segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

para melhorar o bem-estar de animais de produção
O argumento utilizado para a aplicação de estratégias diferenciadas de manejo de bovinos, com foco no bem-estar animal há tempos vem sendo associado à vontade e/ou necessidade dos integrantes da cadeia produtiva em atingir mercados compradores mais exigentes que pagam mais por essa diferenciação. Mas é importante lembrar que este argumento não é, e nem deve ser único.Por Mateus J. R. Paranhos da Costa, Grupo ETCO - Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP.
Nutrição
Desempenho, consumo alimentar residual, digestibilidade, características de carcaças e rentabilidade de novilhos Angus-Hereford estabulados em baias individuais ou em grupo
O alimento é o componente mais caro de qualquer sistema de produção animal. O custo de alimentação é mais importante na bovinocultura de corte que em outras culturas, devido ao fato de que 70 a 75% do custo da energia dietética total é usado para mantença. Neste sentido, um conceito denominado consumo alimentar residual, tem sido estudado por vários centros de pesquisas.Por Gustavo D. Cruz, Julliano Augusto de Oliveira, Junio Cesar Martinez e Roberto D. Sainz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário