sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boi Guardião vai monitorar pecuária no bioma amazônico
Uma iniciativa inédita do Ministério da Agricultura e do governo do Pará vai monitorar, por satélite, fazendas de gado no bioma amazônico. O Programa Boi Guardião, lançado nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e pela governadora do estado, Ana Júlia Carepa, tem a finalidade de conter o avanço do desmatamento na região em função da pecuária.
Acrimat: Boi Guardião é uma ferramenta de intimidação
O Programa Boi Guardião lançado pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Marabá/PA, e que será implantado em Mato Grosso e Rondônia, é analisado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), "como mais uma ferramenta para intimidar o pecuarista", declarou o superintendente da entidade, Luciano Vacari. "O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as ONGs, os frigoríficos e quem mais quiser, podem lançar todo tipo de ferramenta para monitorar o desmatamento ilegal não só no bioma amazônico, mas em todos os biomas, que a Acrimat é parceira e apoia. Porém , o que não aceitamos é que fiquem acima da lei. Que falem em punição aos pecuaristas que abram novas áreas de produção dentro dos limites legais determinados", disse Vacari.
FAO estima queda nas exportações de carne em 2009
Diante da valorização do real, da crise dos frigoríficos e da recessão mundial, 2009 terminará com uma contração substancial nas exportações de carne do Brasil, com implicações no mercado mundial. A FAO estima que 2009 fechará com queda de 6% no comércio mundial de carnes. Para 2010, a projeção é um pouco melhor, com alta de 2% nas exportações. Mas ainda inferior a 2007 e 2008. O crescimento em 2010 virá essencialmente do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário