A eCG aumenta a eficácia de protocolo de inseminação artificial em tempo fixo com progestágeno em novilhas Nelore (Bos indicus)
Protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) já estão bem estabelecidos para vacas de corte, pois a fisiologia e os fatores que afetam esta categoria animal estão bastante elucidados. Atualmente, há diversas opções desses protocolos, com pequenas diferenças de manejo e fármacos, sendo que a maioria deles apresenta mesma eficiência. Entretanto, em novilhas de corte, principalmente da raça Nelore, muitos estudos ainda são necessários. Essa categoria animal tem apresentado taxas de concepção variando de 15 a 60 %, sendo em média, em torno de 30 a 40%. Por esse motivo, muitos produtores ainda não adotam a IATF como ferramenta reprodutiva quando se trata de novilhas da raça Nelore.Por Henderson Ayres e Roberta Machado Ferreira, Departamento de Reprodução Animal, FMVZ/USP.
Giro do Boi
18/03/10
Abag discute prioridades do agronegócio
A Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) elaborou uma lista com 16 tópicos com as reivindicações do setor para entregar aos quatro principais candidatos à presidência da República. De modo geral, as propostas são parecidas com as apresentadas nas últimas eleições, mas o próprio setor reconhece que as questões tributária e fundiária, a infraestrutura deficitária e o meio ambiente são os quatro principais temas mais problemáticos.
Bezerro segue valorizado e indicador é cotado a R$ 646
Nesta terça-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa bezerro à vista foi cotado a R$ 646,04/cabeça acumulando variação de 0,37% na semana. A relação de troca está em 1:2,02 e maioria dos os pecuarista relatam dificuldades realizar a reposição.
Chile habilita mais 16 frigoríficos brasileiros
O governo do Chile liberou nesta quarta, dia 17, mais 16 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina in natura e congelada para o país. Em abril do ano passado, os chilenos já tinham liberado 18 unidades. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Otávio Cançado, a meta agora é chegar a 42 plantas habilitadas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário