quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Giro de Notícias
19/08/2010
Prêmio de qualidade muda a trajetória do café no Brasil
Ao longo de seus 20 anos de Brasil, a illycaffè, além de muitos parceiros e grandes fornecedores, conquistou a qualidade de que precisava e pôde ver o crescimento dos cafeicultores que apostaram no que hoje é uma realidade. A trajetória no país, que começou em 1991, teve como passo principal o investimento na qualidade do café que, na época, era vendido apenas como commodity, pouco valorizado e inferior. Qual o impacto, na sua opinião, do 'prêmio Illy' no mercado brasileiro de café de qualidade? Acesse e deixe sua opinião!
Preços futuros e físico apresentam leves oscilações
Os preços do café arábica encerraram essa quarta-feira (18) praticamente estáveis nos mercados futuros e físico. Em Nova York, o primeiro vencimento, setembro/10, teve leve queda de 35 pontos, fechando a 175,15 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 317,87, com valorização de 0,20%, segundo o indicador Cepea/Esalq. Os negócios estão mais calmos no momento, com produtores vendendo lotes menores para pagar contas.
Renato Fernandes: produtor deve buscar competitividade
O colaborador do CaféPoint Renato H. Fernandes, de Teixeira de Freitas/BA, enviou um comentário ao artigo "Robusta: preços podem iniciar queda em três meses", em relação ao atual quadro do mercado de café conilon, sugerindo ainda o caminho para que os produtores encarem essa situação. Acesse e leia a carta na íntegra.
Starbucks: alta não será repassada ao consumidor
A rede de cafeterias Starbucks afirmou nesta terça-feira (17) que vai absorver os gastos adicionais provocados pela elevação dos preços internacionais do café e que, portanto, não pretende repassar os preços para o consumidor em suas lojas, como fizeram as torrefadoras dos Estados Unidos. "Atualmente não há planos de aumentar os preços", afirmou uma porta-voz.
Quênia: fortes chuvas reduzem produção em 2010
O presidente da cooperativa de café do Quênia, Gikanda Farmers, que tem 2.700 membros, Charles Muriuki, disse que as fortes chuvas fora de época do começo desse ano deverão reduzir a produção em cerca de 10-20% em 2010/11 (outubro-setembro) com relação a cerca de 2 milhões de quilos desse ano.
Governo define regras do Programa ABC
"O Brasil não está abdicando de seu crescimento como grande operador de commodities no mercado internacional, mas preocupando-se em manter o equilíbrio ambiental e o bem-estar social e econômico da população", afirmou o secretário-executivo do ministério, Gerardo Fontelles. O ABC incorpora cinco práticas: plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio, recuperação de pastagens degradadas e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF).
Ministério Público repudia mudanças no Código Florestal
Procuradores da República e representantes de entidades ligadas ao Ministério Público Federal realizaram ato público na Câmara em repúdio às propostas de reforma do Código Florestal (Lei 4.771/65). Os manifestantes entregaram ao vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), moção de repúdio e nota técnica com seus argumentos. Eles se disseram muito preocupados com os impactos ambientais que podem provocar as alterações no Código Florestal aprovadas pela comissão especial que analisou o tema. Eles dizem também que o debate não envolveu toda a sociedade e que, na verdade, a legislação atual é moderna, de vanguarda, e não precisa ser mudada, mas colocada em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário