sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atualização Semanal BeefPoint - 15/04/11

Para Pensar
"Aprenda a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos." Autor desconhecido


Novidades dos Parceiros - Pfizer
Correlação entre o Índice Reprodutivo Pfizer e Outras Características

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Últimas do MyPoint
Confira as novidades dos usuários do Plano Pro

Nessa semana, o MyPoint recebeu a publicação de textos, vídeo, fotos e comentários de usuários do Plano Pro, confira algumas dessas publicações:

[Texto] Como lucrar com o gado criado a pasto, mas em solo arenoso - caso de sucesso apresentado durante o 3º Seminário Técnico da Novilho Precoce MS.

[Vídeo] Brave - confira esta nova opção de Angus - mais um touro da bateria da ABS Pecplan. Destinado ao mercado de gado puro (elite) e importado ao Brasil a pedido de clientes.

[Foto] Oceano de CV - Segundo melhor mocho do Sumário ANCP 2011.

Faça como as empresas, associações, profissionais e produtores que já têm o Plano Pro: utilize o MyPoint para informar a comunidade do BeefPoint sobre suas novidades!


Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos


Novidades dos Parceiros - Bellman
Direto do campo: Análise química de alimentos utilizados na dieta de bovinos

Novas do BeefPoint
Tudo é negociável. Aprenda com ser um negociador efetivo

No próximo dia 27 de abril, começa o Curso Online Estratégias de Negociação, onde a Dra. Carla Ventura irá ensinar a identificar o perfil e estilo dos negociadores e como negociar habilmente com cada um; elaborar metas e objetivos a serem atingidos em uma mesa de negociação; montar o roteiro e as estratégias para sair vitorioso em uma rodada de negócio; e tornar-se um negociador efetivo e fechando os melhores negócios.
Manipulação, segurança e processamento de carne bovina: garantindo qualidade

O Curso Online, Manipulação, segurança e processamento de carne bovina: garantindo qualidade, que terá início no próximo dia 17 de maio, é um estudo da aplicação da manipulação de práticas benéficas à cadeia da carne. A ênfase está colocada nos métodos para melhorar a qualidade da produção da cadeia bovina, desenvolvendo práticas corretas desde o pasto até a mesa do consumidor, esclarecendo os pontos essenciais para a otimização do produto final, e visando a correção de pontos críticos de controle. Depois de completo o curso, o participante estará apto a demonstrar compreensão de técnicas e métodos para manipular os elementos que influeciam a qualidade na cadeia bovina.
Panorama do Mercado
Mercado ainda trabalha em ritmo lento e bastante pressionado

De maneira geral, oferta de animais para o abate não aumentou, as escalas seguem curtas e os negócios em ritmo lento. Apesar de poucas alterações no cenário do mercado do boi gordo, nesta semana os compradores continuaram pressionando os preços da arroba. O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 104,06/@, na última quarta-feira, acumulando desvalorização de 0,12% na semana. O indicador a prazo também recuou (-0,27%), sendo cotado a R$ 105,39/@.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.

Novidades dos Parceiros - CRV Lagoa
CRV Lagoa promove curso de Casqueamento de Bovinos em maio

Especiais
Como a genômica pode mudar o mercado de genética e o melhoramento

A Unesp e a Conexão Delta G realizaram no último dia 14 de março, em Araçatuba/SP, o I Workshop Internacional de Genômica Aplicada à Pecuária, evento que contou com a participação de pesquisadores de diversos países, além de representantes de empresas do setor de análises genéticas e de biotecnologia.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Carne & Saúde
Cânceres no sistema geniturinário e consumo de carne - Parte 1/2

O pesquisador Dominik D. Alexander, PhD, MSPH, epidemiologista sênior da Health Sciences Practice, Exponent, Inc., elaborou um relatório técnico sumarizando as atuais evidências epidemiológicas relacionadas ao consumo de carnes vermelhas e carnes processadas e o câncer. Esse relatório não teve a intenção de incluir sistematicamente todos os componentes de causa, como dose-resposta ou possibilidade biológica, entre as carnes vermelhas e processadas e tipos específicos de câncer. A ideia do trabalho foi sintetizar informações científicas relacionadas aos tipos de câncer com os quais o consumo de carne foi avaliado e recapitular algumas das associações estatísticas observadas entre a ingestão de carnes vermelhas e processadas e o câncer.

Por Juliana Santin, Médica Veterinária pela FMVZ/USP e mestranda pela ESALQ/CENA/USP.


Manipulação, segurança e processamento de carne bovina: garantindo qualidade

Confinamento: Manejo para Aumento da Produtividade

Estratégias de Negociação


Novidades dos Parceiros - Vencofarma
Pneumonias em confinamento

Espaço Aberto
O futuro da rastreabilidade no Brasil

Finda mais uma Missão da União Europeia, fica claro que o Brasil está evoluindo no seu processo de rastreabilidade bovina. A cada ano que passa, os europeus veem a consolidação do sistema para atender as exigências de seu mercado o que dá créditos a todos envolvidos no processo (Governo, Produtores, Certificadoras, Frigoríficos). Neste ano, muitos estados sequer foram visitados, o que significa confiança nos processos ali estabelecidos. Mudanças e evoluções certamente ocorrerão dentro dos caminhos normais e naturais de modernização e melhorias de processos, comuns a todos os setores da sociedade. Na rastreabilidade SISBOV não é e não será diferente. Absorve-se novas tecnologias, implantam-se novos processos de gestão, corta-se os exageros, incluí-se coisas que faltam e por ai se vai melhorando.

Por Luciano Medici Antunes, Presidente Grupo ÚNICA (Certificadoras SISBOV) e Diretor - Planejar.
Por que os frigoríficos estão "quebrando"?

Esta pergunta já vem me intrigando faz algum tempo. Nos últimos 3 anos, pelo menos uma dúzia de grupos de portes médio e grande que atuam no setor carne bovina entraram com pedidos de recuperação judicial ou "RJ", indicando que enfrentavam complicada situação financeira e impossibilidade de continuar com suas operações normalmente. Não sou defensor da indústria frigorífica tampouco me posiciono aqui como representante de qualquer classe de pecuaristas, ruralistas ou qualquer coisa parecida. Também não tenho intenção alguma de apontar defeitos, nem fazer prognósticos. Não sou especialista, analista, nem nada. Na verdade, sou um entusiasta da cadeia produtiva da carne bovina, admirador de sua complexidade e importância. O que quero mesmo é tentar entender os motivos e obter respostas para a pergunta acima. Queria tentar ir além da "versão oficial", da "nota na imprensa" ou das explicações que toda "RJ" de fri gorífico traz.

Por Otávio Juliato, Administrador de empresas e trabalha no setor de agronegócios.

Raças e Genética
GO: entidades estudam criação do selo Qualidade Genética Goiás
Rastreabilidade e Certificação
Marfrig aumenta para 6% as bonificações para a Carne Certificada Pampa® no RS

A partir desta segunda (11/04) os animais abatidos nas 4 plantas do Rio Grande do Sul do Frigorífico Marfrig (Bagé, Alegrete, São Gabriel e Capão do Leão), enquadrados na tabela de certificação do Programa Carne Certificada Pampa®, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), passarão a receber bonificações de 6% em relação ao preço negociado com o Marfrig em todas as categorias da tabela de qualidade do programa e as fêmeas, enquadradas na tabela, também receberão os mesmos preços praticados para os machos.
Marketing da Carne
Austrália: indústria de carnes vermelhas apoia o Japão

A indústria de carnes vermelhas da Austrália lançou várias atividades em suporte ao Japão desde que o país sofreu seu "desastre triplo" - terremoto, tsunami e crise nuclear -, que levou a danos de mais de 5% das terras agrícolas em três municípios afetados. "O Meat and Livestock Australia (MLA), com o embaixador da Aussie Beef (carne bovina australiana), Ken Tanaka, e uma organização local sem fins lucrativos, organizou distribuição de sopas na semana passada na área no norte afetada pelo desastre, onde mais de 160.000 pessoas estão em acomodações temporárias", disse a gerente regional do MLA no Japão, Melanie Brock.
Sustentabilidade
Marfrig desenvolve esforços para garantir a sustentabilidade

"Dá pra fazer e nós vamos mostrar". O primeiro diretor de sustentabilidade da Marfrig assumiu o cargo recém-criado na empresa com um projeto audacioso para uma indústria de carnes: monitorar as emissões de gases-estufa de suas 152 unidades em 22 países. Clever Ávila se antecede à pergunta. "Confesso que estamos numa fase reativa ao Ministério Público, ao governo, às ONGs e aos nossos clientes. Mas isso nos dá a vantagem de assumirmos compromissos antes dos outros".
Cortar consumo de carnes vermelhas não conterá emissões, diz Comissão Europeia

Pedir que os consumidores cortem o consumo de carnes vermelhas não é uma forma efetiva de enfrentar a mudança climática, disse a Comissão Europeia. Durante uma reunião com oficiais do English Beef and Lamb Executive (EBLEX) em Bruxelas na semana passada, um representante da Diretoria Geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAGRI) enfatizou que a política da União Europeia (UE) promove dietas saudáveis e tem a legislação para garantir a segurança alimentar, mas não tem o papel de determinar o que as pessoas devem consumir.
Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais

Cotações
Mercado Físico do Boi - 14/04/11 Mercado Físico da Vaca - 14/04/11
Reposição Macho Nelore - 05/04/11 Reposição Fêmea Nelore - 05/04/11

Atacado - 14/04/11
Mercados Futuros - 14/04/11

Radares Técnicos
Sistemas de Produção
Módulos mínimos de produção - custos da produção de gado de corte em pasto

A determinação do custo de produção se revela de suma importância na agropecuária, não somente como um componente para a análise da rentabilidade da unidade de produção, mas também como parâmetro de tomada de decisão e de capitalização do setor rural. A produção de gado de corte em pasto é afetada por vários fatores, dos quais se destacam aqueles relacionados a deficiência alimentar e sanidade dos animais. Portanto, para garantir a sustentabilidade desse sistema de produção, é necessário o manejo adequado das pastagens, juntamente com um correto manejo sanitário. Essas mudanças precisam ser bem avaliadas para que se possa determinar a viabilidade das novas tecnologias introduzidas nos sistemas produtivos. Este artigo, objetiva relacionar e quantificar os custos de produção de gado de corte envolvendo cria, recria e terminação em pastagem submetida à adubação de manutenção, desde a imp lantação da espécie forrageira até a venda dos animais.

Por Cristiano Magalhães Pariz, Simony Alves Mendonça, Ciniro Costa, Paulo Roberto de Lima Meirelles e Marco Aurélio Factori.
Giro do Boi
15/04/11
Poucos negócios, indicador é cotado a R$ 105,89

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 104,24/@, com valorização de R$ 0,18. O indicador a prazo registrou alta de R$ 0,50, sendo cotado a R$ 105,89/@.
Código Florestal: pontos polêmicos serão negociados

A nova versão do relatório de reforma do Código Florestal Brasileiro deve sofrer apenas alterações mínimas antes de ser votado no plenário da Câmara após a Páscoa. Mesmo diante do aparente consenso, os pontos polêmicos serão negociados no Congresso. Ao contrário do discurso oficial, ainda há várias discordâncias entre ambientalistas e ruralistas.
Banco Mundial alerta sobre alta nos alimentos e pobreza

Dados apresentados nesta quinta-feira pelo Banco Mundial apontam que novos aumentos nos preços globais dos alimentos podem colocar milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. De acordo com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, os preços dos alimentos já estão 36% mais altos que há um ano e um novo aumento de 10% colocaria mais 10 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema (renda menor que US$ 1,25 por dia).
EUA: exportação de carne bovina cresceu 24% no 1º bi

A tendência positiva nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos continuou durante fevereiro, com uma porção cada vez maior da produção total sendo exportada, com maiores retornos à indústria de carnes do país, de acordo com estatísticas compiladas pela Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF).
NZ: exportação de carne bovina recua 13% em março

As exportações de carne bovina da Nova Zelândia, que são predominantemente destinadas aos Estados Unidos, caíram em 13% com relação ao ano anterior durante março, para 34.505 toneladas, de acordo com New Zealand Meat Board.
14/04/11
Mataboi: Acrimat avalia que "batalha será longa"

Para a Acrimat "o Matoboi mostrou a cara e abriu uma porta para o diálogo, mas não apresentou nenhuma proposta, apenas disse que os pecuaristas são fornecedores estratégicos e que terão prioridade", disse Biancardini. Durante seu pronunciamento na reunião, ele enfatizou aos pecuaristas para se prepararem "para uma longa e árdua batalha, pois o caminho para um consenso não é fácil".
André Bartocci discute penalização do boi inteiro

O pecuarista do Mato Grosso do Sul, André Bartocci, fala sobre a dificuldade em vender lotes de bois inteiros para os frigoríficos e comenta que a comunicação entre indústria e pecuaristas precisa ser melhorada.
AC: MPF entra com ação contra frigoríficos

Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho no Acre entraram com ação civil pública contra 14 frigoríficos suspeitos de comercializar gado originado de fazendas embargadas por desmatamento ou exploração do trabalho escravo.
Agronegócio: exportação deve bater recorde em 12 meses

O desempenho das exportações brasileiras do agronegócio no primeiro trimestre fortaleceu as projeções que sinalizam, desde o fim do ano passado, que um novo recorde histórico será batido pelo setor também nesta frente em 2011. O valor bruto da produção (VBP) agrícola - "da porteira para dentro" - das principais lavouras cultivadas no país caminha a passos acelerados na mesma direção.
Inflação dos alimentos coloca BC em estado de alerta

A persistência da inflação dos alimentos colocou o Banco Central em alerta. O cenário de pressão de demanda, estoques mundiais reduzidos e incertezas no mercado internacional levaram a instituição a criar um grupo especial para monitorar de perto a variação dos preços das commodities e dos alimentos básicos.
USDA aumenta previsão de produção de carne

A produção total de carnes dos Estados Unidos em 2011 deverá aumentar em 0,5%, para 41,83 milhões de toneladas, de acordo com o último relatório de estimativas de oferta e demanda agrícolas mundiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Graziano apresenta sua plataforma na disputa pela FAO

O candidato brasileiro ao comando da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, disse ontem (13) que a erradicação da fome é uma meta compatível com o desenvolvimento econômico, ao apresentar seu programa de trabalho para delegados da organização. Os 191 países membros da FAO elegerão entre seis candidatos, em votação secreta, o sucessor do senegalês Jacques Diouf. A eleição será nas sessões de 25 de junho a 2 de julho, da 37ª conferência da FAO, em Roma.
Brics têm visão diferente sobre controle de preços

A questão do controle do preço internacional de commodities é o principal ponto de divergência da terceira reunião de cúpula dos Brics que começa hoje na China. Grandes importadores de alimentos, Índia e Rússia vêm com simpatia a proposta do presidente da França, Nicolas Sarkozy - frontalmente rejeitada pelo Brasil -, de regular e controlar a flutuação na cotação internacional de produtos básicos como alimentos e petróleo. O assunto será discutido na próxima semana em reunião do G-20 em Paris.
13/04/11
AUS: exportação de bovinos em pé recua em fevereiro

As exportações de bovinos vivos da Austrália durante fevereiro caíram em 25% com relação ao ano anterior, para 58.992 cabeças, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics, com os menores envios no mês atribuídos em grande parte aos importantes mercados da Indonésia (queda de 14%, para 40.130 cabeças) e Oriente Médio (queda de 43%, para 14.734 cabeças).
MS: o que está acontecendo no mercado do boi gordo?

Hoje, Lygia Pimentel, da XP investimentos fez a seguinte pergunta no Twitter: "o que vocês estão vendo de preços e escalas no Mato Grosso do Sul?" Confira como estão caminhando os negócios neste início de semana.
Mercosul exporta menos e come mais carne

O Mercosul está exportando menos carne, enquanto o consumo do produto tem aumentado. Na Argentina, no Brasil e no Uruguai, o consumo de carne está sustentado e os frigoríficos, em muitos casos, recebem preços mais altos em nível de abastecimento interno do que nos mercados internacionais.
JBS se aproxima de 'junk bond' americano

O rendimento dos títulos em dólar da JBS SA está caindo e se aproximando dos chamados "junk bonds" americanos. A convergência se deve ao anúncio da empresa de que vai transferir US$ 2 bilhões de passivo para uma subsidiária no Colorado.
Governo muda seleção de diretores da Embrapa

O processo de seleção dos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), baseado em critérios técnicos de recrutamento, será extinto por intervenção direta da presidente Dilma Rousseff. E o mandato de três anos garantido aos diretores da estatal valerá somente para os atuais executivos recém-confirmados no cargo.
12/04/11
Marfrig anuncia joint-ventures na China

A Marfrig Alimentos S.A. comunica que constituirá, por intermédio de sua subsidiária Keystone Foods na China, duas joint-ventures, com o objetivo de explorar as oportunidades de fornecimento de alimentos e atender à crescente demanda de distribuição no mercado chinês. Os dois novos negócios complementam a estratégia do Marfrig na China: o negócio de logística, que incluirá seis novos centros de distribuição, investimento em frota e plataformas de tecnologia, vai garantir a qualidade dos produtos fornecidos aos restaurantes. A unidade de abate de aves reduzirá a dependência da empresa de carne terceirizada.
Boi gordo: mercado segue trabalhando em ritmo lento

Nesta segunda-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 103,91/@, com retração de R$ 0,28. O indicador a prazo registrou alta de R$ 0,53, sendo cotado a R$ 105,67/@.
China abre comércio de carne suína para o Brasil

O governo chinês anunciou nesta segunda-feira (11/04), a abertura de mercado para a carne suína brasileira. O ministro da Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Zhi Shuping, informou ao ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, a aprovação inicial de três frigoríficos nacionais exportadores de suínos.
Abras pede que supermercados repensem repasses de preço

Diante da expectativa de que o teto inflacionário previsto para 2011, de 6,5%, seja rompido ainda no primeiro semestre, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, convocou todos os integrantes do setor supermercadista a adotar uma postura mais prudente no repasse das altas dos preços.
Coreia do Sul remove restrições relacionadas à aftosa

O surto de febre aftosa na Coreia do Sul parece estar totalmente sob controle, informou o jornal Chosun Ilbo. O Ministério de Alimentos, Agricultura, Silvicultura e Pesca (MIFAFF) do país anunciou que removeu as últimas barreiras remanescentes ao movimento de animais no país no último domingo, na província de South Chungcheong.
Argentina: Governo apresenta Plano Pecuário Nacional

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, apresentou o Plano Nacional de Pecuária na semana passada. A iniciativa visa aumentar a quantidade de cabeças de gado do país. O programa inclui créditos de 3 bilhões de pesos (US$ 742,56 milhões), que serão financiados pelo Banco Nación a uma taxa de entre 9% e 9,5% anual.
EUA avaliam cortar subsídio à agricultura

A busca por cortes no orçamento dos EUA chegou a esse ponto: até os subsídios à agricultura - despesas de bilhões que os dois grandes partidos do país, o Democrata e o Republicano, apoiam há anos - entraram em jogo. Com o setor agrícola a todo vapor e Washington de dieta, um programa criado nos anos 90 que distribui recursos para produtores rurais pode ser reduzido ou eliminado ano que vem, quando o Congresso americano propuser uma nova lei agrícola quinquenal.
Venha discutir o mercado do boi gordo no Twitter

O BeefPoint criou em seu perfil no twitter uma lista com as referências sobre o mercado do #boigordo. O objetivo é reunir as pessoas, entidades e empresas que discutem o mercado do boi gordo no twitter, em um só lugar. Aos poucos vamos aperfeiçoando a lista com novos nomes e mudanças. Se você tiver sugestões de nomes, por favor nos envie. Muito obrigado.
11/04/11
Como anda o abate de fêmeas?

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Trimestral de Abates, referentes aos últimos três meses de 2010. Segundo a pesquisa do IBGE, em 2010 foram abatidas nos frigoríficos brasileiros, com algum tipo de inspeção, 10.566.631 de fêmeas (vacas + novilhas), que foram responsáveis pela fatia de 36,11% do abate total de bovinos. Em 2009 esta participação foi de 37,37% e em 2008 de 39,00%, evidenciando que está sim existindo um movimento de retenção de matrizes na pecuária brasileira que deve se refletir na oferta de animais para abate nos próximos anos.
Boi gordo: indicador termina a semana valendo R$ 105,14

Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 104,19/@, com retração de R$ 0,04. O indicador a prazo registrou alta de R$ 0,15, sendo cotado a R$ 105,14/@.
Faeg recomenda venda à vista

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) está acompanhando a atual situação das plantas frigoríficas. "Recomendamos aos produtores rurais cautela nas novas negociações e lembramos que a Faeg lançou a campanha 'Gado Só à Vista' e o Programa Boi na Bolsa para que problemas como os ocorridos em 2009 com outras plantas frigoríficas sejam evitados", alerta o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, José Manoel Caixeta Haun.
CNA: PIB do agronegócio fecha 2010 com alta de 5,47%

A aceleração dos preços dos produtos agropecuários, no segundo semestre de 2010, influenciou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2010, que fechou o ano com crescimento de 5,47%. O desempenho do setor foi positivo em todos os meses do ano, em especial entre julho e novembro. Em dezembro, o PIB do agronegócio cresceu 0,26%.
Banco JBS: Joesley Batista espera crescimento

Mesmo com as medidas do governo para conter a oferta de crédito, a JBS ainda vê potencial para dobrar a carteira de ativos da instituição financeira resultante da fusão entre seu banco e o gaúcho Matone.
EUA: mercado ignora USDA e grãos sobem

Diferentemente do que era esperado, o USDA não revisou para baixo sua estimativa para os estoques americanos de soja. Para o fim da safra 2010/11 são esperadas 3,81 milhões de toneladas ante as 3,82 milhões previstas em março, dado que acabou por frustar o mercado. Outro fator de sustentação para a soja é o preço do milho, que segue em alta diante da percepção de que a demanda pelo cereal para a produção de etanol e ração animal segue aquecida, apesar de o mercado ter alcançado o nível mais elevado desde 2008.
Argentina: Governo deve incentivar aumento de produção

O governo argentino emite sinais de disposição para recuperar o estoque de gado bovino e aumentar a produção de proteínas animais, através de créditos subsidiados aos pecuaristas no valor de três bilhões de pesos (cerca de US$ 750 milhões).
Austrália exportou 7% mais carne bovina em março

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália aumentaram em 7% em março com relação ao ano anterior, com os envios aumentando de forma significativa para vários mercados, incluindo Coreia, Rússia, Taiwan e Oriente Médio. Direcionada pela maior demanda global de carne bovina e maior produção de carne no final de fevereiro e começo de março, as exportações no mês passado totalizaram 87.471 toneladas - o terceiro maior volume mensal total durante os últimos dois anos. Apesar de uma maior oferta de carne bovina facilitada pelos maiores envios no mês, a demanda global e os preços continuam a se recuperar após dois anos difíceis, ajudando a compensar o dólar australiano muito valorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário