quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Giro de Notícias
16/09/2010
Cotações do arábica registram queda após forte alta
As cotações na bolsa de Nova York declinaram em meio a vendas especulativas, com o mercado pressionado por uma correção técnica depois da forte valorização da terça-feira. Mesmo com a queda pode-se dizer que o mercado permanece firme, grande parte em função da falta de chuvas significativas nas áreas produtoras de café no Brasil, o que pode influenciar a próxima safra.
Estoque do governo pode ser comercializado via leilão
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, autorizou por meio da Portaria 760, publicada ontem (15) e no Diário Oficial da União, a Secretaria de Produção e Agroenergia transferir à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em consignação, os estoques governamentais de café sob gestão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
GCA: estoque nos EUA cai 169 mil sacas em agosto
A Associação de Café Verde dos Estados Unidos (GCA, na sigla em inglês) informou que o volume dos estoques de grão verde norte-americano diminuiu 168.942 sacas de 60 kg, para 4.294.347 sacas no mês encerrado em 31 de agosto.
ECF: estoques nos portos europeus sobem em julho
Os estoques de café mantidos nos portos europeus em julho subiram 0,7%, ou 71.729 sacas de 60 quilos cada, para 10,43 milhões de sacas, mostraram dados da Federação Europeia de Café (ECF, na sigla em inglês).
Etiópia: fundo multimilionário impulsionará produção
Em uma tentativa de aumentar a capacidade de produção de café da Etiópia, o NIB International Bank local determinou um fundo de US$ 10 milhões com a assistência da Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla em inglês), braço de empréstimo do setor privado do Banco Mundial.
Vietnã: Governo deve aumentar volume estocado
O Vietnã, maior exportador de café robusta do mundo, pode voltar a estocar café na tentativa de impulsionar os preços internacionais do grão, segundo uma autoridade da indústria e traders vietnamitas. A medida pode ter impacto maior do que uma intervenção de menor escala feita no começo deste ano, que elevou os preços do tipo robusta em 14% em questão de dias. "Se o governo conseguir estocar mais café desta vez, os preços podem subir ainda mais", disse um trader do Vietnã.
México exporta menos café em agosto
O México exportou 179.398 sacas de 60 quilos em agosto, queda de 9,3% frente igual período do ano passado, informou hoje o departamento de café do Ministério de Agricultura do país. Entre outubro de 2009 e agosto de 2010, os embarques do grão somaram 2,42 milhões de sacas, 6,2% abaixo das 2,58 milhões de sacas apuradas no mesmo intervalo da temporada 2008/09.
Cassel defende limitação de tamanho das propriedades
A campanha pela limitação do tamanho das propriedades rurais a 1 mil hectares no país ganhou ontem (15) o primeiro apoio público de um ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha pelo limite da propriedade da terra, comandada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária, prevê a "incorporação automática" do excedente de terra privada ao patrimônio público. A campanha, que tem MST, Contag e CUT entre os fundadores, estima que 50 mil propriedades rurais seriam afetadas pela limitação - o equivalente a 2,8% das terras do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário