segunda-feira, 31 de maio de 2010

31/05/2010
Preços do arábica acumulam alta na semana
Os preços do café arábica encerraram essa sexta-feira (28) em queda nos mercados futuros e em alta no físico. Em Nova York, o primeiro vencimento, julho/10, registrou queda de 50 pontos, fechando a 134,25 centavos de dólar por libra-peso. A baixa em NY do arábica foi bem moderada, o que mostra também sustentação técnica. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 294,28, com valorização de 0,19%, segundo o indicador Cepea/Esalq. A variação no mês acumula valorização de 3,75%.
PR: modo de produção de café precisa ser revisto
Para não perder uma história de tradição no setor cafeeiro no Paraná, a alternativa está na revisão do modo de produção. A afirmação é do economista da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Paulo Sérgio Franzini, que aponta a atuação da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) como referência. "Os produtores estão se estruturando, produzindo um café diferenciado, buscando certificação. É uma iniciativa importante e fundamental e que não está vinculada ao governo do Estado", analisa.
RO: nova semente de café deve incentivar cultivo
Os agricultores do município de Ariquemes receberão sementes de café adaptadas para as condições climáticas de Rondônia. A iniciativa é resultado do trabalho realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O estudo durou cerca de 14 anos.
Vietnã aumentará produção de café apesar da seca
A produção de café no Vietnã deverá aumentar 7% nesse ano apesar da prolongada seca, que deixou partes do país com a pior seca em um século. A produção deverá aumentar para 18,7 milhões de sacas em 2010/11, após ter sido pressionada no ano passado por chuvas torrenciais durante a estação de floração e de colheita nos distritos de Dak Lak e Lam Dong no sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário