segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

25/01/2010
Mercado de café encerra a semana em alta
Os preços do café avançaram e fecharam esta sexta-feira (22) em alta, nas bolsas de NY (ICE) e Londres (LIFFE), e no mercado doméstico. A BM&FBovespa fechou a semana em queda. Mesmo com a valorização da sexta-feira na bolsa de NY, o vencimento março/10 teve queda de 115 pontos na semana. No mercado doméstico, a saca do café arábica subiu 1,29% e alcançou R$ 286,80. No mês de janeiro, a valorização acumulada do indicador chega a 5,14%.
Opções: pagamentos não foram efetuados totalmente
Alguns agricultores começaram a receber o dinheiro do café vendido para o governo. O atraso no pagamento chegou a um mês e muitos ainda não viram a cor do dinheiro. Mesmo com o atraso, alguns produtores entregaram cafés ao segundo leilão de opções do governo, acreditando que a redução de oferta de café no mercado pode elevar as cotações.
Embrapa seleciona cultivares adaptadas à seca
Desenvolver pesquisas para minimizar os efeitos do aquecimento global na cultura cafeeira é uma das prioridades do programa de pesquisa, coordenado pela Embrapa e conduzido pelas instituições participantes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Segundo a pesquisadora da Embrapa Café, Mirian Eira, materiais genéticos de grande potencial e maturação diferenciada foram lançados nos últimos anos. Além disso, investimento em estudos buscam selecionar cultivares adaptadas à seca e aos extremos térmicos.
Indústria deve investir mais em equipamentos em 2010
As empresas que vendem equipamentos para a indústria de café apostam no reaquecimento do mercado brasileiro em 2010. A crise financeira global diminuiu os investimentos em tecnologia no ano passado no país, mas o consumo doméstico crescente e recentes aquisições de companhias menores por grandes grupos, que exigirão esforços para a padronização de processos, sustentam as projeções de retomada dos negócios.
Chile: cafés do Brasil são promovidos em evento
Os cafés do Brasil, torrados em grão ou moídos, serão um dos principais ingredientes do 34º WACS - World Association of Chefs Societies, congresso internacional de chefs de cuisine que pela primeira vez, em 80 anos, é realizado na América Latina: em Santiago, capital chilena. Durante todo o evento, que acontece do dia 24 ao dia 28 de janeiro, os cafés brasileiros serão os únicos a serem servidos nas diversas estações de degustação e serviços de apoio. Será também tema da palestra "Cocinar com Café", a ser ministrada pelo chef Jorge Monti, diretor executivo da ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia e diretor Continental da WACS para a América Latina.
Cresce o consumo de orgânicos nos grandes centros
Pesquisa inédita da Market Analysis mostra que 17,3% dos brasileiros que residem em grandes cidades se dizem consumidores regulares de produtos orgânicos. Pela primeira vez o tema "consumo de orgânicos" foi incluído no levantamento anual sobre sustentabilidade ambiental e social, Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, realizado pelo instituto desde 2001.
Stephanes estreita relações comerciais com Irã e China
O relacionamento do Brasil com o Irã no setor agrícola foi tratado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta sexta-feira (22), ao receber o embaixador Mohsen Shaterzadeh e o presidente da Organização Veterinária daquele país, Mojtaba Norouzi. Na sequência da visita iraniana, o ministro Stephanes recebeu o emabaixador chinês, Qiu Xiaoqi, que destacou a importância da agricultura brasileira para a

Nenhum comentário:

Postar um comentário