quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Panorama do Mercado
Mercado firme com baixa oferta de cafés finos e tempo seco
A colheita de café arábica da safra 2010/11 está praticamente se encerrando. Segundo Safras & Mercado, a colheita está em 91% do total a ser produzido, até 25 de agosto. Mesmo assim, a oferta de cafés de qualidade, por parte do Brasil e Colômbia, continua restrita. Fator que tem sustentado as cotações do café arábica, junto com notícias de que a estiagem pode afetar a produção brasileira no próximo ano.

Por Natália Fernandes, Analista de Mercado do CaféPoint.
Relatórios Mensais
Formação de custos na cafeicultura
Os preços são categorias que estruturam e condicionam o funcionamento do sistema econômico. Talvez, situe-se nos preços aquela variável menos considerada nas análises sobre os fenômenos econômicos sejam de caráter macro, meso ou microeconômicos. Dentre as possibilidades alternativas de organização dos fatores de produção (terra, trabalho e capital), a combinação de preços orienta pela seleção daquela de maior eficácia alocativa, ou seja, da maximização do lucro da empresa privada.

Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Pesquisador do IEA

Espaço Aberto
Quantas vozes temos na cafeicultura?
Vontade de falar, vontade de se manifestar, necessidade de posicionar seu pensamento, necessidade de defender seus interesses, sejam coletivos ou individuais. Não seria interessante olharmos para outras cadeias e nos espelharmos em como eles vem realizando e organizando o supracitado? O tal do benchmark. É fato que, pensando e refletindo juntos podemos chegar a várias conclusões, podemos promover um melhor dialogo entre o setor, podemos desmistificar várias questões, entre outros.

Por Juliano Tarabal, Eng. Agrônomo - Especialista em Gestão do Agronegócio Café-FIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário