CaféPoint
Produção de Eucalipto: diversifique a fonte de renda de sua propriedade e garanta retorno ambiental
A produção de eucalipto é interessante para produtores que querem diversificar a fonte de renda da propriedade, mas que não sejam tão imediatistas na obtenção da primeira receita. Uma das potenciais fontes de recursos para o setor florestal brasileiro são os serviços ambientais, em particular, a fixação de carbono, a proteção de mananciais, preservação da biodiversidade e o equilibro climático. Aprenda quais os principais aspectos econômicos da produção de eucalipto, como planejar e definir a área para o empreendimento florestal, como elaborar cronogramas, todos os fatores que envolvem a exploração e comercialização do eucalipto, e diversifique a fonte de renda de sua propriedade.
Relatórios Mensais
Um pensamento vivo 1
A Revista do Café, em sua edição comemorativa do centenário do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro, publicou entrevista com o ex-ministro (agricultura e economia), ex-deputado federal e professor emérito da FEA-USP, Dr. Antônio Delfim Netto. Percorrendo as quatro páginas que compõem a matéria, nos damos conta da estonteante lucidez com a qual se posiciona o professor. As temáticas abordadas há quase 20 anos atrás continuam pertinentes, pois transitam em torno dos problemas dos quais ainda muito padece a cafeicultura brasileira.
Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Pesquisador do IEA.
Análises de Mercado
O bom e velho cafezinho voltou?
O café teve uma performance que não víamos há muito tempo, com um solavanco típico da época em que era a 2ª commoditiy com maior volatilidade (depois do petróleo), posto que perdeu para várias, entre elas o açúcar. Uma combinação de fatores contribuíram para o rally, desde a manutenção dos diferenciais à níveis altos provocada pela falta de cafés finos, até uma mudança do comportamento do torrador que vendo o robusta (ou conillon) tão mais barato resolveu aumentar a cobertura na bolsa.
Por Rodrigo Corrêa da Costa, Vice-presidente da Corretora Newedge (EUA).
Espaço Aberto
Triste peleja
Bandidos contra mocinhos funciona bem no cinema, não na roça. Nessa matéria, que importa ao futuro da sociedade, não pode haver vencedores nem vencidos. Será imperdoável votar uma proposta de modificação do Código Florestal que derrote o ambientalismo, por mais estranhas que sejam certas posições dentro dele. Por outro lado, se o ruralismo perder para a ingenuidade verde, melhor seria decretar o fim da agricultura. Ninguém sabe, assim procedendo, como viveriam os seres humanos.
Por Xico Graziano, Atual Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário