quinta-feira, 10 de junho de 2010

A colheita da nova safra de café (2010) avança na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais. Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, o clima continua frio e nublado, dificultando a secagem dos grãos. Estima-se que, até o momento, aproximadamente 55% já foi colhido.
Vietnã faz promoções para atrair negócios dos EUA
A Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA), em colaboração com o Centro de Promoção Comercial do país (VIETRADE) em Nova York lançou uma série de eventos entre os exportadores de café vietnamitas e os importadores dos Estados Unidos como parte de um programa de promoção para aumentar suas exportações de café.
Vendas da indústria recuam levemente em abril/10
As vendas da indústria de café em Abril de 2010 diminuíram 1,80% em relação a Março de 2010, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café - SCIC, pesquisa que a ABIC realiza desde Junho de 2003. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, Abril/2009, houve aumento de 2,01%.
Previsão climática: inverno mais seco e menos frio
Todas as simulações internacionais indicam um inverno mais seco e menos frio que o normal em todas as áreas produtoras de café do país. Espera-se, portanto, um ano mais favorável à colheita. Com relação às geadas, a temperatura mais elevada que o normal não significa ausência de frio intenso. As ondas de frio avançarão livremente pelo país, especialmente a partir de meados do inverno por conta da mudança da influência de um El Niño para uma neutralidade.
4C apresenta crescimento contínuo desde 2009
A Associação 4C, organização global que trabalha para um mundo cafeeiro melhor, apresentou seu relatório anual incluindo as principais realizações e o crescimento da associação, durante a 7 reunião do Conselho, em Hamburgo. No final de 2009, segundo ano operacional da Associação 4C, o quadro de afiliação chegou a 129 membros, o que representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O crescimento foi significante, especialmente entre produtores, negociantes e torrefadores de café.
BC: juro básico retoma 2 dígitos após 1 ano
De olho no forte ritmo de crescimento da economia e na possibilidade de a inflação sair do controle nos próximos meses, o Banco Central deu continuidade ao processo de aumento do juro básico da economia, a Selic. Exatamente como esperado, a taxa foi elevada em 0,75 ponto porcentual, para 10,25% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário