sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Panorama do Mercado
Poucos negócios, escalas curtas e arroba em alta
Mesmo passado o carnaval, o mercado do boi gordo ainda caminha a passos lentos, com pouca oferta e escalas curtas. Os produtores se mostram retraídos reduzindo o número de negócios nos preços atuais, por outro lado os compradores também evitaram elevar considerávelmente os preços pagos pela arroba e só aceitaram pagar mais aqueles que precisaram adquirir animais com urgência.Por André Camargo, Zootecnista e Analista de mercado do BeefPoint.
Espaço Aberto
Bem-estar e protecionismo: resposta ao The Guardian
O jornal inglês The Guardian publicou em 17 de fevereiro passado uma reportagem onde Kevin Pearce, um diretor da National Farmers Union (NFU) dizia que o Reino Unido importava um quarto de suas carnes de países que não obedecem aos mesmos padrões de bem-estar animal exigidos no país. Os alvos do ataque foram as carnes suínas importadas do continente europeu que respondem por 43% do mercado britânico mas também os setores avícola e de carne bovina do Brasil. A crítica traz em si o indelével ranço do protecionismo. Sob a desculpa do bem estar animal, a NFU quer trazer mais uma barreira comercial ao produto brasileiro.Por Fernando Sampaio, Engenheiro agrônomo, Coordenador de Sustentabilidade da Abiec.

Comércio Internacional
Álcool 61%
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA finalizou a regulamentação para o programa de utilização de combustíveis renováveis em misturas na gasolina e no diesel. A publicação da legislação era esperada ansiosamente aqui, no Brasil, porque um dos biocombustíveis em análise pela EPA é o etanol de cana-de-açúcar. A regulamentação concluiu que o etanol de cana é um "bom biocombustível", ou seja, um combustível renovável que reduz substancialmente as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em relação à gasolina.Por André M. Nassar, Diretor-geral do ICONE.
Marketing da Carne
Campanha australiana destaca benefícios nutricionais das carnes vermelhas
A última campanha do Meat and Livestock Australia (MLA) é designada a aumentar a demanda dos consumidores por carnes vermelhas para prevenir fadiga cerebral, bem como baixos níveis de energia e concentração. Isso marca a próxima fase da campanha "Red meat. Amazing food", continuação da campanha inicial lançada em julho de 2009. A campanha relaciona os benefícios de cinco nutrientes críticos encontrados nas carnes vermelhas (ferro, zinco, vitamina B12, Omega-3 e aminoácidos das proteínas) com a função cerebral diária e destaca os efeitos adversos dos baixos níveis de ferro para o desempenho mental para o funcionamento diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário