quarta-feira, 15 de setembro de 2010

15/09/2010
Exportações brasileiras de café apresentam recuperação
As exportações brasileiras de café seguem em plena recuperação. Em agosto, o volume exportado aumentou 12,1% em relação ao mesmo mês de 2009 (foram embarcadas 2,77 milhões de sacas de 60 quilos) e a tendência, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), é que esse crescimento se mantenha até o final do ano, com preços melhores, atingindo uma receita de cerca de US$ 5 bilhões.
Nicarágua : alta de preços alivia redução na produção
Os altos preços do café, que superam atualmente os US$ 190 por quintal (sacas de 46 quilos) no mercado internacional, aliviarão em parte a redução na produtividade de café correspondente à safra de 2010-2011 da Nicarágua, que começará oficialmente em outubro.
Setor agropecuário teme mais exigências ambientais
Engessado pelas várias exigências impostas pela legislação ambiental que está em vigor, o setor agropecuário teme mais restrições ao uso das propriedades para a produção com a Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), transformada em lei no fim do ano passado. Um dos pontos que preocupa a atividade é referente às metas de redução de gases de efeito estufa. Na PNMC, essas metas variam de 36,1% a 38,9% até 2020 e são voluntárias. Mas a lei que criou essa política prevê a publicação de decreto presidencial detalhando as ações de cada setor para cumprir os percentuais, entre eles o agropecuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário