terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

09/02/2010
Brasil: consumo per capita de café supera expectativas
Este ano poderá ficar marcado como o da virada para a indústria do café no Brasil. O setor comemorou no ano passado o crescimento do consumo anual per capita de café torrado (4,65 kg). A marca ficou bem próxima do recorde de consumo, de 45 anos atrás. Nos anos 90, a média do crescimento per capita de café torrado foi de 100 g. Nos anos 2000, é de 93 g. Em 2009, o consumo de café no Brasil cresceu 4,15%, superando a expectativa da indústria.
Uganda exportou 20% menos café em janeiro
As exportações de café da Uganda em janeiro caíram 20% com relação ao ano anterior devido à seca que afetou as regiões central e oriental da principal região produtora do país no começo do ano passado, informou a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país (UCDA, da sigla em inglês).
OIC: produção mundial deve atingir 123,6 mi de sacas
A produção mundial de café em 2009/10 deve atingir 123,6 milhões de sacas de 60 quilos cada, contra 128,2 milhões de sacas no ano-safra anterior, informou nesta segunda, dia 8, a Organização Internacional de Café (OIC). A OIC afirmou que prevê uma queda na produção de certos países, incluindo o Brasil e algumas nações produtoras da África e da América Central.
MG: regiões devem obter Indicação de Procedência
A criação de uma comissão local, representativa dos diferentes segmentos de produção de cafés dos municípios de Machado, Poço Fundo e Campestre, foi o primeiro passo para a formação de um Conselho de Associações de Cafeicultores visando à obtenção do registro de Indicação de Procedência (IP) para o produto. A IP é uma forma de agregar valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem.
Alemanha fatura mais com exportações do que o Brasil
Quando o assunto é café, não há como deixar de pensar nas imensas plantações brasileiras e sua magnífica e histórica produção. De fato, o Brasil lidera o volume de colheita e de exportações, mas na hora de faturar com a commoditie, os alemães é quem dão as cartas. Mesmo sem contar com um pé sequer de café em seus 357 mil km2 de extensão, a Alemanha é o país que mais ganha dinheiro com exportações do produto.

Espaço CNC
Preço composto da OIC tem maior média mensal desde ago/2008
De acordo com dados divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC), a média do preço diário composto da entidade, em janeiro de 2010, foi de 126,85 centavos de dólar por libra peso, o que implicou alta de 17,03% em relação aos 108,39 centavos de dólar apurados no mesmo mês de 2009 e de apenas 1,51% frente a dezembro do ano passado (124,96 centavos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário