sexta-feira, 19 de março de 2010

19/03/2010
Queda de oferta sustenta mercado de arábica
O mercado permaneceu firme nesta quinta-feira (18), sustentado pela redução de oferta de cafés de qualidade que segue até a colheita da safra brasileira em dois meses. Em Nova York, os contratos do café arábica com vencimento em maio/10, apresentaram alta de 195 pontos, fechando a 135,55 centavos de dólar por libra-peso. A BM&FBovespa acompanhou Nova York e encerrou o pregão em alta. Percebe-se que as valorizações desta quinta-feira (18) ocorreram mesmo diante da alta do dólar e queda de outras commodities, como o petróleo.
Ensei Neto fala sobre Campeonato de Baristas
No último dia 11 de março aconteceu a grande final do 9 º Campeonato Brasileiro de Barista, em São Paulo/SP, no salão do Mercado Municipal. Ensei Neto, Consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés especiais através da Specialty Coffees Bureau, comenta sobre o conceito que dois dos finalistas do Campeonato de Baristas, Bruno Ferreira e Yara Castanho, ambos do Café Suplicy usaram: Desconstrução do Perfil de Sabores.
Novas soluções em cooperativismo garantem mercado
Levantamento do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Denacoop/Mapa) indica que aproximadamente 20% das cooperativas brasileiras atuam no setor do agronegócio. "Para aumentar capital nesse setor e alcançar novos mercados, é preciso estímulo à agroindústria em cooperativas, pelo fomento de todas as etapas da cadeia produtiva: produção, indústria e distribuição", afirmou o diretor do Denacoop, Daniel Amin.
BCIE impulsiona comércio de café orgânico hondurenho
No marco do Projeto "Mercados Centro-Americanos para Biodiversidade (CAMBio, por sua sigla em inglês)", o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) está impulsionando o acesso para financiamento a pelo menos 1.500 pequenos produtores hondurenhos de café orgânico. Os produtores terão acesso a créditos oportunos para garantir a comercialização do café orgânico da colheita de 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário