Atualização Semanal CaféPoint - 28/02/11
Para Pensar
"As oportunidades são como o nascer do sol, se você esperar demais, vai perdê-las." William Arthur Ward
Cotações
Mercado Físico - 25/02/11
Mercados Futuros - 25/02/11
Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:
Vamos tomar uma bica? - Por Amanda de Oliveira Moda
Frases da semana: falta de café, safra 2011, boom das commodities... - Por Natália Sampaio Sene Fernandes
Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti
O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa
Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos
Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Entrevistas
Crica, Bikkini Barista: proporcionamos entreterimento geral ligando música, café e surf
Christian Maraccini, mais conhecido como Crica, nasceu no Brasil e foi para a Dinamarca. Hoje ele é sócio proprietário do Bikkini Barista, uma cafeteria de cafés especiais que ganhou incrementos durante sua construção e está estabelecida como um multiplex club, reunindo em um único lugar restaurante, cafeteria, bar, espaço para eventos, balada, agência de propaganda e escritório de corretagem de cafés. Acesse e assista entrevista com Crica.
Relatórios Mensais
Café: igual, diferente e ambos ligadíssimos
Sim, o café é igual, é diferente e ambas as tendências determinam o funcionamento dos mecanismos que pautam a formação de seus preços. Café é igual na medida em que participa da ascensão das cotações1observada para todas as commodities metálicas, agrícolas e para o petróleo. Mas em que então o café mostra-se singularmente diferente? De início de conversa, não há apenas uma espécie de café de dentro delas grande diversidade de tipos.
Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Pesquisador do IEA.
Espaço Aberto
Crise que se alastra pelos países árabes aumenta os preços do agronegócio
À medida que a crise no mundo árabe se alastra, seus efeitos sobre o restante do globo vão sendo sentidos. Trata-se de importante região produtora de petróleo e altamente dependente de importações, inclusive do agronegócio. Os altos preços dos alimentos, aliás, foram relevantes para o surto de revoltas nessa região de elevada concentração de renda e de marcante pobreza.
Por Geraldo Barros, Professor titular da USP/Esalq e coordenador científico do Cepea/Esalq/USP.
Rainforest Alliance Certified: a certificação como ferramenta de gestão e oportunidades de mercado
Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos
Fique Atento
CNA lança hotsite para defender a atualização do Código Florestal e a produção brasileira
Manhuaçu/MG: 15º Simpósio de Cafeicultura acontece de 16 a 18 de março
Marketing do Café
Gulfood 2011: Cafés do Brasil estarão em feira no Oriente Médio
Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa da Gulfood 2011 para promover os cafés brasileiros, em grãos torrados ou torrados e moídos, na maior feira de alimentos do Oriente Médio, que será aberta dia 27 de fevereiro em Dubai. A iniciativa faz parte do PSI - Projeto Setorial Integrado para exportação de cafés industrializados no país e comercializados com marcas brasileiras.
Uma Xícara de Prosa
Café especial: escolha uma variedade adequada à localização de plantio
Quando se fala em Café Especial, , recomendo ter atenção na escolha de variedades e linhagens adequadas à localização de plantio.
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.
Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.
Previsão para Marilândia, ES:
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!
Pergunte ao Meteorologista
Região de Santa Teresa/ES receberá 200 mm de chuva nos próximos 15 dias
O padrão de distribuição finalmente mudou no Brasil e, agora, podemos falar que finalmente estamos sob dimínio do La Niña novamente. As simulações indicam acumulado em torno dos 200mm nos próximos 15 dias em Itaguaçu, na região de Santa Teresa.
2011 terá clima favorável a colheita, mas não tão seco e quente como 2010
O outono e inverno de 2011 serão influenciados pelo fenômeno La Niña, porém um sistema cada vez mais enfraquecido. E o isto implicará? Implicará em um ano favorável à colheita, porém não tão seco e quente quando o de 2010.
Itarana/ES: março terá chuva má distribuida mas com boa intensidade
A chuva será má distribuída no mês de março, mas pelo menos voltará a chover forte na região de Santa Teresa e Itarana.
Caparaó/MG: chuva retorna a partir desta semana
Boa notícia. As chuvas retornarão à Caparaó e a todo o Estado de Minas Gerais no decorrer desta semana. E estas chuvas fortes devem prosseguir até quase o fim da primeira quinzena de março.
Chuvas fortes retornarão às áreas de café no início de março
A primeira frente fria em 45 dias chegou ao Sudeste. Com isto, as chuvas fortes retornarão às áreas de café. Até o dia 09 de março, o acumulado deve passar dos 170mm em Faria Lemos, região de Muriaé. Depois disso, entre 10 e 15 de março, as chuvas não cessam completamente, mas diminuem bastante.
Castelo/ES deve receber chuvas ainda essa semana
A chuva está retornando nesta semana. Depois de muitas semanas, veremos a chegada da primeira frente fria ao Sudeste.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!
Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!
- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais
Radares Técnicos
Proteção de Plantas
Broca do Café tem novo hábito no Cerrado Mineiro
A Broca do Café, Hypotenemus hampei, demonstra novos hábitos de vida, até então desconhecidos. Os fatos observados sugerem grande adaptação e elevado potencial de dano, que se traduz em prejuízos para o produtor.
Giro de Notícias
28/02/2011
Futuros recuam, mas fevereiro ainda acumula alta
Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) mantiveram movimento de queda, pela segunda sessão consecutiva. Mas os contratos ainda acumulam valorização este mês, de cerca de 7%, diante do quadro de baixa oferta no curto prazo.
Colômbia espera aumento de 14% na produção de 2011
A produção de café da Colômbia em 2011 deve atingir entre 9 milhões e 9,5 milhões de sacas de 60 quilos cada, disse nesta quinta-feira Luis Genaro Muñoz, presidente da Federação Nacional dos Cafeicultores (Fedecafe). Muñoz afirmou a repórteres que a produção na primeira metade do ano será "muito positiva".
ES: cafeicultores devem regularizar secadores de café
Com a chegada da colheita do café, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vem orientando os produtores rurais em relação a regularização dos secadores de café. O agricultor deve atender a alguns critérios para utilizar o equipamento de forma correta, diminuindo a poluição ambiental e os prejuízos à população da região onde ele se encontra. A regularização é feita a partir de um licenciamento ambiental, que tem como objetivo trazer um novo padrão para o uso de combustíveis nos secadores de café.
Colômbia: está difícil voltar a ser 3º maior produtor
A Colômbia, que já foi superada pela Indonésia no ranking dos maiores exportadores de café do mundo, vê uma recuperação de sua produção do grão, mas espera uma colheita fraca por causa do inverno do final de 2010. Apesar da recuperação na produção e nas exportações de café da Colômbia, além da média de preços internacionais acima de US$ 3 pela primeira vez desde 1997, a possibilidade de que o país volte a ser o terceiro maior produtor do mundo está difícil esse ano.
Ritmo de atividade da economia brasileira desacelera
O ritmo de atividade da economia brasileira desacelerou, mas o tamanho da inflexão é incerto. Entre os indicadores de atividade já conhecidos há altos e baixos - na comparação entre janeiro e dezembro com ajuste sazonal caiu a fabricação de automóveis, a expedição de papelão ondulado e a movimentação de cargas nas estradas, mas cresceu a produção de aço, as encomendas de calçados e o emprego. Grande parte dos economistas que acompanham o ritmo de atividade está convencida que a desaceleração já está forte.
Projeto institui Crédito Verde para agricultores
Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 36/11 institui o Crédito Verde - Crédito Ambiental de Incentivo aos Agricultores Familiares e Produtores Rurais. O objetivo da iniciativa, segundo seu autor, deputado Weliton Prado (PT-MG), é incentivar a criação de áreas de preservação ambiental. O projeto é idêntico ao PL 2364/07, do ex-deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, que continua em análise na Câmara, apensado ao PL 792/07.
25/02/2011
Colheita mecânica: possível para quem?
A mão de obra é o principal responsável pelo custo de produção na atividade cafeeira. Ultimamente a mão-de-obra, além de escassa, está perdendo qualidade. Na busca por eficiência produtiva (redução de custos e aumento de produtividade e qualidade), a mão-de-obra acaba sendo substituída pelas máquinas. A colheita mecânica de café em big bag está no alcance mesmo para produtores de regiões montanhosas.
Café do Centro: está difícil repassar a alta de preço
A escalada das cotações do café, em particular dos grãos de melhor qualidade, tipo gourmet, tem permitido a recuperação da renda no campo, mas a indústria enfrenta dificuldade para repassar o aumento. "O momento é difícil e deve se estender por mais tempo, pois a elevação do preço do café é constante e persistente", informa o diretor Rodrigo Branco Peres, do Café do Centro, uma das principais torrefadoras de grãos gourmet do País.
Leilão Conab: preço de abertura é de R$ 460,20/saca
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará leilão de 3.094.213 quilos de café em grãos (51.570 sacas de 60 quilos), safra 2002/2003, na próxima terça, dia 1, a partir das 9 horas.
Índia: clima pode prejudicar produção de café
A produção de café arábica da Índia nesse ano deverá ser menor do que o estimado, principalmente por causa do clima desfavorável, disseram fontes comerciais.
Oriente Médio: crises podem afetar vendas brasileiras
A onda de protestos no Oriente Médio e no norte da África colocou os países da região em um ambiente de profunda instabilidade política e ameaça gerar uma crise econômica num dos mercados mais promissores para empresas do Brasil.
Perto do prazo, Programa Mais Ambiente não deslancha
Mais de um ano depois de ter sido criado pelo governo e a pouco mais de três meses para o fim do prazo extra que os produtores rurais ganharam para regularizar suas propriedades, livres de multas, o Programa Mais Ambiente não deslanchou. Até ontem (24), não havia registro de nenhum produtor rural que tivesse assinado o termo de adesão ao programa.
24/02/2011
Cotações são puxadas por realização de lucro
Após quatro dias de consecutivas altas, com as cotações em Nova York atingindo o maior nível em 34 anos as cotações encerraram a quarta-feira (23) em queda diante realização de lucros. Na bolsa de Nova York o vencimento maio/11 teve desvalorização de 490 pontos, fechando a 269,45 centavos de dólar por libra-peso. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 516,51, com desvalorização de R$ 2,85, segundo o indicador Cepea/Esalq. O mercado segue firme mas acompanhou a queda na bolsa de Nova York. Negócios ainda seguem em ritmo lento.
IN 16 reforça Selo de Pureza ABIC
O novo Regulamento Técnico para Café Torrado em Grão e Café Torrado e Moído, implementado pela Instrução Normativa N° 16, do Ministério da Agricultura, e em vigor a partir desta quarta-feira (23), conta com o apoio da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e vai potencializar o seu Selo de Pureza, certificação pioneira na área de alimentos e bebidas lançada há 21 anos e até hoje ativa.
MG luta pela venda de café à China sem barreiras
Cafeicultores de Varginha e região vão desembolsar R$ 15 milhões até o fim do ano que vem para construir uma unidade dedicada ao sonho de exportar diretamente o grão, hoje adquirido por indústrias torrefadoras e grandes exportadores. O principal destino almejado é a China, a terra do chá que está começando a se dobrar aos hábitos ocidentais.
Café do Ponto quer expandir franquia pelo Brasil
A rede de franquias Café do Ponto, com 80 cafeterias distribuídas em 14 estados brasileiros, busca novos franqueados, principalmente no estado de São Paulo e regiões Norte e Nordeste. Dennis Szaf, coordenador de franquias da Sara Lee Brasil, detentora da marca Café do Ponto, afirma que a empresa procura empreendedores que tenham o perfil operador, ou seja, que queiram participar do dia-a-dia das operações da unidade.
Honduras aposta em maior produção e melhor qualidade
Nas ladeiras da região sudeste de Honduras florescem milhares de cafezais novos, enquanto os produtores esperam poder aproveitar um período de altos preços do café causado pela queda na produção em outras regiões da América Latina.
Evolução histórica do Código Florestal
Ontem a CNA lançou um hotsite sobre o Código Florestal, entre outros materiais existe uma linha do tempo com a evolução do Código que nos ajuda a entender um pouco mais o assunto.
23/02/2011
Café: cotações não param de subir mas faltam negócios
Após começar a semana com feriado em Nova York, o mercado de café se mantém firme e registra novas altas nesta terça-feira (22) tanto nos mercado futuros como no físico. Na bolsa de Nova York o vencimento maio/11 teve valorização de 135 pontos, fechando a 274,35 centavos de dólar por libra-peso. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 519,36, com valorização de R$ 6,37, segundo o indicador Cepea/Esalq. No mês, a variação acumula alta de R$ 58,45/saca.
MAPA adia avaliação sensorial para torrado e moído
Ministério da Agricultura deve adiar, pela segunda vez, o início da análise sensorial para avaliação da qualidade do café produzido no país. O novo prazo deve ser estendido por até dois anos.
Leilão da Conab encerra sem interesse de compra
O leilão de venda de 3.094.213 quilos de café em grãos (51.570 sacas de 60 kg), safra 2002/2003, realizado ontem (22) de manhã pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi concluído sem interesse de compradores.
México: café sofre com clima e falta de mão-de-obra
O México está enfrentando aquela que poderia ser a pior colheita de café em quase 20 anos. As chuvas fora de época e o clima frio resultaram em uma colheita que está amadurecendo a um ritmo irregular. Essas irregularidades na colheita do café são exacerbadas por uma escassez de mão-de-obra nas fazendas onde os trabalhadores, pagos por balde, não têm encontrado grãos de café suficientes para colher de forma a valer seu tempo.
ES: fruticultura é opção para diversificação de renda
A produção de café no Estado representa a maioria das lavouras capixabas, entretanto esse produto não se colhe o ano inteiro, e o agricultor familiar que depende da renda da plantação fica comprometido com essa cultura.
Código Florestal ganha fôlego novo nos bastidores
Rejeitada em parte pela bancada ruralista e quase totalmente por deputados ambientalistas, a proposta de alteração do Código Florestal Brasileiro ganhou fôlego no jogo de bastidores. De forma reservada, os ruralistas costuram um novo texto para complementar e ajustar o polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Rossi indica novo presidente para Conab
Aos poucos o ministro Wagner Rossi está montando sua equipe no Ministério da Agricultura com várias indicações de partidos e parlamentares. Nos próximos dias, anunciará o goiano Evangevaldo Moreira dos Santos como novo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
22/02/2011
IN16: nova classificação do café entra em vigor hoje
Entra em vigor hoje (22) a nova Instrução Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece um novo padrão para a classificação oficial do café torrado e moído. O Regulamento Técnico visa melhorar a qualidade do café que chega ao consumidor brasileiro. Qual impacto disso para o mercado e para o seu negócio?
Mercado de café segue firme com tendência de alta
Ontem (21) foi feriado nos Estados Unidos em comemoração ao Dia do Presidente, motivo pelo qual a bolsa de Nova York não operou. Mesmo sem o referencial, a BM&FBovespa encerrou o dia em alta. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 512,99, com desvalorização de R$ 0,04 , segundo o indicador Cepea/Esalq.
Ticoulat: produção para o futuro não pode ser exagerada
O leitor do CaféPoint Roberto Ticoulat, vice-presidente Sociedade Rural Brasileira e presidente da Três Marias Exportação e Importação, enviou um comentário ao artigo "Fernando de Souza Barros: não vai faltar café", sugerindo que o correto seria o produtor realizar a conta e decidir se está apto a permanecer no mercado ou ficar pronto para alterar de cultura quando e se o mercado reverter. Acesse e leia a carta na íntegra.
Leilão público tem preço de abertura de R$ 460,20/sc
O governo vai realizar no dia 22 de fevereiro, nesta terça-feira, a partir das 09 horas, leilão de café de estoques oficiais. A Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) informa que os preços de abertura serão de R$ 7,67 por quilo, ou R$ 460,20 por saca de 60 quilos.
Sara Lee reajusta em 15% preço do café Pilão
A escalada do preço das matérias-primas (commodities) no mercado internacional já provocou alta da inflação no Brasil e deve pressionar ainda mais os preços nos próximos meses. No caso do café em pó, a Sara Lee reajustou em 15% o preço do café Pilão esta semana.
Baggio Café investe R$ 1 milhão em torrefadora
A Baggio Café está investindo cerca de R$ 1 milhão este ano na ampliação de sua unidade de torrefação em Araras (SP), a 170 quilômetros de São Paulo. Empresa tem sido impulsionada pelo bom desempenho do setor de grãos no país e pela oferta de aromatizados.
Produção de café em Cuba se recupera após reformas
Cuba parece estar recuperando sua baixa produção de café e se aproxima do objetivo de produzir 6.700 toneladas do grão semi-processado, 20% a mais que na colheita passada, segundo informaram fontes da indústria.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário