sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Valor da produção: Mapa prevê alta de 4,2% em 2010
O valor bruto da produção de café do Brasil estimado, em 2010, é R$10,94 bilhões. As informações da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa), são baseadas nos dados da safra de novembro. Esse valor é 4,2% superior ao obtido em 2009, R$10,50 bilhões, já descontada a inflação.
Café: mercado doméstico segue em alta
Os preços da saca de 60 quilos do café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, no mercado doméstico, se mantiveram em alta nesta quinta-feira (10) e fecharam a R$ 284,92, alta de 0,15%, segundo o indicador Cepea/Esalq. De acordo com relatório divulgado pelo Cepea, referente a novembro/09, neste mês a média do indicador, posto na capital paulista, foi de R$ 272,55/sc de 60 kg, alta de 4% em relação à de outubro, ou de R$ 10,00/sc.
México: produção e exportação se manterão estáveis
O México espera produzir 4,6 milhões de sacas de café de 60 quilos na safra de 2009/10 e exportar 2,7 milhões de sacas, ambas volumes similares ao da safra anterior, disse o chefe da Associação Mexicana da Cadeia Produtiva de Café (Amecafé), Rodolfo Trampe.
IAC: floradas atípicas preocupam cafeicultores
Florações atípicas do café neste ano de 2009 estão trazendo transtornos para técnicos e cafeicultores das regiões produtoras brasileiras, que estão preocupados com a queda da produção e da qualidade do produto. Por este motivo, pesquisadores do Centro de Ecofisiogia e Biofísica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) estudaram as causas que poderiam ter contribuído para a ocorrência deste problema. Concluíram que a anormalidade ocorrida na floração do cafeeiro estaria relacionada às condições climáticas atípicas.
OIC: relação oferta X demanda sustenta preços do café
A Organização Internacional do Café (OIC) destacou nesta quarta-feira (09) que "a relação entre a oferta e a demanda favorece a sustentação dos preços do café", no momento em que cresce o consumo mundial e cai a produção no Brasil e na Colômbia.
Marcas próprias: exportação é oportunidade de negócio
A PLMA's 2009 - Private Label Trade Show - feira internacional de marcas próprias realizada em Chicago, em novembro desse ano, gerou uma expectativa de negócios de US$ 4 milhões em exportações para os próximos 12 meses para o café brasileiro. "O Brasil precisa ampliar sua presença no mercado internacional de café e a exportação de marcas próprias é uma excelente oportunidade para fortalecer essa estratégia", disse Tatiana Novaes Rodrigues, diretora da Conceito Brazil.

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