domingo, 6 de dezembro de 2009

Reflexões sobre a rastreabilidade bovina e certificação de propriedades rurais no Brasil
Diante de mais uma revisão geral em curso no programa brasileiro de rastreabilidade bovina e certificação de propriedades rurais - SISBOV - proponho uma reflexão sobre alguns pontos.Por José Ricardo Skowronek Rezende, Pecuarista.
Receita Local
Pensar globalmente, agir localmente. Máxima do pensamento ambientalista, o slogan supõe acreditar na base da sociedade. O Brasil jamais será uma nação desenvolvida se desprezar a força dos seus municípios. Responsabilidade socioambiental junto à comunidade.Por Xico Graziano, Atual secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O que há de errado com o Código Florestal
O debate sobre o Código Florestal tem estereótipos muito bem definidos. A discussão se polariza e se transforma numa batalha entre os que querem destruir o meio ambiente, os ruralistas, e os que lutam para defendê-lo, os ambientalistas. Olhando para o problema dessa forma simplória, o julgamento é imediato. Entretanto, a despeito da improbabilidade de alguém, em pleno século 21, continuar empenhado em destruir o meio ambiente, é esclarecedor nos fazermos a seguinte pergunta: a agropecuária brasileira quer mesmo desmatar mais? Qual é a razão do descontentamento com a lei florestal? O que incomoda o setor rural no Código Florestal é que ele joga o custo da preservação ambiental apenas nos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário