quinta-feira, 6 de maio de 2010

Os preços do café arábica encerraram essa quarta-feira (05) em queda na bolsa de Nova York. O primeiro vencimento, maio/10, teve queda de 15 pontos, fechando a 137,25 centavos de dólar por libra-peso. No mercado físico, a saca de 60 quilos do café arábica foi cotada a R$ 288,56, com leve valorização de 0,09%, segundo o indicador Cepea/Esalq. O mercado segue com poucos negócios.
Conab: produção brasileira deve atingir 47 mi de scs
Os números de café beneficiado no Brasil em 2010, de acordo com a segunda estimativa divulgada, nesta quinta-feira (6), pela Conab, apontam para uma produção de 47 milhões de sacas de 60 quilos. Esse valor representa aumento de19,2% ante as 39,5 milhões de sacas do ano passado.
Especialistas dão dicas de colheita e certificação
Durante o encontro de lançamento do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do café Conilon de Cachoeiro de Itapemirim/ES, ocorrido nesta terça-feira (04), foram realizadas também três palestras técnicas, em que o diretor-presidente do Incaper e especialista em cafeicultura, Evair de Melo, deu direcionamentos aos produtores para que a qualidade dos grãos seja preservada no momento da colheita, que será realizada ainda este mês. O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Alvarenga, atestou a importância da sustentabilidade ambiental e social nas propriedades.
Colômbia: produção deve aumentar 50% em cinco anos
A produção de café da Colômbia deverá aumentar 50% nos próximos cinco anos para alcançar uma colheita de 14 a 15 milhões de sacas de 60 quilos sem aumentar a área cultivada, disse o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores do país, Luis Genaro Muñoz. Para alcançar essa meta, é necessário, segundo Muñoz, renovar anualmente 70.000 hectares e manter os níveis de fertilização que ajudem a aumentar a produtividade.
Melhores Cafés do Brasil chegam ao mercado
São 12 marcas de café torrado e moído com blends elaborados a partir dos grãos dos lotes vencedores do 6º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, realizado em novembro passado. Criado pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café em 2004, o concurso, seguido da edição especial, têm como objetivo unir as duas pontas da cadeia produtiva - lavoura e torrefação - oferecendo ao consumidor brasileiro os melhores cafés cultivados e industrializados no país. A nova edição poderá ser encontrada nos principais supermercados e lojas gourmets do país a partir da segunda quinzena de maio.
CNA: estudo aponta erros no Censo Agropecuário 06
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) errou, quando divulgou o Censo Agropecuário 2006, ao criar a ilusão de que somente os agricultores familiares são responsáveis por alimentar a população. A denúncia foi feita, na última quarta-feira (05), pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, ao apresentar o estudo "Quem produz o que no campo: quanto e onde II".

Nenhum comentário:

Postar um comentário