segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Para Pensar
"O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser." Charles Dubois

AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Cotações
Mercado Físico - 15/10/10
Mercados Futuros - 15/10/10

Últimas do MyPoint
Conheça alguns dos posts melhor avaliados:

Interessante e criativo: máquina espresso de concreto - Por Natália Sampaio Sene Fernandes

Video sobre Espaço Café Brasil - Por Miguel da Rocha Cavalcanti

Como as pessoas gastam seu tempo na internet? - Por Marlizi M. Moruzzi

Rede Social do Café celebra um milhão de visitas - Por Sergio Parreiras Pereira

O INFINITO CONTRASTE SILENCIOSO - Por Carlos Alberto de Carvalho Costa



Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.
Conjuntura de Mercado
A sustentabilidade e a economia: convivência difícil
Uma grande vantagem da existência da Internet é a possibilidade da troca de impressões acerca dos mais variados temas. Sítios como o CaféPoint, nesse sentido, facilitam os debates, ao propor temas e convidar os leitores a darem sua opinião. Há alguns dias, a bola da vez foi a sustentabilidade: por meio do preenchimento de um questionário, era solicitado aos cafeicultores que expusessem seu ponto de vista. Um ambiente em que o debate é estimulado beneficia a todos, especialmente quando exercitamos nossa capacidade de autocrítica.

Por Maria Sylvia Macchione Saes e Bruno Varella Miranda, Pesquisadores do PENSA.
Participe!
Sustentabilidade e certificação na cafeicultura: o que isso representa?
A demanda por produtos sustentáveis é crescente e isso já é uma realidade no mercado de café. Contudo, a viabilidade econômica dos programas de verificação e certificação não pode ser deixada de lado. O CaféPoint elaborou um formulário para saber como você tem encarado o tema. Participe e concorra a um CD de curso online AgriPoint!

Entrevistas
Especial Marcas de Café - Bravo Café: procuramos fazer padrão, padrão e padrão
O CaféPoint foi atrás de grandes marcas de café de qualidade, para divulgar e promover casos de sucesso, o trabalho desenvolvido pelas marcas e suas diferentes estratégias em busca de um único objetivo: a promoção de cafés de qualidade. Acesse e conheça mais sobre o trabalho da Bravo Café, com Diogo Ribeiro da Luz.

Especiais
OIC: relatório sobre o mercado cafeeiro - setembro 2010
Convém observar que o comportamento dos fatores subjacentes à atual firmeza dos preços do café determinará a persistência ou não dessa firmeza, apesar da possibilidade de correções no mercado. Os principais determinantes são problemas climáticos; custos de produção mais altos, que podem limitar as possibilidades de aumento de produção em alguns países; e o consumo mundial. A combinação desses três fatores deve manter os preços relativamente altos no curto e médio prazos. Além disso, o esvaziamento dos estoques nos países produtores significa que, se houver deslocamentos significativos da oferta em virtude de problemas climáticos nos países produtores, o mercado ficará sujeito a choques de preços de grande intensidade.
Espaço Aberto
Não basta fazer qualidade, é preciso vender qualidade
Qualidade é um dos assuntos mais instigantes do agronegócio brasileiro. A todo o momento ouvimos especialistas de mercado dizendo que a qualidade é a chave para o futuro ou que somente sobreviverão no mercado aqueles que investirem em qualidade. Eles estão certos. Porém, não basta fazer qualidade, é preciso desenvolver os canais de comercialização adequados para vender qualidade por um preço remunerador.

Por Paulo Henrique Leme, Consultor em Marketing estratégico no Agronegócio, especializado em café.

Marketing do Café
Cafés especiais do Brasil marcam presença em feira na França
Ação coordenada pela Apex-Brasil permitirá a degustação dos cafés especiais dos associados da BSCA na maior feira mundial de alimentos e bebidas. O exótico Jacu Bird Coffee será um dos representantes dos cafés especiais do Brasil no SIAL 2010, maior salão mundial de alimentos e bebidas, que será realizado de 17 a 22 de outubro, em Paris, França.
Fique Atento
Ficafé 2010 acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Paraná
Clima - Previsão de Precipitação
Veja a previsão de precipitação e temperatura para todas as regiões do Brasil.


Previsão Climática Quinzenal
O CaféPoint dispõe de previsão climática quinzenal para os 400 municípios que mais produzem café no Brasil. Clique aqui para ver a previsão para sua cidade.

Previsão para Cerqueira César, SP:





Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

Pergunte ao Meteorologista
Tambaú/SP: até o fim do ano, serão poucos os períodos com tempo completamente seco
Na base da "aproximação da aproximação", já que não é possível fazer previsões precisas com grande antecedência, simulações indicam acumulado entre 350mm e 400mm até o fim do ano em Tambaú, região Mogiana. As chuvas finalmente se consolidarão a partir desta segunda quinzena, acumulando aproximadamente 40mm até o dia 31 de outubro, 150mm em novembro e 185mm em dezembro.
Tambaú/SP: chuva deve se manter frequente até dezembro
As chuvas retornaram e a pressão em cima da falta de chuva no café diminuiu bastante. A partir de agora, até o dia 15 de dezembro, esperam-se elevados acumulados de chuva em Tambaú e toda a região Mogiana.

Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do CaféPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - BeefPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - MilkPoint Informativos Semanais

Cursos Online AgriPoint
Análise de Investimentos no Agronegócio

Para investir em agronegócio é imprescindível estabelecer uma estratégia que transforme ameaças em oportunidades.

Instrutores: Marcelo Costa Martins e Gustavo Beduschi, Engenheiros Agrônomos.



Saiba Mais!
Veja outros cursos em andamento!

Radares Técnicos
Pós-Colheita
Alternativas tecnológicas para secagem e armazenagem de café

A produção de café de boa qualidade representa, atualmente, a melhor alternativa para a cafeicultura brasileira, principalmente quando o enfoque é a viabilidade econômica desta atividade. O processamento do café, fase que inclui preparo, secagem e armazenagem, é determinante tanto na obtenção da qualidade como na composição do custo de produção. Técnicas corretas e manejo racional do sistema de processamento são essenciais para a o sucesso da atividade cafeeira.

Por Cristiane Pires Sampaio, Pesquisadora PDJ EPAMIG/FAPEMIG.
Giro de Notícias
18/10/2010
Receita com café verde e solúvel sobe até set/10
A receita cambial com exportação de café verde apresentou elevação de 25,51% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita cambial com exportação de café solúvel apresentou elevação de 15,01%. Os industriais faturaram US$ 383 milhões, em comparação com US$ 333 milhões entre janeiro e setembro do ano passado. Já a receita cambial com café torrado e moído apresentou queda de 35,99%.
Café do Brasil em NY: deságio brasileiro deve diminuir
O Conselho Nacional do Café (CNC) comemorou a notícia de que o Comitê do Café da Bolsa de Nova York aprovou na noite de quarta-feira o início das negociações com os cafés lavado e semi-lavados do Brasil. Para o presidente do CNC Gílson Ximenes, vai diminuir o deságio dos cafés brasileiros em relação ao que hoje ocorre na Bolsa de NY, no comparativo com cafés colombianos e centrais, por exemplo.
Renovação do cafezal: aproveite a época e as chuvas
Apesar dos cuidados com o cafezal serem extremamente necessários para se manter a capacidade produtiva do cafeeiro, com o passar do tempo o depauperamento da lavoura acaba reduzindo o potencial da produção. Quando o plantio é mal planejado, uma das sugestões dos agrônomos é a renovação do parque cafeeiro visando o retorno do potencial produtivo que a área plantada pode garantir ao cafeicultor. A época indicada para produção de mudas de café vai de maio a novembro e para plantio vai de dezembro a março.
GCA: estoques dos EUA não param de cair
Segundo a Green Coffee Association (GCA), os estoques norte-americanos de café verde (em grão) registraram uma queda de 44.721 sacas de 60 quilos no mês de setembro 2010 na comparação com agosto. Nos meses anteriores a GCA também noticiou outras quedas.
Índia: exportação deve ultrapassar 210 mil toneladas
As exportações de café da Índia cruzarão a marca de 210.000 toneladas (3,5 milhões de sacas de 60 quilos) no atual ano fiscal graças a um aumento de cerca de 75% nos envios no primeiro semestre do ano, informou o Coffee Board do país. "Nossa meta para exportações no atual ano fiscal era de 210.000 toneladas. Considerando os dados dos primeiros seis meses, os envios excederão de longe essa meta", disse o presidente do Coffee Board, Jawaaid Akhtar.
Defensivos: apreensões crescem 7% no ano
Pouco mais de 20 mil quilos. Esse foi o volume de defensivos agrícolas apreendidos no Brasil entre janeiro e setembro, segundo estatísticas do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). O volume representa um crescimento de 7,6% em comparação ao mesmo período de 2009, quando 18,6 mil quilos de produtos foram apreendidos.
INPE: fenômeno La Niña continuará intenso
O resfriamento das águas na região do Pacífico Equatorial e a convecção na região da Indonésia indicam a manutenção da fase ativa do fenômeno La Niña, com impactos favoráveis à ocorrência de chuvas principalmente no norte e déficit pluviométrico no sul do Brasil. Os modelos dinâmicos de previsão climática continuam apontando a persistência deste episódio frio pelo menos até meados de 2011.
15/10/2010
Bolsa de NY pode aceitar entrada de café do Brasil
O Brasil, maior produtor mundial de café, ficou mais próximo nesta semana de se tornar uma das origens que podem entregar o produto contra o vencimento de contratos futuros na bolsa de Nova York (ICE Futures US). O Comitê de Café da ICE recomendou que cafés lavados e semi-lavados cultivados no Brasil possam ser entregues contra o contrato referencial "C" de café arábica na bolsa, disseram fontes do mercado nesta quinta-feira (14).
Arábica: indicador segue em alta e fecha a R$ 324,01
Mesmo com incertezas em relação a oferta de café para a próxima safra, as cotações do arábica encerram a quinta-feira (14) em alta na Bolsa de Nova York (ICE Futures U.S.), na BM&FBovespa e no mercado físico. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica acompanhou a movimentação dos mercados futuros e foi cotada a R$ 324,01, com valorização de R$ 1,60, segundo o indicador Cepea/Esalq. No acumulado do mês a valorização é de R$ 5,95/saca.
Deral/PR: 55% da safra 2010/11 já foi comercializada
Conforme os dados atualizados até segunda-feira (11) pelo Deral, as condições das lavouras de café paranaenses são na grande maioria "boas" (92%), com 8% em condições médias. Ainda segundo o Deral, 55% da safra 2010 de café já havia sido comercializada pelos produtores paranaenses até 11 de outubro, contra os 50% apontados na semana anterior.
Vietnã: produção deve ser menor em 2010/11
A produção de café do Vietnã deve alcançar 19,16 milhões de sacas de 60 quilos cada no ano-safra 2010/11, ligeiramente abaixo das 19,33 milhões de sacas registradas em 2009/10, disse um executivo da importadora Simexco Daklak.
Uganda: exportações caíram 12,7% após a seca
As exportações de café de Uganda, maior exportador da África, caíram 12,7% em 2009/10 após a seca ter reduzido a rentabilidade, disse a Autoridade de Desenvolvimento de Café da Uganda (UCDA).
Marcas regionais se mantêm em destaque no Brasil
Assediadas por multinacionais e ameaçadas pela concorrência de grandes empresas nacionais, as marcas regionais brasileiras têm conseguido se manter em destaque na preferência do consumidor. A vantagem logística que elas naturalmente apresentam, que lhes permite maior velocidade de entrega nas regiões em que atuam e consequente redução de custos, é apenas uma das vantagens dessas empresas. A preservação de características que remetem à cultura local e o valor de integração que acompanha essas marcas são, de fato, o que as diferencia positivamente da concorrência.
14/10/2010
Colômbia: ferrugem do café preocupa produtores
Nos últimos dias, a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia manifestou sua preocupação com a quantidade de cultivos de café afetados pela ferrugem. No entanto, o problema está na falta de disponibilidade dos cafeicultores para fertilizar ou substituir os cafezais. Por outro lado, os produtores de café afirmam que não têm garantias nem recursos para fazer o que a Federação recomenda.
Arábica: mercado registra segunda alta consecutiva
Cotações do arábica encerram a quarta-feira (13) em alta pelo segundo dia consecutivo. Em Nova York, o primeiro vencimento dezembro/10, teve alta de 750 pontos, fechando a 186,15 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica acompanhou a movimentação dos mercados futuros e foi cotada a R$ 321,88, com valorização de R$ 8,75, segundo o indicador Cepea/Esalq.
MAPA: valor da produção de café sobe 24% no ano
A renda dos produtores teve uma boa melhora neste segundo semestre. É o que mostram os dados do VBP (Valor Bruto de Produção) divulgado ontem (13) pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura.
Mapa aprova inseticida para agricultura orgânica
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou esta semana o inseticida natural Azamax como registro para frutas, hortaliças e café. O produto da DVA, desde 2009 indicado para citros, também é o único do Brasil com certificação do IBD para agricultura orgânica.
Confira os 10 artigos mais lidos em setembro
A Equipe CaféPoint selecionou os 10 artigos mais lidos do mês de setembro, proporcionando ao leitor atualização e acompanhamento sobre os principais fatos ocorridos no período. Acesse as matérias e confira!
Valor Bruto da Produção é o 2º maior da história
O valor de produção das 20 principais lavouras brasileiras deve fechar 2010 em R$ 166,8 bilhões. Em termos reais, o resultado é 0,92% superior aos R$ 165,26 bilhões obtidos em 2009. O levantamento consolidado em setembro pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura (AGE/Mapa) mostra que essa estimativa é a segunda maior da série histórica iniciada em 1997, inferior apenas aos R$ 173, 1 bilhões registrados em 2008. O estudo do chamado Valor Bruto da Produção (VBP) calcula o valor da produção antes de sair da fazenda, sem levar em consideração custos de transporte e inflação, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário