico. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 479,54, com valorização de R$ 4,24, segundo o indicador Cepea/Esalq. Mesmo com as valorizações, os negócios seguem em ritmo lento, visto que produtores estão aguardando por melhores preços.
Cecafé: volume exportado em jan/11 é o maior em 5 anos
As exportações brasileiras de café em volume de sacas embarcadas registraram o melhor resultado mensal referente a janeiro dos últimos cinco anos. Foram exportadas 2.724.044 sacas (verde, torrado & moído e solúvel) neste mês de janeiro, contra 2.353.338 no mesmo período de 2007. Em relação a janeiro de 2010, houve um incremento de 9,3% no volume de sacas embarcadas. Os dados foram divulgados ontem (07) pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Preço mínimo do café: como reajustar?
O leitor do CaféPoint Willem Guilherme de Araújo, de Guaxupé/MG, enviou um comentário ao artigo " Carlos Paulino sugere elevação do preço mínimo do café", dizendo que está na hora de o Governo Federal estabelecer um preço mínimo que remunere o cafeicultor. Acesse e leia a carta na íntegra.
Preço recorde não incentivará expansão de cafezais
A recente disparada das cotações do café, que atingiram os maiores valores em 13 anos na bolsa de Nova York (ICE Futures), e preços recordes para a mercadoria de melhor qualidade negociada no mercado interno, não devem provocar expansão da área plantada, como ocorria em período de euforia nas décadas passadas. A tendência é que a área se mantenha estável, na faixa de 2,1 milhões de hectares, e que o cafeicultor aposte no aumento do rendimento dos cafezais.
Uganda: exportação em janeiro cai 18% ante 2010
As exportações de café de Uganda em janeiro recuaram 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 215.180 sacas de 60 quilos cada, devido à queda da produtividade da principal safra. A seca e os efeitos de pragas e doenças nas regiões central e leste do país, onde a colheita acaba de ser concluída, prejudicaram as lavouras, deixando produtores e traders com estoques mais baixos, segundo relatório da UCDA.
Lavazza pretende aumentar vendas na Índia
A principal torrefadora de café da Itália, Lavazza, planeja aumentar as vendas na Índia em 25% ao ano nos próximos anos graças à nova planta no país, à medida que a companhia quer expandir nos crescentes mercados da Ásia, disse o diretor para região da Ásia e Pacífico da empresa, Attilio Capuano.
Rossi critica plano francês de regulação de alimentos
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi criticou ontem (7) a posição defendida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, de intervir nos preços das commodities por meio da criação de estoques reguladores. Rossi lembrou que a pressão gerada pela valorização das commodities agrícolas é uma realidade, mas que se deve a uma série de fatores e nenhum deles é "culpa do Brasil".
Espaço CNC
Média do preço composto da OIC é a mais alta desde set/1994
De acordo com números divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC), a média do preço diário composto, em janeiro de 2011, foi de 197,35 centavos de dólar por libra peso - seu maior nível desde setembro de 1994 -, o que implicou expressiva alta de 55,58% em relação aos 126,85 centavos de dólar apurados no mesmo mês de 2010 e de 7,10% frente a dezembro do ano passado (184,26 centavos).
Exportação mundial de café cresceu 1,4% no ano civil 2010
Segundo dados do relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC) sobre o mercado cafeeiro, as exportações mundiais totalizaram 9,5 milhões de sacas de 60 kg em dezembro de 2010 - contra 7,9 milhões de sacas do mesmo mês de 2009 -, o que elevou o volume embarcado, no acumulado do ano passado, para 97,511 milhões de sacas. Na comparação com as remessas registradas nos 12 meses de 2009 (96,165 milhões de sacas), o montante atual representou alta de 1,40%.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário