terça-feira, 25 de maio de 2010

Mapa cria normas para garantir qualidade de café
O cafezinho de todos os dias terá mais sabor. Uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, assinada nesta segunda-feira (24) pelo ministro Wagner Rossi, estabelece critérios rígidos para garantir a qualidade do produto oferecido ao consumidor. As novas regras são válidas para o café torrado em grão e para o café torrado e moído. A medida, que será publicada hoje (25) no Diário Oficial da União e começará a vigorar em nove meses (270 dias), define exigências de percentual máximo de impurezas, além de um padrão básico de sabor, aroma e fragrância.
Exportações de café torrado e solúvel precisam crescer
O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, informou que o governo vai fortalecer os programas de marketing no exterior para aumentar as vendas de café torrado e solúvel. Hoje, as exportações de café estão concentradas na venda de grão verde. "Nós vamos precisar de outros programas para que o café torrado e moído alcance maior amplitude nas gôndolas dos supermercados no exterior", disse Bertone.
Safra 2010/11: colheita atinge 14% do total
A colheita de café da safra brasileira 2010/11 está em 14% do total a ser produzido, até 19 de maio. O número faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra nova. Tomando por base a estimativa média de Safras para a produção de café do Brasil em 2010/11, de 52,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 7,42 milhões de sacas.
ES: café arábica está no caminho da excelência
Para comemorar o Dia Nacional do Café, celebrado ontem (24), o Governo do Estado iniciou um amplo trabalho para oferecer aos produtores rurais, que investem na atividade cafeeira, as condições necessárias para melhorar a qualidade da produção. Trata-se do lançamento da Campanha de Qualidade do Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo.
Uganda aumenta 16% sua previsão de exportação
A Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, sigla em inglês) aumentou sua previsão de exportações de café para maio em 16% devido aos melhores rendimentos da colheita na região sul do país. A Uganda pode exportar 220.000 sacas de 60 quilos esse mês, mais que as 190.000 sacas previstas anteriormente.
Dólar terá forte valorização pelos próximos 10 anos
O dólar provavelmente irá se converter em uma moeda de "forte crescimento" durante os próximos 10 anos, abandonando seu status de refúgio entre os investidores, conforme o visto na última década. Este cenário ocorrerá ao mesmo tempo em que a economia americana terá um desempenho superior ao da Europa e do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário