segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atualização Semanal CaféPoint - 18/04/11

Para Pensar
"A melhor maneira de sermos enganados é julgar que somos mais espertos do que os outros." La Rochefoucauld

Cotações
Mercado Físico - 15/04/11
Mercados Futuros - 15/04/11

Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:

A mídia irresponsável, por Richard Jakubaszko - Por Natália Sampaio Sene Fernandes

Vamos tomar uma bica? - Por Amanda de Oliveira Moda

Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti

O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa



Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.

Novas do CaféPoint
Tudo é negociável. Aprenda com ser um negociador efetivo

No próximo dia 27 de abril, começa o Curso Online Estratégias de Negociação, onde a Dra. Carla Ventura irá ensinar a identificar o perfil e estilo dos negociadores e como negociar habilmente com cada um; elaborar metas e objetivos a serem atingidos em uma mesa de negociação; montar o roteiro e as estratégias para sair vitorioso em uma rodada de negócio; e tornar-se um negociador efetivo e fechando os melhores negócios.
Conjuntura de Mercado
Espíritos animais

Um livro esquecido na estante há alguns meses tem se mostrado uma leitura das mais interessantes. Escrito por uma dupla de peso, Animal Spirits concorreu a uma série de prêmios em 2009. Em parte, os autores, foram ajudados pelo fato de tratarem de questões fundamentais para a compreensão da grave crise de 2008 e as suas consequências. Animal Spirits, porém, vai além disso: apresenta uma série de pontos cuja influência sobre a análise econômica deve ser revista.

Entrevistas
Ramon Rocha (ACA): a irrigação pode triplicar a produtividade do cafeeiro

Ramon Olivi Rocha é vice-presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari e diretor presidente da Sicoob. Durante entrevista, ele fala sobre a importância da irrigação para a cafeicultura do Cerrado Mineiro e quais os benefícios dela à lavoura e ao produtor. Acesse e assista a entrevista.

Cleia Junqueira fala sobre importância da boa relação entre barista e produtor

Cleia Junqueira é diretora da Associação Brasileira de Café e Barista e está a frente da organização dos Campeonatos Brasileiros de Baristas, Coffee in Good Spirits, Latte Art e Cup Tasters. Durante entrevista ela fala sobre a importância da aproximação dos baristas com os produtores para promoção dos cafés do Brasil.

Presidente da BSCA foca em empreendedorismo jovem para os cafés especiais

"Estou no café porque gosto e por incentivo de minha família. Tenho o objetivo de mostrar essa cara nova dos cafés especiais, trazer mais jovens à BSCA, demonstrando a eles que a cafeicultura é gostosa, algo prazeroso, o verdadeiro reflexo de um empreendedorismo jovem e crescente, e que permite que as pessoas envolvidas com ele cresçam em conjunto", comenta Luiz Paulo.


Estratégias de Negociação


Fique Atento
Prorrogado prazo de envio dos trabalhos para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
Café com RG: manuais estão disponíveis aos produtores
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.


Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.

Previsão para Alpinópolis, MG:





Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

Pergunte ao Meteorologista
Entendendo a relação do clima com desenvolvimento do cafeeiro

O clima está diretamente ligado ao desenvolvimento do café. Primeiro porque uma planta de café só consegue se desenvolver adequadamente quanto a região na qual se encontra possua uma temperatura média anual entre 18 e 21°C, além de um índice pluviométrico total anual de 1.500 mm.

Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais

Radares Técnicos
Irrigação
Irrigação em casos de escasses hídrica: a busca pelo manejo sustentável
O professor de Engenharia de Irrigação e Recursos Hídricos, do Departamento de Engenharia de Sistemas Biológicos da Universidade de Nebraska - Lincoln, nos EUA, Derrel L. Martin, esteve no Brasil durante a Fenicafé para falar do uso da irrigação em casos de escasses hídrica, como o caso de Nebraska. Derrel confessa que não conhece muito como funciona a irrigação no Brasil, mas que motivaria o país a investir em levantamentos de nível de água, para que se consiga monitorar o nível das águas subterrâneas e assim manipular a alocação das águas.

Por Natália Fernandes, Analista de Mercado do CaféPoint.
Gerenciamento
Quem é Competitivo no Café da Bahia?
A Bahia, produzindo uma média de cerca de 2,5 milhões de sacas anuais, oscila entre os postos de quarto e quinto Estado maior produtor de café do Brasil. Entretanto, devido à sua dimensão geográfica e às diferentes condições edafo-climáticas que apresenta, é possível dizer que a Bahia contém uma boa amostra de todo o mundo cafeeiro.

Por Renato Fernades, Eng. Agrônomo, MBA em Gestão do Agronegócio.

Giro de Notícias
18/04/2011
Café: oferta apertada sustenta fortes altas na semana
Os sólidos fundamentos, a oferta apertada nas origens e a rolagem de posições de maio para julho, sustentaram mais uma semana de fortes altas nos contratos de café da ICE Futures US em Nova Iorque, levando novamente as cotações a se aproximarem dos três dólares por libra peso.
Terraceamento: a busca por solução ao café de montanha
Na última sexta-feira (15), a fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama (SP), recebeu a visita de cerca de 70 profissionais ligados ao café, entre técnicos, professores, pesquisadores, produtores e consultores. O objetivo foi conhecer e trocar opiniões técnicas sobre a prática de terraceamento das lavouras de café em áreas de montanha.
Conab inicia levantamento de estoques privados
A Conab iniciou o levantamento dos estoques privados de café em poder da iniciativa privada. Esta variável é importante para compor o quadro do balanço de oferta e demanda do produto no país, que serve de subsídio às políticas governamentais para o setor cafeeiro e para o abastecimento interno. Realizada anualmente, a pesquisa deste ano apontará o estoque final da safra 2010/2011.
Vietnã foca em manutenção de áreas cultivadas
O Vietnã é agora um parceiro de exportação de café com mais de 80 nações e territórios em todo o mundo, incluindo muitos mercados tradicionais, como Alemanha, Estados Unidos e Espanha, de acordo com a Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA). A VICOFA focará na manutenção de uma área cultivada de café de 500.000 hectares com uma produção de mais de 1,1 milhão de toneladas por ano, mantendo 15% de participação no mercado de exportação de café do mundo e promovendo a cooperação com importantes nações produtoras de café.
SP: Secretaria de Agricultura não tem substituto definido
Um mês após comunicar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que deixaria o comando da secretaria de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, decidiu que não vai esperar a definição de seu substituto e deixará o cargo na segunda-feira (18). É possível que o Palácio dos Bandeirantes defina um nome para substituir o secretário até hoje (18) ou opte por manter, interinamente, o atual secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira Queiroz.
Rossi aponta consenso em torno do Código Florestal
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, está otimista quanto à reforma do Código Florestal. Após três meses de diálogo dentro do governo, Rossi avalia que o resultado das negociações foi muito positivo. "Posso dizer que, para a Agricultura, o texto está grandemente consensuado", afirma.
CNA defende comércio agropecuário no Mercosul
O entendimento entre os países do Mercosul nas questões comerciais poderá ampliar o comércio entre seus países membros, além de fortalecer o bloco econômico na conquistas de mais mercados para os produtos agropecuários. A afirmação é do vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Rivaci Sperotto, que participou da última sexta-feira do ciclo de discussões "Agricultura em debate", promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para discutir o impacto das assimetrias do bloco na atividade rural.
15/04/2011
Governo estuda alteração de PIS e CONFINS
Ontem (14) foi realizada uma reunião convocada pelo MinFaz para discussão sobre a alteração da metodologia do PIS e COFINS com o Cecafé e a Cooxupé. Na ocasião o Secretário Executivo apresentou a proposta da nova sistemática do PIS/COFINS, elaborada pelo Governo, ao CeCafé e à Cooxupé naquele momento e a ser apresentada em reuniões posteriores à ABIC e ABICS.
Produtores levam café especial à feira americana
A Missão para o maior evento do setor é apoiada pelo Sebrae em Minas que irá apresentar cafés especiais com certificação de comércio Justo (Fair Trade) produzidos no estado e identificar oportunidades de negócios para os participantes.
Colômbia: exportação sobe 53% em mar/11 ante mar/10
As exportações de café da Colômbia em março subiram 53% na comparação com igual período de 2010, para 884 mil sacas de 60 quilos cada, informou a Federação dos Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe). O aumento reflete as vendas de grãos dos estoques, enquanto o país continua se esforçando para erradicar um fungo que prejudicou algumas lavouras, de acordo com a entidade.
PEC/Café e setor produtivo: proximidade gera inovação
Cada vez mais necessária e presente na sociedade do conhecimento, a inovação ocorre na maioria das vezes como resultado da interação entre os segmentos. Este é um dos princípios que norteiam as ações do Polo de Excelência do Café (PEC), na busca por soluções tecnológicas e avanços gerenciais que contribuam para tornar o Estado de Minas líder em inovações para o sistema agroindustrial do café.
Cuba investe na indústria, mas deve importar café
Cuba investiu mais de US$ 9 milhões em cinco anos para modernizar o processo de torra e moagem de café que entrega subsidiado à população, mas suas colheitas de grão somente conseguiram cobrir um terço das demandas da ilha.
Código Florestal: pontos polêmicos serão negociados
A nova versão do relatório de reforma do Código Florestal Brasileiro deve sofrer apenas alterações mínimas antes de ser votado no plenário da Câmara após a Páscoa. Mesmo diante do aparente consenso, os pontos polêmicos serão negociados no Congresso. Ao contrário do discurso oficial, ainda há várias discordâncias entre ambientalistas e ruralistas.
Banco Mundial alerta sobre alta nos alimentos e pobreza
Dados apresentados nesta quinta-feira pelo Banco Mundial apontam que novos aumentos nos preços globais dos alimentos podem colocar milhões de pessoas em situação de pobreza extrema. De acordo com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, os preços dos alimentos já estão 36% mais altos que há um ano e um novo aumento de 10% colocaria mais 10 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema (renda menor que US$ 1,25 por dia).
14/04/2011
Colheita deve iniciar em junho na maioria das áreas
Para 2011, espera-se uma boa safra visto que a florada foi muito uniforme, o que uniformiza também a maturação dos grãos. Lembrando que o volume colhido será menor que do ano passado, devido a bienalidade negativa da cultura. Em enquete feita pelo CaféPoint, grande parte dos produtores comentam que a colheita deve começar no início de junho. Agora é momento para os preparativos!
Café: cotações em alta; poucos negócios no físico
Mercado voltou a se recuperar nesta quarta-feira (13), registrando fortes valorizações em função da preocupação com abastecimento mundial de café. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 521,46, com valorização de R$ 8,41 segundo o indicador Cepea/Esalq. De acordo com Edson Koshiba, da Pleno Corretora, o dia foi de poucos negócios, começando a ter um maior volume para negociações futuras com entregas Agosto/2011 e Setembro/2011.
Funcafé tem linha destinada a composição de dívidas
Nova Resolução CMN 3966 institui linha extraordinária de crédito com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) destinada à composição de dívidas de produtores rurais decorrentes de financiamentos à produção de café.
UTZ: maior fornecedor de café certificado do mundo
No primeiro trimestre de 2011 quase 40.000 toneladas do café UTZ CERTIFIED Good Inside foram vendidas, um aumento de 25% comparado com o mesmo período no ano passado. O alto volume do primeiro trimestre é uma sequência do caminho de crescimento de 2010 quando um total de 121.000 toneladas do café UTZ CERTIFIED foi vendido e 304.000 toneladas foram certificadas, um aumento de quase 50% comparado com o ano anterior. Isto torna o UTZ CERTIFIED o maior programa de sustentabilidade de café do mundo.
Granizo destrói lavouras de café no sul de Minas
A chuva de granizo que caiu nos dias 11 e 12 de abril prejudicou as lavouras de café de Nova Rezende e do sul de Minas.
Honduras: valor de exportação de café aumentou 136,4%
Uma análise preliminar do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé) indica que o volume exportado pelo país de 1 de outubro de 2010 até 31 de março de 2011 foi de 2.234.308,9 sacas de 60 quilos, com uma geração de divisas de US$ 685,5 milhões. O preço médio por saca foi de US$ 307,16.
Agronegócio: exportação deve bater recorde em 12 meses
O desempenho das exportações brasileiras do agronegócio no primeiro trimestre fortaleceu as projeções que sinalizam, desde o fim do ano passado, que um novo recorde histórico será batido pelo setor também nesta frente em 2011. O valor bruto da produção (VBP) agrícola - "da porteira para dentro" - das principais lavouras cultivadas no país caminha a passos acelerados na mesma direção.
Inflação dos alimentos coloca BC em estado de alerta
A persistência da inflação dos alimentos colocou o Banco Central em alerta. O cenário de pressão de demanda, estoques mundiais reduzidos e incertezas no mercado internacional levaram a instituição a criar um grupo especial para monitorar de perto a variação dos preços das commodities e dos alimentos básicos.
Graziano apresenta sua plataforma na disputa pela FAO
O candidato brasileiro ao comando da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, disse ontem (13) que a erradicação da fome é uma meta compatível com o desenvolvimento econômico, ao apresentar seu programa de trabalho para delegados da organização. Os 191 países membros da FAO elegerão entre seis candidatos, em votação secreta, o sucessor do senegalês Jacques Diouf. A eleição será nas sessões de 25 de junho a 2 de julho, da 37ª conferência da FAO, em Roma.
13/04/2011
Cotações caem levemente; mercado segue firme
Mercado cafeeiro encerrou esta terça-feira (12) com leve queda nos mercados futuros e físico em função da queda generalizada das commodities. Como o mercado de café segue firme, a queda foi mais tímida. Na bolsa de Nova York o vencimento maio/11 teve desvalorização de 80 pontos, fechando a 273,80 centavos de dólar por libra-peso. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 513,05, com desvalorização de R$ 0,78 segundo o indicador Cepea/Esalq. No mês, a valorização acumulada é de R$ 4,24/saca.
Renato Fernandes: as altas e baixas não são cícilicas
O colaborador do CaféPoint Renato H. Fernandes, de Teixeira de Freitas/BA, enviou um comentário ao artigo "Evolução e perspectivas do preço de café". Segundo ele, depois de ler trabalhos de Wagner Lamounier e Carlos Leite e de algumas análises que fez, não consegue concordar que as altas e baixas sejam cícilicas. Acredita que as fases de "bons e maus" preços se alternem, sem um ciclo tão definido como no passado, e que, no longo prazo, a tendência seja de queda, determinada pelos contínuos ganhos de produtividade.
Abic: vendas em fev/11 aumentam 1,98% frente a jan/11
As vendas da indústria de café em Fevereiro de 2011 aumentaram 1,98% em relação a Janeiro de 2011, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café - SCIC, pesquisa que a ABIC realiza desde Junho de 2003. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, Fevereiro/2010, houve aumento de 14,32% das vendas.
Demanda aumenta e Índia exporta mais café no 1ºtri
As exportações de café da Índia de janeiro a março aumentaram 48% com relação ao ano anterior, para 104.299 toneladas, direcionadas pela firme demanda externa e pela melhor oferta de grãos no mercado local.
Governo muda seleção de diretores da Embrapa
O processo de seleção dos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), baseado em critérios técnicos de recrutamento, será extinto por intervenção direta da presidente Dilma Rousseff. E o mandato de três anos garantido aos diretores da estatal valerá somente para os atuais executivos recém-confirmados no cargo.
12/04/2011
Vegro: cenário de boa remuneração é de longo prazo
Todos já sabem que os principais países passaram por frustações de safras, que o mercado está mais especulativo, que a demanda está aquecida enquanto a oferta está restrita. Porém, Celso Luis Rodrigues Vegro, engenheiro agrônomo e pesquisador do IEA - Instituto de Economia Agrícola, acredita que o que realmente é importante para se traçar cenários são os fatores estruturais. Segundo ele, há concentração de oferta entre quatro países: Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia. Analisando esse e outros fatores, Celso acredita que o cenário de cotação capaz de remunerar bem os produtores é de longo prazo.
Pouco café: mercado se recupera na semana
O cenário de oferta restrita, estoques baixos e demanda crescente voltou a ganhar atenção no mercado, alavancando as cotações do arábica na semana passada. Na segunda-feira (11), as cotações fecharam o dia praticamente estáveis, com leve queda em NY e alta na BM&FBovespa. Na bolsa de Nova York o vencimento maio/11 teve desvalorização de 35 pontos nesta segunda-feira, fechando a 274,60 centavos de dólar por libra-peso. No mercado interno a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 513,85, nesta segunda-feira, com desvalorização de R$ 6,03 segundo o indicador Cepea/Esalq. Na semana passada a valorização acumulada foi de R$ 16,84/saca.
Grupo 3 Corações adquire Café Fino Grão
O Grupo 3 Corações, segunda maior torrefadora de café do Brasil, atrás apenas da norte-americana Sara Lee, anunciou nessa segunda, dia 11, a aquisição da empresa Café Fino Grão, segunda marca mais vendida em Minas Gerais e a décima maior indústria no ranking da Associação Brasileira das Indústrias do Café (Abic).
Abras pede que supermercados repensem repasses de preço
Diante da expectativa de que o teto inflacionário previsto para 2011, de 6,5%, seja rompido ainda no primeiro semestre, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, convocou todos os integrantes do setor supermercadista a adotar uma postura mais prudente no repasse das altas dos preços.
Europa: estoques de café caem para quase 10,3 mi/scs
Os estoques de café mantidos na Europa recuaram 246.635 sacas de 60 quilos em fevereiro, para 10.267.037 sacas, mostraram dados divulgados pela Federação de Café Europeia.
Esforço + dedicação = cafés de excelência
Cafeicultor de Minas Gerais, Cláudio Carneiro Pinto, obteve excelente resultado depois de anos de dificuldades, esforço e dedicação em seu cafezal. Ele foi o campeão do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil.
Carvalhaes: semana fecha em alta com rolagem de posição
A aproximação do período de notificação nos contratos de café na ICE Futures US em Nova Iorque acelerou a rolagem de posições de maio para julho e levou o mercado de café a trabalhar novamente em forte alta esta semana.
Etiópia busca maior participação no mercado
Um aumento na qualidade e na participação de mercado das exportações de café foi determinado no plano estratégico de cinco anos da Associação de Exportadores de Café da Etiópia (ECEA, sigla em inglês), no dia 25 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário