quinta-feira, 14 de abril de 2011

Atualização Diária BeefPoint - 14/04/11

Para Pensar
"Todo homem luta com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos." Napoleão Bonaparte


Novidades dos Parceiros - Pfizer
Draxxin: chegou o antibiótico diferente de tudo que você já usou!

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Últimas do MyPoint
Confira imagens do rebanho da Pecuária Nhu-Verá

Confira no MyPoint de Júlio Cesar, várias fotos dos animais da Pecuária Nhu-Verá e imagens da natureza. Você poderá inclusive comentar as fotos e saber mais sobre a propriedade e seus animais. Júlio C. S. Pires utiliza o MyPoint para divulgar seu rebanho.

Você também pode utilizar esse espaço de divulgação, clique aqui e conheça o Plano Pró do MyPoint.


Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos


Espaço Aberto
O futuro da rastreabilidade no Brasil

Finda mais uma Missão da União Europeia, fica claro que o Brasil está evoluindo no seu processo de rastreabilidade bovina. A cada ano que passa, os europeus veem a consolidação do sistema para atender as exigências de seu mercado o que dá créditos a todos envolvidos no processo (Governo, Produtores, Certificadoras, Frigoríficos). Neste ano, muitos estados sequer foram visitados, o que significa confiança nos processos ali estabelecidos. Mudanças e evoluções certamente ocorrerão dentro dos caminhos normais e naturais de modernização e melhorias de processos, comuns a todos os setores da sociedade. Na rastreabilidade SISBOV não é e não será diferente. Absorve-se novas tecnologias, implantam-se novos processos de gestão, corta-se os exageros, incluí-se coisas que faltam e por ai se vai melhorando.

Por Luciano Medici Antunes, Presidente Grupo ÚNICA (Certificadoras SISBOV) e Diretor - Planejar.
Por que os frigoríficos estão "quebrando"?

Esta pergunta já vem me intrigando faz algum tempo. Nos últimos 3 anos, pelo menos uma dúzia de grupos de portes médio e grande que atuam no setor carne bovina entraram com pedidos de recuperação judicial ou "RJ", indicando que enfrentavam complicada situação financeira e impossibilidade de continuar com suas operações normalmente. Não sou defensor da indústria frigorífica tampouco me posiciono aqui como representante de qualquer classe de pecuaristas, ruralistas ou qualquer coisa parecida. Também não tenho intenção alguma de apontar defeitos, nem fazer prognósticos. Não sou especialista, analista, nem nada. Na verdade, sou um entusiasta da cadeia produtiva da carne bovina, admirador de sua complexidade e importância. O que quero mesmo é tentar entender os motivos e obter respostas para a pergunta acima. Queria tentar ir além da "versão oficial", da "nota na imprensa" ou das explicações que toda "RJ" de fri gorífico traz.

Por Otávio Juliato, Administrador de empresas e trabalha no setor de agronegócios.


Manipulação, segurança e processamento de carne bovina: garantindo qualidade

Confinamento: Manejo para Aumento da Produtividade

Estratégias de Negociação


Os 10 artigos melhor avaliados da semana
Mataboi paralisa abates em todas as unidades - Giro do Boi

Boi Europa: confira o diferencial pago em diversas regiões - Rastreabilidade e Certificação

Fiscais alertam para problemas com fiscalização sanitária - Giro do Boi

Merial e Intervet desistem de fundir operações - Giro do Boi

RS: Governo reduz o peso mínimo dos animais nas feiras de outono - Giro do Boi

Júlio Barcellos fala sobre os gargalos da pecuária, adoção de tecnologia e agregação de valor - Entrevistas

Por que os frigoríficos estão "quebrando"? - Espaço Aberto

Oferta segue curta e indicador é cotado a R$ 107,61/@ - Giro do Boi

Abrafrigo: confirmada inconstitucionalidade do Funrural - Giro do Boi

Embrapa: chuvas causam perdas de R$ 192 mi no Pantanal - Giro do Boi

Marketing da Carne
Austrália: indústria de carnes vermelhas apoia o Japão

A indústria de carnes vermelhas da Austrália lançou várias atividades em suporte ao Japão desde que o país sofreu seu "desastre triplo" - terremoto, tsunami e crise nuclear -, que levou a danos de mais de 5% das terras agrícolas em três municípios afetados. "O Meat and Livestock Australia (MLA), com o embaixador da Aussie Beef (carne bovina australiana), Ken Tanaka, e uma organização local sem fins lucrativos, organizou distribuição de sopas na semana passada na área no norte afetada pelo desastre, onde mais de 160.000 pessoas estão em acomodações temporárias", disse a gerente regional do MLA no Japão, Melanie Brock.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!


Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais

Cotações
Mercado Físico do Boi - 13/04/11 Mercado Físico da Vaca - 13/04/11
Reposição Macho Nelore - 05/04/11 Reposição Fêmea Nelore - 05/04/11

Atacado - 13/04/11
Mercados Futuros - 13/04/11

Radares Técnicos
Sistemas de Produção
Módulos mínimos de produção - custos da produção de gado de corte em pasto

A determinação do custo de produção se revela de suma importância na agropecuária, não somente como um componente para a análise da rentabilidade da unidade de produção, mas também como parâmetro de tomada de decisão e de capitalização do setor rural. A produção de gado de corte em pasto é afetada por vários fatores, dos quais se destacam aqueles relacionados a deficiência alimentar e sanidade dos animais. Portanto, para garantir a sustentabilidade desse sistema de produção, é necessário o manejo adequado das pastagens, juntamente com um correto manejo sanitário. Essas mudanças precisam ser bem avaliadas para que se possa determinar a viabilidade das novas tecnologias introduzidas nos sistemas produtivos. Este artigo, objetiva relacionar e quantificar os custos de produção de gado de corte envolvendo cria, recria e terminação em pastagem submetida à adubação de manutenção, desde a imp lantação da espécie forrageira até a venda dos animais.

Por Cristiano Magalhães Pariz, Simony Alves Mendonça, Ciniro Costa, Paulo Roberto de Lima Meirelles e Marco Aurélio Factori.

Giro do Boi
14/04/11
Mataboi: Acrimat avalia que "batalha será longa"

Para a Acrimat "o Matoboi mostrou a cara e abriu uma porta para o diálogo, mas não apresentou nenhuma proposta, apenas disse que os pecuaristas são fornecedores estratégicos e que terão prioridade", disse Biancardini. Durante seu pronunciamento na reunião, ele enfatizou aos pecuaristas para se prepararem "para uma longa e árdua batalha, pois o caminho para um consenso não é fácil".
AC: MPF entra com ação contra frigoríficos

Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho no Acre entraram com ação civil pública contra 14 frigoríficos suspeitos de comercializar gado originado de fazendas embargadas por desmatamento ou exploração do trabalho escravo.
Agronegócio: exportação deve bater recorde em 12 meses

O desempenho das exportações brasileiras do agronegócio no primeiro trimestre fortaleceu as projeções que sinalizam, desde o fim do ano passado, que um novo recorde histórico será batido pelo setor também nesta frente em 2011. O valor bruto da produção (VBP) agrícola - "da porteira para dentro" - das principais lavouras cultivadas no país caminha a passos acelerados na mesma direção.
Inflação dos alimentos coloca BC em estado de alerta

A persistência da inflação dos alimentos colocou o Banco Central em alerta. O cenário de pressão de demanda, estoques mundiais reduzidos e incertezas no mercado internacional levaram a instituição a criar um grupo especial para monitorar de perto a variação dos preços das commodities e dos alimentos básicos.
USDA aumenta previsão de produção de carne

A produção total de carnes dos Estados Unidos em 2011 deverá aumentar em 0,5%, para 41,83 milhões de toneladas, de acordo com o último relatório de estimativas de oferta e demanda agrícolas mundiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Graziano apresenta sua plataforma na disputa pela FAO

O candidato brasileiro ao comando da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, disse ontem (13) que a erradicação da fome é uma meta compatível com o desenvolvimento econômico, ao apresentar seu programa de trabalho para delegados da organização. Os 191 países membros da FAO elegerão entre seis candidatos, em votação secreta, o sucessor do senegalês Jacques Diouf. A eleição será nas sessões de 25 de junho a 2 de julho, da 37ª conferência da FAO, em Roma.
Brics têm visão diferente sobre controle de preços

A questão do controle do preço internacional de commodities é o principal ponto de divergência da terceira reunião de cúpula dos Brics que começa hoje na China. Grandes importadores de alimentos, Índia e Rússia vêm com simpatia a proposta do presidente da França, Nicolas Sarkozy - frontalmente rejeitada pelo Brasil -, de regular e controlar a flutuação na cotação internacional de produtos básicos como alimentos e petróleo. O assunto será discutido na próxima semana em reunião do G-20 em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário