sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Para Pensar
"Pequenas oportunidades podem ser o começo de grandes empreendimentos." Demóstenes


Novidades dos Parceiros - Pfizer
Qual o protocolo de IATF indicado para novilhas de raças de corte?

Ganhe um Curso Online da AgriPoint
Quer conhecer mais sobre os cursos online da AgriPoint? Vamos sortear uma vaga gratuitamente todo mês. Participe.

Novidades dos Parceiros - Bellman
Quer melhorar os resultados em seu rebanho? Entre para o Clube Criador Eficaz da Bellman!

Últimas do MyPoint
Acompanhe as novidades do MyPoint no Twitter

Siga o Twitter do MyPoint e fique por dentro do conteúdos mais recentes publicados no MyPoint dos usuários de nossos portais - MilkPoint, BeefPoint, FarmPoint e CaféPoint.

Nosso Twitter é uma forma de intensificar a divulgação das páginas MyPoint, dentro e fora da Rede AgriPoint.

Siga-nos e acompanhe as novidades!


Sua página Usuários Posts melhor avaliados Fotos


Novidades dos Parceiros - Coopers
Vacinação contra a Febre Aftosa é uma boa oportunidade para realizar o controle de parasitas

AgriPoint Contrata
AgriPoint contrata profissional para atuação na área comercial (publicidade e eventos)
Conjuntura de Mercado
Setembro: arroba segue firme, mas ritmo de alta diminui

Durante o mês de setembro o mercado boi gordo seguiu firme. Porém pudemos observar uma lentidão maior do que nos meses anteriores, tanto no volume de negócios quanto no ritmo de valorização da arroba. No entanto a oferta ainda é equilibrada. É claro que existe um volume maior de animais de cocho sendo enviados para o abate, mas este aumento ainda não foi suficiente para forçar recuos concretos no preço da arroba. Desta forma estamos observando maior oscilação nos preços ofertados pelos frigoríficos, mas está nítido que ainda não é fácil comprar boi gordo e o mercado deve seguir firme nos próximos dias.

Por André Camargo, Analista de mercado do BeefPoint.
Editorial
Reflexões da Expointer 2010 - Luxos campeiros

Estive na Expointer 2010 e a própria feira foi uma reflexão do momento que passamos na pecuária. Passei três dias muito proveitosos por lá. Muitos contatos, negócios, além do reencontro com amigos do setor. A feira parece ter sido um sucesso para muitos. O ânimo dos pecuaristas é bom e o mercado está aquecido. No entanto, a Expointer é bem sucedida por ser mais do que apenas negócios. Os dias por lá foram muito agradáveis. A feira em Esteio respira cultura, tradição, emoção. No mesmo ambiente que as pessoas fazem negócios, você pode desfrutar de uma ótima carne, acompanhada de um bom vinho. Você pode fazer um tour pelas marcas de carne de Angus, Hereford, Brangus, entre outras. Há o restaurante do cavalo crioulo e lojas tradicionais com roupas e acessórios. Não é artificial, nem um museu, mas algo vivo, e bem real. Numa dessas lojas, encontrei a explicação do porque me senti tão bem em Esteio. O slogan da l oja era "lujos camperos", em espanhol algo como luxos campeiros ou luxos rurais. Era esse o negócio da marca: vender cultura rural, vender luxo rural.

Por Miguel da Rocha Cavalcanti, Engenheiro Agrônomo e Diretor de Marketing da AgriPoint.

Novidades dos Parceiros - Composto Montana
Touros Montana à disposição nas fazendas de todos os criadores

Dicas de Sucesso
Análise da rentabilidade da pecuária de corte - definição e levantamento de estoque pecuário

A primeira etapa para analisarmos o resultado da empresa e, portanto, de cada uma das atividades econômicas desenvolvidas, é levantarmos a área ocupada com cada uma das atividades durante o período/safra analisado. A apuração da área agrícola dá-se pelo tamanho da área cultivada no período/safra analisado. A apuração da área utilizada com pecuária é calculada tomando-se por base a superfície pastoril média do ano. Uma forma simples de calcular a superfície pastoril é calcular a superfície pastoril total do inventário inicial + final, e dividir por dois. Deve ser separada a área própria e a área arrendada.
Arrendamento e subarrendamento rural

Um dos contratos mais usuais no meio rural é, sem sombra de dúvidas, o arrendamento rural. Este contrato enquadra-se no conceito de contrato típico, pelo fato de a legislação agrária assim o definir. Posto isto, compete-nos conhecê-lo profundamente, aprendendo como deve ser elaborado e o mais importante, quais regras podem nele se fazer constar.
Mercado futuro: entenda como funciona e como operar

Os mercados futuros vieram oferecer uma forma de administrar o risco decorrente da incerteza de preço em um tempo no futuro, quando se dará a comercialização da produção agropecuária. Nesse mercado, o agente disposto a administrar seu risco de preço (hedger) transfere-o para outro agente disposto a tomá-lo em troca de ganhos potenciais (especulador). Em uma operação de compra e venda o contrato é ajustado através de ajustes diários, considerando-se a diferença entre o preço futuro no início e no término da operação.

Espaço Aberto
Carta de despedida aos conselheiros da ABIEC

Leia a carta de Otávio Hermont Cançado, diretor executivo e presidente interino da ABIEC, de despedida da instituição. Ontem, 04/outubro/2010 foi a posse do novo presidente, Antonio Camardelli.

Por Otávio Hermont Cançado, Diretor-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).
Sustentabilidade
Novo estudo reacende discussão sobre papel da indústria de carne no aquecimento global

As pessoas precisam começar a limitar a quantidade de carne que consomem para frear as emissões de gases de efeito estufa, poluição por nitrato e destruição de habitats, de acordo com um novo estudo da Universidade Dalhousie, do Canadá. O estudo, chamado "Previsão dos potenciais custos ambientais globais da produção pecuária 2000-2050" projeta que a indústria pecuária sozinha excederia o limiar para mudança climática e destruição do habitat até o meio do século. Os autores, Nathan Pelletier e Peter Tyedmers, pedem por cortes mundiais no consumo médio per capita de carnes de 19 a 42% até 2050.
USMEF aponta sustentabilidade e aumento na eficiência como principais desafios

O desafio de suprir o crescente apetite global por carnes vermelhas em um ambiente que está cada vez mais ciente sobre questões de sustentabilidade foi discutido pelo vice-presidente sênior para Ásia Pacífico da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF), Joel Haggard, no Congresso Mundial de Carne 2010, realizado em Buenos Aires, na Argentina. "Se cada país produtor de gado incluir seus custos de sustentabilidade totalmente em sua equação de produção de gado, os preços globais da carne podem ser diferentes do que os de hoje".

Canal Nelore

Leilão Oficial Nelore: Leilão Online Nelore Monte Verde Bezerras, 11 a 21 de outubro


Foto em Destaque
Você tem uma foto interessante e gostaria de publicá-la na seção Foto em Destaque do BeefPoint? Por favor, envie sua foto pelo MyPoint, mencionando o nome do autor da foto, o local e uma breve descrição. Participe!



Newsletters da Rede AgriPoint
Quer receber outras newsletters da Rede AgriPoint? Clique sobre ela!

- Cursos Online AgriPoint - MilkPoint Informativos Semanais
- FarmPoint Informativos 2 vezes por semana - CaféPoint Informativos Semanais

Cotações
Mercado Físico do Boi - 07/10/10 Mercado Físico da Vaca - 07/10/10
Reposição Macho Nelore - 01/10/10 Reposição Fêmea Nelore - 01/10/10

Atacado - 07/10/10
Mercados Futuros - 07/10/10

Cursos Online AgriPoint
Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne

Este curso oferecerá informações detalhadas para que a implementação de um completo controle gerencial em propriedades produtoras de carne se torne possível.

Instrutores: Felimar Marcon, Gustavo Móglia Dutra e Cristiano da Silveira Moreira.



Saiba Mais!
Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens

Você aprenderá métodos químicos, culturais e integrados de controle de plantas invasoras, responsáveis por uma séria de prejuízos para a produção.

Instrutor: Leandro Coelho de Araujo, Zootecnista (UFT, Araguaína-TO) e Técnico Agrícola (EAFA, Araguatins-TO).



Saiba Mais!
Veja outros cursos em andamento!


Giro do Boi
08/10/2010
Marfrig passa a integrar Ibrx-50 da BM&FBovespa

A Marfrig Alimentos S.A., informa que suas ações passaram a integrar a partir desta data a carteira teórica do Índice Brasil 50 (IBrX-50), com peso de 0,357%, com base na carteira do dia 08/10/2010. O IBrX-50 retrata o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA em termos de liquidez.
PA, AM e AP evoluem no controle da aftosa

A região noroeste do Pará evoluiu na classificação de risco para febre aftosa, ao passar de alto risco para médio risco. O Amazonas e o Amapá deixaram de ser estados de risco desconhecido para a doença e passaram para o status de alto risco. "Essas conquistas devem-se às melhorias estruturais, por meio da aquisição de materiais e equipamentos, contratação de pessoal, ampliação do cadastro das propriedades e fortalecimento das fiscalizações estaduais", explica Plínio Lopes, coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura.
Nova safra pode sofrer redução de plantio e produção

A safra de grãos 2010/2011 deve ficar entre 145,72 e 147,93 milhões de toneladas, de acordo com o primeiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A previsão é que haja uma redução de 887,60 mil (-0,6%) a 3,10 milhões de toneladas (-2,1%0) em relação à safra passada, que chegou ao recorde de 148,82 milhões de toneladas. Já a área destinada ao plantio deve variar entre 47,32 (-0,1%) e 47,99 milhões de hectares (+1,3%), em relação à anterior (47,37 milhões de ha).
Qual a importância da Índia no mercado da carne?

O presidente da All Índia Meat and Livestock Exporters Association, Rashid Kadimi, ofereceu durante o Congresso Mundial de Carne ocorrido na Argentina na semana passada uma perspectiva da carne hindu para os mercados em desenvolvimento.
Argentina: Governo acusa Bunge de evasão de impostos

O governo da Argentina entrou em rota de colisão com as maiores exportadoras agrícolas do país, principalmente a Bunge. A Afip, equivalente à Receita Federal brasileira, acusou a multinacional de ter burlado o fisco em cerca de 1,2 bilhão de pesos (US$ 300 milhões). Se confirmada, será a maior evasão de impostos já identificada pelo órgão. A Bunge nega irregularidades.
Argentina: exportações de carne caíram em 64% em agosto

As exportações de cortes frescos de carne bovina da Argentina no mês de agosto foram de 12.615 toneladas, 64% a menos que no mesmo mês de 2009, de acordo com dados do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa). As vendas de cortes frescos realizadas durante agosto ainda são inferiores à registrada em agosto de 2008 (25.861 toneladas).
Uruguai: é necessário intensificar a produção

O potencial de carnes do Uruguai e o contexto internacional, assim como os desafios que o setor tem por diante foram analisados a fundo na jornada de discussões organizada pelas sociedades de criadores de Braford, Brangus e Montana. "O Uruguai vai por um bom caminho", disse o ex-ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca, que também ocupou há anos a presidência do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Roberto Vázquez Platero. Para ele, a pecuária uruguaia e a exportação de carnes "seguirá crescendo e vamos fazer isso com intensificação".


07/10/2010
Indicador sobe para R$ 95,78 e futuros fecham em alta

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 94,60/@, com variação negativa de R$ 0,02. O indicador a prazo teve alta de R$ 0,12, sendo cotado a R$ 95,78/@. A BM&FBovespa fechou em alta. O primeiro vencimento, outubro/10, fechou a R$ 94,90/@ e teve valorização de R$ 1,42.
Sicupira: marca Burger King é maior do que pensávamos

A repercussão mundial da notícia da compra do Burger King pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles surpreendeu o próprio trio de empresários. "Cheguei à conclusão de que a marca é muito mais forte do que a gente achava", disse Sicupira.
Frialto: assembleia está marcada para 21 de outubro

Foi anunciada ontem a convocação para a Assembleia Geral de Credores (AGC) do grupo Frialto, que acontecerá no dia 21 de outubro em Sinop/MT. "Vamos mobilizar os credores para que compareçam, no maior número possível, na assembleia geral e quem não puder participar entregar uma procuração para uma liderança dos pecuaristas, para ser representado", disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. Ele explica que essa mobilização é importante para "conseguir as melhores condições nas negociações do plano".
Brasil negocia maior abertura do mercado russo

As conversas entre Brasil e Rússia sobre o acesso da carne brasileira àquele mercado evoluíram, segundo negociadores brasileiros, em meio ao desejo de Moscou de entrar até o fim do ano na Organização Mundial do Comércio (OMC), após 18 anos de discussões. Na semana que vem, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, estará em Moscou à frente de uma delegação brasileira, para insistir nas concessões para a carne brasileira. A expectativa, porém, é que um acordo final não sairá ainda desta vez.
Governo argentino volta a pressionar frigoríficos

O secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, exigiu aos representantes de frigoríficos exportadores que voltassem a comercializar cortes bovinos a preços inferiores aos do mercado para que as cadeias de supermercados pudessem fazer "promoções" de carne a preços populares.
Russos devem construir fábrica de fertilizante em MS

O grupo russo Metaprocess planeja investimentos de US$ 1 bilhão para a construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados no Brasil. A planta deve ser instalada em Mato Grosso do Sul e consumir diariamente entre 2 milhões e 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, vindos da Bolívia. Apesar de estrategicamente viável e de as negociações já estarem adiantadas, o preço do gás usado para a produção do fertilizante pode atrapalhar o projeto.

06/10/2010
Mercado segue firme e indicador é cotado a R$ 95,66

O indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 94,62/@, com valorização de R$ 0,49. O indicador a prazo teve alta de R$ 0,63, sendo cotado a R$ 95,66/@. Apesar da maior oferta de animais de confinamento, as ofertas seguem restritas e no geral as escalas giram em torno de uma semana. Assim as expectativas são de mercado firme para os próximos dias.
Classe C segue otimista e consumindo mais

A capacidade da nova classe média, a classe C, de assumir novas dívidas não se esgotou, apesar do grande avanço do consumo registrado nos últimos anos. Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia observa que a intenção da classe C de dar passos importantes no curto prazo, como comprar uma casa ou um carro, é sustentada pelo otimismo que esse estrato social mantém em relação ao futuro. De acordo com a pesquisa feita em 2009, metade dos entrevistados acreditava que a sua situação econômica estaria melhor neste ano.
Dólar fecha em menor taxa em 25 meses

Um dia após o governo ter lançado mão de sua medida mais "agressiva" dos últimos anos para conter a valorização do real, a taxa de câmbio retrocedeu para o seu menor patamar em 25 meses. Especialistas já avaliam que as cotações podem oscilar, a partir desta semana, em um novo patamar, entre R$ 1,70 e R$ 1,65.
RS: Programa Agregar Carnes reduz abate clandestino

Após nove anos, o Programa Agregar Carnes RS é apontado como fator fundamental para a queda do abate clandestino no Estado. No período, o volume do abate informal passou de 50% para algo entre 15% e 20%. O programa fomenta o desenvolvimento e a competitividade da cadeia produtiva com a concessão de crédito presumido às empresas habilitadas que adquirem bovinos, bubalinos e ovinos no Rio Grande do Sul.
Brasileiro reduz tempo gasto em supermercados

Dados fazem parte do estudo "Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados", mostram que o consumidor brasileiro prefere ir a mercados mais próximos de casa para fazer compras menores e mais frequentes. O tempo médio de permanência não passa de 30 minutos, enquanto em 1998 superava uma hora. Mudança de hábito é motivada por falta de tempo, trânsito difícil e maior comodidade, segundo pesquisadora.
Alta do preço do milho atenua queda de área plantada

O preço do milho subiu 38% nos dois últimos meses e a expectativa de renda voltou a animar o produtor paulista. As exportações em alta e a possível falta do produto em razão da queda na área plantada estão levando muitos agricultores a reverem seus planos para o grão.
Japão importou 17% mais carne bovina em agosto

O Japão importou 45.366 toneladas de carne bovina em agosto, 17% a mais que no mesmo período de 2009 e o maior volume mensal desde outubro de 2009, de acordo com dados do Ministério das Finanças do país. O aumento ocorreu principalmente devido aos baixos volumes importados em junho e julho, que foram 8% e 13% menores que no ano anterior, respectivamente.
ARG: crise do setor já se reflete nos preços da carne

A Câmara da Indústria e Comércio de Carnes (CICCRA) da Argentina divulgou um relatório que informa que a carne bovina registrou um aumento interanual de 75% nas prateleiras e destacou que os preços do gado em pé tiveram uma alta de 91% com relação ao ano anterior. A consequência desse forte aumento de preços é que o consumo per capita caiu cerca de 20%. Dos 69 quilos por habitante que se computavam no final de 2009, hoje o consumo por habitante ronda os 57 quilos.


05/10/2010
Independência devolve plantas arrendadas

Em mais um sinal de que sua situação financeira se agrava dia após dia, o Independência - em recuperação judicial - está devolvendo quatro unidades arrendadas da massa falida do antigo frigorífico Kaiowa. As plantas estão localizadas em Janaúba (MG), Anastácio (MS), Presidente Venceslau (SP) e Pires do Rio (GO).
Bezerro fecha em alta e relação de troca recua

Nesta segunda-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 94,13/@, com valorização de R$ 0,16. O indicador a prazo teve alta de R$ 0,06, sendo cotado a R$ 95,03/@. Na reposição, o indicador Esalq/BM&FBovespa bezerro MS à vista foi cotado a R$ 712,23/cabeça, com alta de R$ 8,62. A relação de troca voltou a recuar ficando em 1:2,18.
Argentina quer antecipar ampliação da cota Hilton

A União Europeia (UE-27) finalmente concedeu à Argentina uma ampliação de 2.000 toneladas da cota Hilton a partir da incorporação da Bulgária e da Romênia no bloco comunitário. Embora a medida comece a funcionar formalmente no ciclo comercial de 2011/12, uma delegação de funcionários e empresários do setor de carnes da Argentina viajará a Bruxelas para solicitar às autoridades agropecuárias comunitárias a possibilidade de que a ampliação de 2.000 toneladas comece a ser implementada no ciclo comercial atual (2010/11).
Uruguai quer exportar carne moída para os EUA

Neste mês, chegará ao Uruguai uma missão dos Estados Unidos para dar um novo impulso ao Acordo Marco de Comércio e Investimentos (TIFA, sigla em inglês). Nesse marco, prevê-se acelerar a entrada de carne bovina moída para a indústria.
Camardelli: desafio é manter a competitividade

Confirmado ontem na presidência da Associação Brasileira da Indústria de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, disse que um dos desafios do setor, no Brasil, hoje é procurar alternativas para manter a competitividade em relação a outros países. Para Camardelli, o fato de o Brasil ser um dos únicos países capazes de atender à demanda externa por carne pode amenizar a crise no setor de frigoríficos.
MT: pecuaristas cobram postura firme do Governador

Reeleito no último domingo para um mandato de mais quatro anos ao Palácio Paiaguás, Silval Barbosa, já está sendo cobrado por produtores e pecuaristas em relação a uma postura mais firme do governo estadual sobre a questão ambiental. O setor produtivo reclama perdas nos últimos anos, em função das restrições impostas por órgãos federais e estaduais. Agora, com a definição das atribuições de cada órgão, os pecuaristas esperam ações mais concretas do governo e maior flexibilidade por parte dos órgãos que cuidam do meio ambiente.
Cesta básica sobe em 14 capitais em setembro

O valor médio da cesta básica subiu em 14 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em setembro na comparação com agosto. Os maiores aumentos foram registrados em Salvador-BA (3,67%), Rio de Janeiro-RJ (3,62%) e Vitória-ES (3,39%). Em São Paulo-SP, o valor da cesta básica teve alta de 2,30% na comparação entre os dois meses.
Chávez mira setor agrícola e inicia as expropriações

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem (04) que seu governo reduzirá os preços de sementes e fertilizantes para agricultores depois de anunciar a expropriação de uma importante companhia privada de insumos agrícolas. Chávez acusou a empresa Agroisleña CA de especular com o preço de produtos como as sementes.

04/10/2010
Independência corre risco de falência

A recuperação judicial do frigorífico Independência está virando água. Sem capital de giro, o grupo desativou as três unidades de abate que ainda operava e já demitiu parte dos funcionários que restavam. Agravando a crise, o Independência anunciou que não pagaria uma parcela de juros dos eurobônus (títulos de dívida) emitidos em março que vencia na semana passada e iria renegociar, abrindo o flanco para que esses credores peçam a sua falência.
Outubro começa com recuo no indicador de boi gordo

Na última sexta-feira, o indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista foi cotado a R$ 93,97/@, com desvalorização de R$ 0,12. O indicador a prazo registrou variação negativa de R$ 0,24, sendo cotado a R$ 94,97/@. Durante o mês de setembro, a variação acumulada foi de + 2,61%.
Exportações recuam, mas produto segue valorizado

Em setembro, os exportadores brasileiros enviaram ao exterior 76.900 toneladas de carne bovina in natura, responsáveis pela geração de uma receita de US$ 320,5 milhões. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume enviado ao exterior em setembro foi 0,64% inferior, mas a receita cresceu 15,93%, evidenciando valorização nos preços da carne bovina no mercado internacional. Já na comparação com o mês anterior - agosto de 2010 -, temos um recuo (-18,18%) na receita apurada e uma retração de 19,79% no volume de carne bovina in natura exportada, segundo os dados do MDIC.
Brasil: produtividade agropecuária é uma das mais altas

A produtividade da agropecuária brasileira é uma das mais altas do mundo, com crescimento médio anual de 3,57% de 1975 a 2009. Uma pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou o comportamento do setor nos últimos 35 anos e aponta que o Brasil está à frente de outros países com tradição na produção e exportação de alimentos.
Uruguai: exportações à Rússia cresceram em 29,1%

As exportações de carne bovina do Uruguai à Rússia cresceram em 29,1% em um ano. Hoje, a demanda e os preços estão firmes e os importadores russos não compram mais porque o Uruguai não tem um maior volume de mercadorias para vender.
EUA: produção de carne bovina aumentou 5% em agosto

A produção comercial de carnes vermelhas dos Estados Unidos totalizou 1,873 milhão de toneladas em agosto, 1% a mais que os 1,851 milhão de toneladas produzidas em agosto de 2009, de acordo com o relatório mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Livestock Slaughter.
Rússia: seca força aumento nos abates de bovinos

A produção de carne bovina da Rússia deverá aumentar pela primeira vez em 20 anos à medida que os produtores aumentam os abates de bovino para evitar aumento nos custos de alimentação dos animais devido à queda na produção doméstica de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário