quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cepea: volume de café inferior deve ser alto em 2010
Segundo colaboradores do Cepea, as floradas ocorridas na maioria das regiões foram desuniformes, o que é um indício de qualidade baixa da safra. A dificuldade na colheita devido ao diferente grau de maturação do café poderá encarecer os custos do produtor. Sendo assim, dificilmente serão selecionados os grãos bons dos inferiores durante a colheita. Além disso, caso sejam exercidas as opções dos próximos vencimentos, o volume de cafés finos disponíveis no mercado diminuirá ainda mais.
3D da cafeicultura na visão de especialistas do setor
Quais os 3 principais desafios para a cadeia produtiva do café em 2010? Essa é a pergunta que o CaféPoint está fazendo para você, leitor, e para especialistas do setor como Félix Schouchana e Luiz Hafers. Confira as opiniões deles e participe também.
Opções: Conab efetuará pagamentos até dia 15
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quarta-feira (13) o pagamento em larga escala de parte dos contratos do primeiro leilão de opções de café. De acordo com o superintendente de operações comerciais do orgão, João Paulo Moraes Filho, o pagamento de todos os contratos de opções de café, que já estejam empenhadas em torno de R$ 156 milhões, serão pagos até sexta-feira (15), totalizando cerca de 700 mil sacas de café algo em torno de R$ 210 milhões.
Robusta: maior produtividade pode derrubar preços
Em 2009, houve redução de 4,3% no volume de produção de robusta. Para a safra 2010/11, espera-se que haja um aumento significativo no volume produzido, já que as floradas ocorridas nos cafezais foram uniformes e volumosas. Tal cenário, porém, poderá comprometer a remuneração dos produtores, já que a maior oferta deverá ser acompanhada por uma redução nos preços oferecidos pelos compradores.
México e América Central: frio ameça cafezais
O clima excepcionalmente frio está preocupando os cafeicultores no México e na América Central no pico da estação de colheita, à medida que o gelo nos cafezais ou os fortes ventos têm danificado o café para exportação, disseram produtores r

Nenhum comentário:

Postar um comentário