quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Conab: Brasil colhe mais de 39 mi de sacas em 2009
O resultado da quarta e última estimativa da safra nacional de café (conilon e arábica), divulgado nesta quarta-feira (16) pela Conab, mostra que o Brasil fechará 2009 com o beneficiamento de 39,47 milhões de sacas de 60 quilos do produto. Esta temporada é de bienalidade negativa, quando há redução na colheita. Comparando-se aos últimos dez anos, este é o melhor resultado alcançado entre os biênios de baixa, superando em 9,4% o de 2007.
Café: mercados físico e futuros seguem em alta
Os preços futuros em Nova York encerraram em mais uma alta nesta terça-feira, atingindo o patamar mais elevado dos últimos 15 meses. As expectativas de queda nas exportações do Brasil e Vietnã, os dois maiores produtores mundiais, ofereceram suporte aos preços do café. Os contratos com vencimento em março terminaram o dia valendo 147,25 centavos de dólar por libra-peso, alta de 135 pontos. No mercado doméstico, a saca de 60 quilos do café arábica fechou a R$ 286,95, alta de 0,66%, segundo o indicador Cepea/Esalq.
Conab solicita crédito para pagar opções de café
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) não cumpriu o prazo de pagamento do café referente às opções. Na semana passada, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, disse que os pagamentos começariam a ser feitos desde o último dia 7 de dezembro, fato que não se concretizou. A assessoria de imprensa da Conab informou que solicitou ao ministério um crédito adicional de R$ 770 milhões para pagamento das opções de café, além de AGFs e outros contratos para milho e trigo.
Starbucks planeja aumentar cultivo de café na China
A Starbucks está tomando outro importante passo visando dominar o mercado de café da China, avançando em seus esforços de cultivo na Província de Yunnan. A companhia norte-americana de café planeja ampliar suas operações de cultivo de grãos em Baoshan, Província de Yunnan, em 2010 com o objetivo de fornecer café para quase 700 lojas na China.
Mapa: diminui 50% o tempo de registro de agrotóxicos
A reformulação nos procedimentos de registro de agrotóxicos, neste ano, reduziu em 50% o tempo de análise de processos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Até 2008, a aprovação de um pedido durava, em média, 36 meses. Agora, a documentação é liberada em até 18 meses.
Brasil aprova adesão da Venezuela ao Mercosul
Por 35 votos a favor e 27 votos contrários, o Senado aprovou ontem (15) o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. A questão provocou uma disputa entre a oposição e a base governista. Os oposicionistas não admitiam a entrada de um país sob "um regime autoritário" comandado pelo presidente Hugo Chávez.
ONU: países pobres podem não ter ajuda financeira
A ONU reconhece que um acordo em Copenhague sobre mudanças climáticas poderá não incluir a prometida ajuda financeira aos países em desenvolvimento, numa admissão que deixará enfurecidos os países mais pobres e possivelmente porá fim às expectativas de um acordo amplo e abrangente.
CNA: só o Brasil deixa de produzir para preservar
A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou, ontem (15), durante palestra no Espaço Brasil, na Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, que serviços ambientais e recompensas econômicas para os produtores rurais brasileiros são absolutamente justas e inadiáveis, uma vez que eles estão deixando de produzir alimentos e de gerar riquezas, divisas e empregos, para preservar o

Nenhum comentário:

Postar um comentário