sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

15/01/2010
Opções: produtores questionam eficácia do programa
Depois de enfrentar dificuldades para cumprir o padrão de exigência para a entrega de café no primeiro exercício dos contratos de opção de venda ao governo, em novembro, os cafeicultores mineiros estão indecisos quanto à entrega do produto referente ao próximo exercício, que vence hoje (15). Desta vez, a grande preocupação é se o pagamento dos prêmios será feito no prazo estipulado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ou seja, até o dia 15 de fevereiro.
3D da cafeicultura: quais os 3 desafios para 2010?
Em 2009 grande parte do setor vivenciou reais dificuldades como o comprometimento da qualidade dos cafés na lavoura, dificuldade em vender o café com rentabilidade, dificuldade em conseguir boa remuneração com exportação de produtos de qualidade, entre outros. E você, usuário do CaféPoint, quais acredita que sejam os 3 desafios para o setor em 2010? Participe, enviando um comentário.
Pagamento de opções de café, você recebeu?
Com o atraso dos pagamentos dos cafés entregues contra o primeiro Leilão de Opções Públicas de Venda de Café, espera-se que todos os contratos sejam pagos até hoje (15), conforme divulgado na notícia: Opções: Conab efetuará pagamentos até dia 15. Você recebeu o pagamento em sua totalidade? Acesse para deixar seu comentário.
Preços internos seguem em alta, falta café fino
Em dezembro/09, a média do Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, foi de R$ 281,57/saca de 60 kg, alta de 3,3% em relação à de novembro/09. A expectativa de agentes é que, pela escassez de cafés finos, as cotações sigam firmes no início de 2010. O mercado seguiu em alta nesta quarta-feira (13).
João Lopes (Assocafé) vê boas perspectivas para o café
João Lopes Araujo, presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia, afirma que o Brasil chegou ao final de 2009 com a conclusão que o café é um gigante na corda bamba. Contudo, acredita-se que a expectativa dos produtores para 2010 é positiva.
Brasil exportou mais café aos árabes em 2009
O volume de sacas cresceu 25% e a receita aumentou quase 5% na comparação com 2008. Síria e Líbano foram os principais compradores do café brasileiro. Para 2010, espera-se um crescimento de 7% no volume e de 20% na receita das exportações aos árabes.
Peru: receita com exportação deve crescer 25% em 2010
As exportações de café do Peru, um dos maiores exportadores mundiais, devem aumentar 25% em termos de valor neste ano, enquanto os preços devem permanecer estáveis. Contudo, tais previsões podem ser discutíveis se fortes chuvas e uma possível escassez de mão-de-obra nas lavouras impedirem a colheita da safra peruana.
Mapa diz que PNDH-3 foi alterado após sua avalização
O Ministério da Agricultura realizou estudo comparativo entre a versão original e o decreto final do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos e concluiu que o texto foi alterado depois de avalizado pelos assessores do ministro Reinhold Stephanes, que aguarda um chamado do presidente Lula para pedir a revisão das partes referentes à pasta.
Kátia Abreu: PNDH-3 continua ameaçando a democracia
Para a CNA as notícias de que o Governo recuou e alterou dispositivos do polêmico PNDH 3 devem ser recebidas com reserva e atenção. "É verdade que a reação da sociedade impede o Governo de seguir em seus propósitos autoritários. Mas, os conflitos estabelecidos pelo Decreto da Presidência da República não se esgotam com a revisão da referência à questão militar", comentou Kátia Abreu em um comunicado enviado à imprensa.

Marketing do Café
McDonald's aposta no café para crescer na América Latina
O McDonald's apostará forte no negócio de café da América Latina nos próximos anos, informou a consultora Euromonitor International. México, Argentina, Colômbia e Chile serão os principais mercados da reforçada estratégia da empresa, que abriu mais de mil McCafés nesses países desde 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário