quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Relatórios Mensais
A megalomania da gestão pública e a ruína dos cafeicultores
O atual episódio de "imprevistos" atrasos nos pagamentos aos cafeicultores aderentes ao programa de opções públicas denota a precariedade com que as decisões são implementadas, que não raras vezes lançam os crédulos, os cidadãos (no caso os cafeicultores) para sobre verdadeiro solo pantanoso onde seu caminhar é claudicante e os tropeços uma certeza.Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Pesquisador do IEA e Félix Schouchana, Economista.
Conjuntura de Mercado
Um balanço de 2009
Com o fim de mais um ano, é chegado o momento das inevitáveis reflexões. Do ponto de vista dessa coluna, 2009 foi um ano agitado, em que temas importantes foram discutidos e, fundamental, contribuições valiosas foram dadas por vocês, leitores. Convidamos todos a repassar os principais tópicos aqui discutidos desde janeiro. Aproveitaremos o exercício para consolidar algumas impressões maturadas a partir dos debates.Por Maria Sylvia Macchione Saes e Bruno Varella Miranda, Pesquisadores do PENSA.

Uma Xícara de Prosa
Produção de cafés de qualidade: a regra se resume em capricho
Seja pequeno ou grande produtor, para se produzir café com qualidade podem ser postas três regras: Capricho na condução da lavoura, capricho na colheita e capricho na secagem. É claro que daí para chegar até a xícara, outros caprichos são necessários de outros profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário